O que são plantas permanentes e como podem ser usadas na decoração?

20 maio 2021

2 comentários
Plantas artificiais na decoração da casa

As plantas permanentes é uma excelente opção de decoração em apartamentos pequenos. De fato, se a ideia é incluir personalidade em cada cantinho, fazer composições com flores e folhagens traz elegância na medida certa. A principal vantagem, nesse caso, é que, por se tratar de plantas artificiais, elas não exigem tanto trabalho de manutenção quanto as plantas naturais.

Sendo assim, basta escolher um material de qualidade que se encaixe com a proposta do ambiente de maneira geral e caprichar na composição das cores. Ao apostar em um jardim vertical com esse tipo de planta, por exemplo, sua casa fica muito descontraída com aquele toque de natureza indispensável.

Quer saber mais? Vamos explicar as vantagens das plantas permanentes e como organizá-las. Acompanhe.

Entenda o que são plantas permanentes

Para quem tem espaço reduzido no apartamento ou a rotina corrida no dia a dia, as plantas permanentes são a oportunidade de ter um cantinho verde em casa sem grandes preocupações. Em resumo, as plantas permanentes são artificiais com um formato muito semelhante ao formato, cores e textura das naturais.

As técnicas do mercado especializado evoluíram a tal ponto que, para notar que as plantas não são naturais, você precisa avaliá-las cuidadosamente com as mãos.

Diante disso, essa opção se tornou uma verdadeira tendência que pode ser inserida em diferentes ambientes conforme a proposta da decoração com foco no bom gosto e 
praticidade.

Saiba como usá-las na decoração

As plantas permanentes trazem um clima mais aconchegante e harmonioso ao ambiente. O mais importante é que seja calculado o tamanho adequado para cada cômodo com a ideia de que elas se integrem na proposta de decoração e não se sobressaíam.

Outro ponto muito importante é saber distribuir os vasos ou arranjos para deixar a circulação liberada. Especialmente em casas com crianças que possam derrubá-los.

Uma dica que costuma oferecer elementos de estilo e personalidade é preparar arranjos com elementos naturais. Coloque, por exemplo, pequenos galhos que possam tornar o ambiente mais realista de maneira geral e compor perfeitamente uma decoração baseada em madeira rústica.

Vale lembrar que os arranjos e vasos devem concordar com o espaço disponível. Em função disso, plantas mais ornamentais e volumosas são adequadas para salas que tenham corredores ou espaços maiores próximos ao sofá, ou à porta de entrada.

Já as salas de estar pequenas pedem algo mais delicado, como um pequeno jardim de bruxinhos.

Veja, a seguir, mais dicas para deixar o ambiente ainda mais personalizado.

Tenha atenção aos detalhes 

Antes de escolher quais plantas permanentes vão fazer parte de sua casa, torna-se necessário ter atenção com alguns detalhes. O principal deles é o que vai servir de sustentação para os arranjos. Os vasos, em uma situação como essa, deve estar perfeitamente alinhados com o estilo, o tamanho e o tipo de espécie escolhida na decoração.

Uma preocupação no momento de tomar as decisões das plantas é o acúmulo de poeira. Logo, é indispensável se informar corretamente sobre o processo de higienização e os cuidados de conservação para que o material não perca o seu aspecto natural.

Além da sala de estar, em que as plantas podem ser maiores, incluir os arranjos na 
cozinha deixa o espaço muito mais alegre.

Cozinha 

Você pode deixar as plantas em vários lugares em um formato decorativo, como em um suporte com espaços vazios que intercalem as cores com os temperos.

O ideal é que a proposta gire em torno de vasinhos com aspecto de horta. Assim, fica mais simples mesclar ingredientes naturais com as plantas permanentes e obter um resultado único.

Quarto 

Engana-se quem pensa que esse tipo de decoração não pode ser incluída no quarto. O mais indicado, aqui, é que os arranjos sejam mais clean e tenham tamanho compacto.

Colocar apenas uma unidade em cima de um criado mudo, por exemplo, já é suficiente para trazer um clima mais alegre ao espaço sem deixar de lado a sobriedade necessária em um ambiente destinado ao descanso.

Faça um jardim vertical 

Você já pensou em fazer um jardim vertical? O resultado fica extremamente delicado e traz um charme todo especial para seu apartamento com uma sensação de amplitude.

Esse tipo de jardim costuma ser bastante versátil e se encaixa bem em todos os tipos de ambiente. No entanto, para conseguir trazer um toque de natureza com elegância, se mostra indispensável montar um planejamento.

A ideia é transformar espaços sem uso em algo mais sustentável, agradável e cheio de energia. Com isso, o primeiro passo é encontrar em qual cantinho o jardim vertical será montado. Priorize espaços abertos, como varandas ou próximos de churrasqueiras e janelas amplas que combinam super bem.

Depois disso, o planejamento do jardim vertical deve incluir a decisão de sua estrutura. As bases mais usadas são folhagem artificial, treliça de jardim e grade de madeira. O ponto principal no processo de criação está na terceira e última parte da montagem: a escolha das folhagens das plantas permanentes.

Além de harmonizá-lo com a decoração do restante da casa, outro ponto importante é que as escolhas devem ter relação com a sua personalidade e dos moradores da casa.

Entre as principais sugestões estão costela de Adão, samambaia e eucalipto. Vale lembrar que o jardim vertical pode ser facilmente montado em ambientes internos, desde que tenha um formato mais compacto e não atrapalhem a circulação.

Crie contrastes 

As plantas permanentes podem ser adaptadas em diferentes espaços da casa e isso permite criar uma série de contrastes. Sendo assim, observe qual o ponto principal da decoração para montar arranjos que se sobressaiam.

Um formato que fica muito interessante é trazer folhagens amplas em salas com tons pastéis e um visual mais clean.

O verde junto dos móveis em madeira também traz resultados focados em elegância e harmonização. No entanto, o diferencial está em atentar para o formato da espécie e a garantir que a tonalidade se encaixe com o cômodo para que tudo pareça o mais natural possível.

Pronto! Agora você já sabe como usar as plantas permanentes em sua casa e otimizar espaços com bastante elegância. Além dos arranjos de folhagens que são excelentes para ambientes pequenos, existe ainda a possibilidade de montar composições com flores com o objetivo de deixar os espaços mais coloridos e alegres no dia a dia.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre quais tipos de plantas são indicadas para os apartamentos pequenos.

Comentários

VIRGILIO DO PRADO
VIRGILIO DO PRADO disse: 31 janeiro 2022
Muito interessante! Nota mil!!!!!!!
MRV
MRV disse: 29 março 2022
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo, Virgilio. Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais para receber dicas como esta sempre em primeira mão: Facebook, Instagram e Twitter. 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório