Posso comprar um imóvel com o FGTS Inativo? Entenda!

19 janeiro 2022

22 comentários
Compre a sua casa própria usando seu FGTS Inativo

Entre os vários direitos trabalhistas existentes no Brasil, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos que sempre gera algumas dúvidas. Ainda mais com a possibilidade de saque do FGTS inativo, permitido aos trabalhadores por meio da MP 763/16, uma medida sancionada pelo ex-presidente Temer para estimular a economia.

Mas, afinal, em que se baseia essa modalidade de crédito e quais são as regras para o seu uso? Continue a leitura deste artigo e descubra as respostas para essas e outras questões relacionadas às contas inativas.

O que é o FGTS inativo?

FGTS inativo é quando a conta do trabalhador, que teve seus recolhimentos realizados regularmente enquanto ele estava empregado, não recebe mais depósitos, após o trabalhador sair de seu emprego por ter pedido demissão ou ao ser demitido por justa causa, ela se torna inativa.

Apesar disso, o valor investido no fundo continua vinculado ao trabalhador e rendendo juros e correção monetária.

Quem tem direito a esse benefício?

De acordo com a MP 763/16, os trabalhadores que não puderam sacar o FGTS, por terem sido demitidos por justa causa ou terem pedido demissão até 31 de dezembro de 2015, poderiam retirar esse benefício até o dia 31 de julho de 2017.

Infelizmente, as pessoas que não conseguiram aproveitar essa oportunidade não poderão mais realizar o saque, e o uso do Fundo de Garantia volta a ser permitido apenas por meio das regras normais.

Entretanto, os contribuintes que estavam incapacitados de realizar o saque por motivos de doença ou de reclusão em regime fechado tiveram o prazo estendido até 31 de dezembro de 2018.

Quais são os limites?

Não existe um limite para o saque dos valores de até R$ 3 mil são retirados em qualquer casa lotérica, enquanto quantias superiores deverão ser sacadas nas agências da Caixa Econômica Federal.

Como verificar o saldo?

A Caixa Econômica disponibiliza algumas ferramentas que permitem ao trabalhador consultar o saldo de suas contas do FGTS, das contas ativas ou inativas e a possibilidade de saque. É possível realizar o atendimento por meio de aplicativo para smartphones, pelo telefone 0800 726 0207 ou pela própria agência do banco.

Em que posso usar o FGTS inativo?

Diferentemente das regras vigentes do FGTS, que limitam o uso do benefício, o dinheiro proveniente das contas inativas poderá ser utilizado da forma que o contribuinte desejar. Entretanto, em vez de satisfazer desejos consumistas, especialistas sugerem que esse recurso seja utilizado na quitação de dívidas ou na realização de investimentos, como na compra de um imóvel.

Normalmente, o Fundo de Garantia é um aliado valioso das pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria. É um recurso muito usado na aquisição de um imóvel ou na quitação ou amortização de um financiamento imobiliário. Outra vantagem é que o FGTS também poderá ser utilizado em conjunto com programas federais de habitação, como o Programa Casa Verde e Amarela da MRV.

Casa Verde e Amarela

E por falar em Casa Verde e Amarela, saiba que ele é uma possibilidade para realizar o seu sonho do imóvel próprio de maneira fácil. O programa do Governo Federal apresenta as taxas de juros mais baixas do Brasil e, no financiamento com a MRV, você ainda ganha muitas outras vantagens. Entre as principais está a facilidade de financiamento, que permite quitar a casa ou o apartamento em até 360 meses.

Os valores de juros são bem menores do que os ofertados pelo mercado imobiliário atual, e as taxas variam conforme alguns fatores, como a renda familiar, a cidade e o estado em que o imóvel fica localizado. Além disso, parte do financiamento será pago pelo Governo para te incentivar a sair do aluguel e fazer bom uso dos recursos financeiros.

Condições de uso do fundo

O trabalhador que tem várias contas inativas pode usar o saldo presente em todas elas ao comprar o imóvel próprio. Para que seja possível fazer o financiamento com o saldo do FGTS inativo, é preciso cumprir algumas regras.

Elas incluem ter, no mínimo, três anos de carteira assinada, ainda que não seja um período continuo, não ter outros financiamentos, não ter outra residência na mesma região e estar em dia com as parcelas do financiamento.

Além disso, existem algumas regras que regulam como esse dinheiro deve ser utilizado. Aqui entram a possibilidade de pagamento da entrada do imóvel, pagamento parcial ou total de construção ou compra, redução das parcelas já existentes e quitação do saldo devedor.

Regras para uso do imóvel

O FGTS só pode ser usado para compra ou quitação de dívidas do imóvel em que o próprio comprador vai morar. Ainda que você já tenha usado o FGTS inativo anteriormente para dar entrada no imóvel próprio, é possível utilizar um novo saldo disponível posteriormente.

Em alguns casos, o mais interessante pode ser usá-lo na quitação de parcelas ou reduzir as prestações seguintes. Com isso, fica muito mais simples evitar desequilíbrios na saúde financeira da família e se preparar adequadamente para os gastos que envolvem organizar uma casa nova.

Essa facilidade faz a diferença também no momento de pensar nos gastos em longo prazo e aprender a encaixar os pagamentos do imóvel no orçamento sem dificuldades. Na prática, alugar uma casa representa um dos maiores gastos no bolso do brasileiro e todos os meses os valores são pagos sem nenhum retorno.

Ao financiar com o Casa Verde e Amarela, o valor do salário referente ao aluguel será destinado ao financiamento com a MRV. O grande diferencial é que é possível ter uma casa própria do jeitinho que você imaginou conforme suas possibilidades financeiras.

Boas decisões

Como existem várias condições para retirar o saldo do FGTS, normalmente, os especialistas recomendam que o FGTS inativo seja bem utilizado. Se você está se organizando para comprar a casa própria, torna-se importante pensar na organização financeira. Dessa forma, além das condições iniciais, fica mais simples fazer os pagamentos das parcelas ao longo do tempo.

Investir o saldo do FGTS inativo na compra da casa própria faz toda a diferença na hora de empregar bem o dinheiro. No entanto, para que isso seja possível, se mostra importante estar com a vida financeira livre de dívidas, para que contas não se acumulem. Sem contar que, além das parcelas do financiamento, também será preciso pensar em toda a organização que envolve a mudança, mobiliar a nova casa e fazer alguns ajustes caso seja necessário.

Valorização

Outro ponto que merece ser levado em consideração é a valorização de usar o saldo do FGTS inativo para financiar um imóvel. Em um mercado que garante bons resultados mesmo em momentos de crise, ter um imóvel pode ser muito vantajoso no futuro. Por mais que agora seu objetivo seja morar na casa nova e aproveitar cada cantinho, essa segurança de um bem valorizado é um alento e tanto, não é mesmo?

Com o passar dos anos, diante de melhorias, reformas e adaptações, o imóvel fica cada vez mais valorizado para venda ou repasse, caso isso se torne um desejo no futuro. A vantagem, em uma situação como essa, é que a casa própria representa um investimento com baixos riscos financeiros e considerado bastante seguro.

Espaços personalizados

Quem mora de aluguel também tem grandes dificuldades para fazer adaptações no imóvel. Como tudo precisa passar pelo aval do proprietário, na maioria das vezes o espaço não tem o perfil dos moradores.

Isso traz a possibilidade de restringir as visitas por não se sentir bem recebendo convidados e até de ter preocupações com segurança nos arredores. Sendo assim, com o imóvel próprio comprado na planta, por exemplo, você pode ter o sonhado quarto para aumentar a família e espaço para recepções e festas, além de escolher seu lar conforme a estrutura das proximidades.

Financiamento MRV

Realizar o financiamento com a MRV usando seu FGTS é um processo rápido, prático e simples que atende suas exigências e necessidades. Ao cumprir os requisitos descritos nas condições de uso do fundo, o cliente deve reunir a documentação, preencher um formulário de solicitação e encaminhá-lo ao correspondente bancário.

Se o imóvel for financiado junto de outra pessoa, existe a possibilidade de usar o saldo do FGTS de ambos e facilitar ainda mais as coisas. O passo a passo é rápido e ao mesmo tempo personalizado, para que você encontre a casa própria que sempre sonhou. Inicialmente, o consultor virtual mostra os imóveis disponíveis, acontece uma simulação feita pelo consultor virtual conforme seu perfil e é preenchido o formulário (DAMP I), que autoriza o uso do FGTS.

Depois de aprovado, basta esperar a entrega das chaves e se preparar para aproveitar uma vida completamente nova. Em seguida, assine os contratos com o crédito aprovado e o FGTS liberado. Tudo isso com a garantia e segurança de um lar para chamar de seu sem a preocupação de, com um aviso de última hora, precisar desocupar a casa por inúmeros motivos.

Pronto! Agora ficou claro como usar o FGTS inativo na compra do imóvel próprio. O grande diferencial é tomar decisões em busca de realizar sonhos sem deixar de lado a saúde financeira, que é tão importante. Com isso, esse valor, que é fruto do trabalho, será investido em um bem capaz de melhorar a qualidade de vida da família e construir um futuro repleto de facilidades.

Caso você tenha gostado dessas dicas sobre o FGTS inativo, aproveite para conferir mais um dos nossos artigos, que ensina como fazer a compra da casa própria sem se endividar.

Comentários

Felipe Cavalcante Melo
Felipe Cavalcante Melo disse: 14 junho 2019
Gostaria de saber sobre e como posso financiar com a conta inativa!
MRV
MRV disse: 17 junho 2019

Olá Felipe,

Recomendamos que você verifique o seu saldo na Caixa referente ao seu FGTS, para saber se você tem algum limite em conta. Caso tenha saldo em sua conta inativa, você poderá utilizá-lo para financiar o seu apartamento!
Givaldo Moraes
Givaldo Moraes disse: 12 dezembro 2019
Pode haver interferência para aderir o financiamento ou consórcio usando o FGTS inativo,caso o nome esteja no Serasa?
MRV
MRV disse: 19 dezembro 2019
Olá Givaldo, tudo bem?

Esta é uma dúvida muito comum. Por isso disponibilizamos em nosso site um espaço com informações úteis sobre FGTS. Nele você pode consultar e tirar todas as suas dúvidas. Recomendamos também que você baixe a nossa cartilha, pois ela possui informações complementares muito importante. Aproveite para realizar uma simulação gratuita do imóvel dos seus sonhos!
wink
Arley santiago Barbosa
Arley santiago Barbosa disse: 15 dezembro 2019
Eu consigo utilizar o saldo da conta inativa junto com o saldo da conta ativa para adquirir um imóvel?
MRV
MRV disse: 18 dezembro 2019
Olá Arley santiago, tudo bem?

É uma dúvida muito comum e para te ajudar a esclarecer. Em nosso site, temos todas as informações que você precisa sobre a melhor forma de utilizar o seu FGTS para conquistar a casa própria. Recomendamos que você baixe e leia nossa cartilha para ficar por dentro de todos os detalhes. Você pode aproveitar também para realizar uma simulação gratuita do seu financiamento!
Gabriel Barbosa Vasconcelos
Gabriel Barbosa Vasconcelos disse: 09 fevereiro 2020
Eu posso compra material de construção com FGTS inativo
MRV
MRV disse: 28 fevereiro 2020
Olá Gabriel, tudo bem?

Para te ajudar a tirar as suas dúvidas com relação ao seu FGTS inativo, recomendamos que você baixe a nossa cartilha, onde explicamos tudo direitinho. Mas se mesmo assim você tiver alguma dúvida, nesta página da Caixa tem mais informações que poderão te ajudar!
Rodrigo
Rodrigo disse: 11 fevereiro 2020
Boa tarde tenho um fgts inativo devido uma justa causa,consigo estar usando esse saldo pra financiar um apartamento?
MRV
MRV disse: 28 fevereiro 2020
Olá Rodrigo, como vai?

Realmente é muito comum as pessoas terem essa dúvida com relação ao FGTS inativo quando se trata de demissão com justa causa. Neste caso, temos uma cartilha com informações para você tirar todas as suas duvidas. Acesse este link!
Celiq
Celiq disse: 25 fevereiro 2020
Tenho um FGTS inativo quero comprar um imóvel mais já tenho casa própria posso usar para comprar ?
MRV
MRV disse: 23 novembro 2020
Olá Celiq, como vai?

Antes de respondermos sua dúvida, precisamos entender: se você já possui imóvel próprio, ele está completamente quitado ou você também o financiou? O valor da sua conta do FGTS inativo seria usado para dar de entrada no novo imóvel ou amortizar parcelas? Existem regras específicas para o uso do FGTS com relação a aquisição de habitação, e neste caso, por que você não conversa com nosso Consultor virtual em nosso WhatsApp? Através deste canal, poderemos tirar esta e outras dúvidas que você tenha em relação ao uso de contas do FGTS inativo para aquisição de novos imóveis. Te esperamos lá!
Patricia
Patricia disse: 08 abril 2020
Eu pedi demissão em Setembro de 2019 gostaria de saber se posso usar dinheiro da conta inativa pra dar entrada em um imóvel?
MRV
MRV disse: 13 maio 2020
Olá Patricia, como vai?

É bastante comum ter essa dúvida com relação ao seu saldo do FGTS inativo. Para te ajudar a esclarecer esta e outras dúvidas sobre o assunto, encontramos este post que vai te ajudar muito! Boa leitura.
Luci
Luci disse: 09 junho 2020
Mudou algo, gostaria de saber se quando se pede a conta em uma empresa,da pra retirar o valor ou parte do FGTS?
MRV
MRV disse: 24 junho 2020
Olá Luci, como vai?

Essa é uma dúvida bem comum mesmo, e para te ajudar a entender melhor do assunto, encontramos um conteúdo que poderá te ajudar em relação ao uso do FGTS inativo. Qualquer outra dúvida, estamos à sua disposição :)
neuzeli
neuzeli disse: 15 julho 2020
meu esposo aposentou e tem fundo inativo ele consequir utilizar na compra de imovel
MRV
MRV disse: 23 julho 2020
Olá Neuzeli, tudo bem?

Você já tentou falar com nosso atendente virtual? Ele está disponível e poderá te ajudar através do nosso WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma simulação gratuita. Estamos te esperando! :)
Mayara
Mayara disse: 02 novembro 2020
Boa noite ! FGTS inativo pode ser usado para amortizar as parcelas do financiamento ?
MRV
MRV disse: 23 novembro 2020
Olá Mayara, como vai?

Sim, você pode usar o saldo de conta do seu FGTS inativo para amortizar prestações do seu apartamento. Para você entender melhor essa regra específica, temos este post em um blog parceiro, onde é explicado direitinho os casos em que você pode usar seu FGTS inativo para comprar ou pagar parcelas de um financiamento.
Emerson José
Emerson José disse: 12 março 2021
Olá tenho uma conta ativa e outra inativa como faço para usar a conta inativa para amortizar prestação da casa própria pelo aplicativo.
MRV
MRV disse: 16 março 2021
Olá Emerson, como vai?

Você já tentou falar com a MiaEla é a nossa atendente virtual e está disponível para te ajudar atravédo nosso WhatsApp a tirar todas as suas dúvidas. Aproveite e faça uma simulação gratuita. Estamos te esperando! 😊 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório