Planejamento financeiro: a chave do sucesso para o casamento

10 julho 2016

Casal fazendo planejamento financeiro para poderem gastar menos e se casarem

Quando o casamento se aproxima, decisões importantes, antes tomadas separadamente, passam a ser feitas em conjunto pelo casal. Assim também é com o planejamento financeiro e para a compra de um apartamento, bem que assegurará estabilidade à vida dos recém-casados, e a necessária tranquilidade para que eles evoluam como família.

Leia no artigo de hoje como fazer do planejamento financeiro um forte aliado para o sucesso do seu casamento!

Conversar sobre como 'consolidar os laços'

Quem deseja consolidar os laços com o parceiro e ter um casamento pleno deve deixar para trás o tempo em que havia mistérios no relacionamento. Sendo assim, a palavra de ordem passa a ser transparência, e a ferramenta para expressá-la chama-se diálogo.

Então, para o sucesso do seu casamento, converse com seu cônjuge sobre a vida financeira de vocês. Colocar esse importante assunto em pauta permitirá planejar as conquistas conjuntas, entre elas, a compra do imóvel próprio, endereço certo para a concretização dos seus anseios presentes e futuros.

Definir objetivos comuns une mais ainda o casal

Se o assunto finanças te parece destituído de romantismo, e planejamento financeiro para você nada tem a ver com casamento, saber que traçar objetivos comuns ao casal resulta em maior união talvez te cause certo espanto.

Mas é a mais pura verdade: ao decidir em conjunto aonde se quer chegar, e o que fazer para isso, o casal fica mais próximo, e a sua conexão aumenta. Afinal, andar junto ao outro em uma mesma direção, e pelo mesmo caminho, tem mesmo que resultar em uma ligação ainda mais forte!

Dinâmica financeira: conhecer a pessoal para alcançar a conjugal

Cada um tem sua própria dinâmica financeira, isso é, um jeito particular de lidar com as finanças. Esse jeito deve ser considerado, e, se preciso, ajustado, para que o planejamento financeiro do casal seja realizado pautado na realidade, e tenha grandes chances de dar certo.

E, tenha em mente: a fórmula a ser encontrada para executar o planejamento financeiro eficiente do casal dependerá muito do quanto cada um dos dois está disposto a ceder para o bem comum.

Orçamento e foco: atalhos para a realização dos planos

O casal deve decidir junto o que vai ser comprado com a quantia que estiver envolvida em seu planejamento financeiro. O quanto de seus ganhos cada um vai envolver nas despesas do lar, e como esse recurso será despendido, é fator elementar a ser planejado, pois representará o orçamento familiar.

Cada pequena despesa deve ser prevista – e combinada – pelo casal que busca equilíbrio financeiro a fim de atingir metas maiores, como a compra do primeiro imóvel.

Também é importante, ao traçar toda uma trajetória rumo às metas conjuntas – como a compra de um apartamento – e fazer um orçamento detalhado, manter o foco nessas escolhas, e mantê-las como objetivo principal da vida financeira do casal.

O planejamento financeiro joga a favor do casal, quando bem estruturado, pois é ele que promoverá a compra do primeiro imóvel, uma conquista que garante estabilidade e autonomia aos parceiros, possibilitando, a partir daí, pensar em aumentar a família e partir para outras realizações. Tudo isso com muita tranquilidade e sem nenhum stress!

E então? Prontos para começar a planejar as finanças? Deixe um comentário nos contando sobre os seus planos!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório