Plantas verdes e folhas no lugar, mesmo no outono

19 março 2018

A natureza é sábia, e uma das grandes provas disso é a queda das folhas das árvores durante o outono. O processo é uma estratégia natural para que as árvores gastem menos energia durante o frio e fiquem lindas e saudáveis na primavera.

Enquanto nas ruas é charmoso e bucólico ver as folhas caindo, em casa, as pessoas buscam truques que mantenham as plantas com aspecto vivo e alegre, sem prejudicar a estética dos ambientes. Mas como amenizar esse processo e conservar os jardins e vasos bonitos? “Com uma boa adubação e limpeza”, explica a arquiteta e bióloga Nina Abadjieff.

De acordo com a profissional, é importante não deixar as folhas na superfície do solo e da terra dos vasos. “O excesso de material orgânico acaba atraindo caramujos e lesmas”, alerta Nina. Então, o melhor a fazer é cortar e enterrar as folhas secas. “Desta maneira, elas atuam como adubo quando começarem a se decompor”, ensina a arquiteta.

Outra maneira de dar aquele plus nos cuidados é usar ainda adubação com húmus de minhoca. “Essa adubação é interessante porque hidrata o solo sem deixar apodrecer as raízes das plantas”, conta Nina. Vale ressaltar que não adianta cuidar da adubação e não ficar de olho em pragas nas folhas. O cuidado deve ser completo.

E, como no outono as temperaturas costumam ser mais amenas, é bom ter atenção especial com a irrigação. “Nesse período, a perda de líquidos é menor. Portanto, diminui-se a irrigação. A dica é molhar as plantas quando a terra estiver seca ou a cada quatro dias, dependendo da espécie”, explica Nina.

Outro processo de grande importância no outono é a poda. A retirada dos galhos e folhas em excesso permite a incidência dos raios solares sobre as plantas. “Para fazer a poda é importante utilizar tesouras bem afiadas para não ferir os galhos. Para o gramado é bom mantê-lo mais alto para conservar melhor a umidade, proteger a grama do frio e aumentar a resistência contra as pragas”, encerra Nina.

 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório