Aprenda como criar um planejamento financeiro para 2020

14 fevereiro 2020

2 comentários
Mãe e filha conversando sobre planejamento financeiro

Você sabia que é possível começar o ano sem dívidas e com o seu orçamento familiar e pessoal controlados? Não existe nenhuma fórmula mágica e não é necessário ser um economista para controlar suas finanças e ter uma vida financeira saudável.

Neste post, vamos te ajudar a construir um planejamento financeiro eficiente para você começar o ano com as contas em dia. Confira!

Realize um Raio X de todo o seu orçamento

Antes de começar a fazer o seu planejamento financeiro na prática, é preciso passar à limpo no papel todas as despesas fixas, incluindo as pessoais e as da casa. Nesta primeira etapa do processo, é possível identificar os excessos cometidos.

Depois que identificar os gastos excessivos, é hora de começar a pensar no orçamento doméstico e enxugar tudo o que for desnecessário no dia a dia. Não se esqueça de considerar as compras do cartão de crédito.

Contenha os gastos desnecessários a todo custo

O próximo passo aqui será bem desafiador, pois quando o assunto é enxugar o orçamento familiar, é preciso ter em mente que certos sacrifícios precisarão ser adotados por todos os membros da família por um bem maior.

Isso requer uma conversa com a família, para que todos sigam em busca do mesmo objetivo, pois será necessário abrir mão de algumas despesas. Isso não quer dizer que toda família deva abrir mão do lazer e de certos confortos. Pelo contrário, a proposta aqui é controlar gastos desnecessários!

É possível conter gastos desnecessários que no dia a dia não fazem sentido mantê-los, veja alguns exemplos:

  • no trabalho, faculdade e escola opte por levar seu almoço e lanche. Comer fora fica mais caro e pesa no orçamento no final do mês;
  • estipule um valor máximo para os gastos com lazer por semana para cada membro da família;
  • vá de carona e deixe os aplicativos de motorista particular para emergências. Combine com seus amigos ou vizinhos caronas compartilhadas. Todo mundo sairá ganhando;
  • comprar o material escolar ao longo do ano garante maior economia;
  • dê preferência para programas de streaming em relação à tv por assinatura. Estes serviços possuem planos e preços mais flexíveis e não exigem tempo de carência;
  • evite o desperdício em casa com os alimentos. Aprenda a reaproveitar os restos de comida e a fazer pratos saborosos;

A partir deste primeiro mapeamento de gastos que podem ser cortados, você poderá repensar as finanças da casa e a pessoal de maneira mais eficiente.

A tecnologia como aliada do planejamento financeiro

Elaborar um planejamento financeiro vai muito além de criar uma planilha de ganhos e gastos. Para fazer com que o orçamento familiar fique dentro do esperado e ainda poupar, é preciso muito controle com os gastos fixos.

Outra dica importante que ajuda na organização do orçamento é utilizar aplicativos de gestão que a tecnologia oferece. Com eles você pode controlar seus gastos e ter uma visão mais ampla do que precisará adquirir evitando gastar com compras de itens desnecessários.

Recentemente publicamos a dica do Google Keep em nosso post do Instagram falando de sua utilidade para organizar a rotina doméstica. Com este app gratuito é possível fazer todo tipo de lista e não extrapolar o orçamento na hora de fazer as compras da casa.

Saiba que,a praticidade da tecnologia pode ajudar a fazer o seu dinheiro render ainda mais no final do mês, veja algumas possibilidades:

  • fazer uma renda extra oferecendo seus serviços em aplicativos de compartilhamento de bens e serviços;
  • utilizar aplicativos de controle financeiro para fazer o seu planejamento pessoal;
  • comprar em sites que ofereçam a opção de dinheiro de volta (cashback);
  • utilizar aplicativos que ofereçam cupons de desconto;
  • pesquisar preços em sites especializados em produtos com descontos;
  • realizar o desapego de itens não utilizados, mas que estejam em bom estado, para gerar renda extra.

Fuja de dívidas, e renegocie sempre que puder

Sabemos que nenhum tipo de dívida é saudável para as finanças pessoais. Por isso realizar um planejamento financeiro evitará que você faça parte do grupo de 65% de famílias endividadas no Brasil. Este foi o percentual em 2019 de famílias endividadas, de acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Caso você esteja dentro desta porcentagem, não entre em pânico, pois existem maneiras simples e eficientes para você reequilibrar suas contas sem se endividar ainda mais.

Renegocie

O primeiro passo para resgatar a saúde financeira é ir ao banco e tentar renegociar sua dívida. Para isso será necessário você levar uma proposta dentro de suas possibilidades financeiras. O importante é mostrar que você consegue se planejar para quitar suas dívidas.

Se ainda assim você não conseguir renegociar sua dívida, a segunda opção é realizar um empréstimo consignado, já que suas taxas são bem mais em conta do que as do cheque especial, por exemplo.

Taxas e tarifas

As taxas cobradas pelos bancos, como em empréstimos ou atraso do pagamento da fatura do cartão, podem contribuir para o endividamento das famílias. Afinal, a cobrança conta com juros altos que podem ser superior a dois dígitos, e isso acaba elevando e muito o valor inicial da dívida. Começando pequena e controlada, acaba se transformando em uma ‘bola de neve’.

Uma maneira bastante eficiente de manter a sua saúde financeira é abrindo uma conta em um banco digital de confiança.

Neste caso, recomendamos o nosso parceiro, Banco Inter, que oferece benefícios que irão te ajudar a colocar as finanças em dia. Com ele você tem vários benefícios, como:

  • Isenção de tarifas para abertura da conta digital;
  • Gratuidade na manutenção da conta;
  • Cartão de débito e crédito sem anuidade;
  • Transações como TED e DOC também livres de quaisquer cobranças;
  • Saques gratuitos nas redes Banco 24h, de Saque e Pague e muito mais.

Além de economizar com as tarifas bancárias, nosso banco parceiro oferece a portabilidade de seu financiamento imobiliário, com taxas mais baixas, além de várias opções de crédito que cabem no seu bolso, como empréstimo com garantia imobiliária, crédito consignado, dentre outros. Um negócio e tanto para você economizar mesmo tendo dívidas.

Com algumas atitudes simples é possível ter uma vida financeira saudável e começar o ano com as contas controladas, ou melhor, com dinheiro sobrando. É tudo uma questão de fazer boas escolhas e saber onde procurar boas oportunidades.

Viu como atitudes simples você pode realizar para equilibrar o seu planejamento financeiro familiar? Se você gostou de nossas dicas, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Comentários

Roberta Paula
Roberta Paula disse: 24 fevereiro 2020
Gostei muito do blog, assuntos muito interessantes.
MRV
MRV disse: 01 setembro 2020
Olá Roberta, como vai?

Ficamos felizes em saber que você gosta do nosso conteúdo. Fizemos este post pensando em poder ajudar mais pessoas a cuidarem de seu dinheiro para que possam realizar todos os seus sonhos. Se você gostou do nosso texto, aproveite para assinar nossa News para receber mais informações como esta sempre que a publicarmos!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório