Porcelanato: conheça as vantagens desse acabamento

18 setembro 2019

Sala decorada com piso de porcelanato brilhante

O porcelanato surgiu na Europa e logo conquistou o mercado de diversos países. Atualmente, é um dos produtos mais empregados em projetos de interiores porque permite decorar espaços comerciais, ambientes corporativos, casas e apartamentos.

Você certamente já viu pisos, fachadas, paredes e outros detalhes construtivos trabalhados com esse incrível material. A tendência é que ele apareça cada vez mais nos lares brasileiros, especialmente naqueles que fazem parte de empreendimentos de qualidade.

Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens do porcelanato, dicas de cuidados e alguns exemplos de aplicação. Acompanhe e descubra todo o potencial desse tipo de acabamento!

Instalação rápida

Como qualquer trabalho, o assentamento de porcelanato exige a combinação de mão de obra especializada e de ferramentas adequadas para o corte e a fixação das placas. Ao tomar esses cuidados, o processo se torna muito simples e pode ser feito rapidamente.

O mercado já conta com modelos diferenciados que deixam a aplicação ainda mais prática. Bons exemplos são os porcelanatos extrafinos, que, devido à leveza e espessura reduzida, podem ser cortados e assentados sem muito esforço.

Outras opções que agilizam a instalação e transformam a casa são as versões em grandes formatos — dependendo do tamanho, é possível manipulá-las com o auxílio de ventosas. Por terem dimensões maiores, elas reduzem a quantidade de emendas e garantem um visual uniforme.

Baixa absorção de água

O porcelanato é conhecido por ser um produto pouco poroso, ou seja, com baixa capacidade de absorver água. Isso faz com que seja menos suscetível a manchas, além de garantir maior resistência mecânica às peças. Não é à toa que o revestimento pode ser utilizado em ambientes internos e até em áreas de lazer externas.

A porosidade pode ser maior ou menor dependendo do acabamento de superfície do porcelanato. Os modelos esmaltados praticamente não têm poros e previnem o acúmulo de umidade. Assim, são boas opções para quem procura produtos que mantenham a sujeira e outras partículas bem longe dos pisos e das paredes.

Inclusive, é por causa dessa característica que muitas placas são consideradas antialérgicas. Sem pequenos buracos para que fungos, bactérias e outros micro-organismos se instalem, o risco de doenças respiratórias, alergias e outros problemas é reduzido.

Manutenção facilitada

Com o porcelanato, é possível manter tudo sempre limpo e com cara de novo, seja uma parede, um piso ou parte do mobiliário — como os balcões e tampos de mesa cobertos com o revestimento. Isso porque a baixa porosidade do produto também faz com que se torne um material fácil de limpar.

As versões naturais e polidas não têm tanta textura e podem ser higienizadas sem muito esforço. Para isso, basta varrer, passar um pano umedecido em água com um pouco de detergente neutro e, então, finalizar com o enxágue da superfície.

Os porcelanatos para pisos externos exigem maiores cuidados, já que apresentam uma superfície rugosa (áspera) para evitar escorregões. Uma boa forma de higienizá-los corretamente é diluir saponáceo cremoso ou cloro ativo em água e, então, aplicar a solução sobre as peças com um pano.

Longa durabilidade

Graças à alta resistência, o porcelanato pode durar por muitos anos sem que apresente nenhum dano. Suas placas são compostas por argila, feldspato e matérias-primas inorgânicas que resultam em produtos compactos, homogêneos e vitrificados.

O processo de fabricação elimina qualquer tipo de matéria orgânica do porcelanato, contribuindo, assim, para a conservação do material. A garantia de longa durabilidade permite que o revestimento seja aplicado em áreas com alto tráfego, como aeroportos, estações de metrô, terminais rodoviários e shoppings.

Nas residências, funciona como elemento decorativo de pequenas superfícies e até de grandes pisos externos. Inclusive, é possível utilizar o porcelanato como revestimento em bancos de concreto, jardineiras de alvenaria e até painéis verticais — onde as pessoas cultivam horta doméstica ou plantas ornamentais.

Variedade de modelos

Outra grande vantagem é a versatilidade do produto, visto que está disponível em peças com diversos tamanhos, formatos, cores e tipos de acabamento. Você pode optar por modelos que tragam, ao mesmo tempo, tons neutros (branco, bege, cinza) e texturas que agregam relevo ao material.

Mais uma possibilidade é investir em porcelanatos que simulam a aparência de outros materiais, como madeira, pedra, bambu, mármore. Trata-se de uma opção com ótimo custo-benefício, afinal, permite aproveitar o visual de vários recursos naturais sem precisar gastar muito.

A variedade de modelos também traz liberdade para decorar a casa com o estilo preferido pelos moradores. Se o objetivo é criar uma sala com temática industrial, por exemplo, que tal apostar no porcelanato que reproduz a aparência de cimento queimado? As placas acinzentadas podem ser colocadas tanto na parede quanto no piso do ambiente.

Tudo é possível com um pouco de criatividade e com os produtos que tenham a estética desejada. Além de modelos com pouca espessura e com grandes formatos, você também encontra o porcelanato com borda retificada (reta) para ousar na composição e obter superfícies contínuas.

Valorização do imóvel

Materiais duráveis, bonitos e de qualidade podem ser considerados verdadeiros diferenciais na decoração residencial. Logo, quando uma casa ou apartamento traz soluções que envolvem bons produtos, a tendência é que tenha maior valor agregado em uma negociação de venda.

Isso é vantajoso para qualquer pessoa que investe em imóveis trabalhados com porcelanato. Afinal, além de garantir espaços esteticamente agradáveis para morar com a família, consegue manter o patrimônio bem cuidado para que se torne atrativo no mercado.

Quartos, cozinhas, salas, banheiros, varandas e até mesmo garagens podem ganhar um toque de requinte com o porcelanato. Portanto, vale a pena pesquisar e procurar empreendimentos que tenham esse revestimento em suas unidades.

A MRV é uma empresa que se preocupa com a qualidade em cada entrega. Por isso, muitos de seus apartamentos trazem o porcelanato como opção de acabamento. Trata-se de um diferencial e tanto para quem faz questão de morar em um espaço exclusivo e pensado nos mínimos detalhes.

Gostou de aprender sobre um dos revestimentos mais conhecidos atualmente? Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório