Prepare a casa para a terceira idade | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

Prepare a casa para a terceira idade

06 dezembro 2010

Os idosos representam 11% da população brasileira e serão 22% em 2025. Quando a terceira idade se aproxima é necessário pensar nas adaptações para o lar garantindo conforto e segurança nesta nova etapa da vida.

A principal preocupação deve ser com relação às quedas dos idosos, já classificadas como epidemia pelo Ministério da Saúde. Além das condições físicas e motoras do próprio idoso, obstáculos, que podem estar dentro ou fora de casa, como raízes de árvores, degraus ou calçadas esburacadas estão entre os principais motivos de quedas.

Confira as mudanças que fazem diferença na qualidade de vida do idoso:

- O banheiro é o lugar mais propenso à queda de idosos, pois se trata de um local onde o piso está sempre molhado. Para evitar os tombos utilize um piso antiderrapante ou um tapete de borracha que gruda no chão, próprio para evitar acidentes. Além disso, instale barras de apoio; cadeira de banho, fixa no box; e o vaso sanitário deve ser elevado, o que pode ser feito com assentos removíveis.

- Os corredores das residências também são locais perigosos e devem ser bem iluminados, principalmente à noite.

- Para evitar tropeções a área de circulação do idoso não pode ter obstáculos, tais como: tapetes, brinquedos e fios.

- Degraus e escadas devem ser sinalizados, no mercado há materiais próprios para fazer isso. É importante colocar corrimão nessas áreas.

- O quarto do idoso deve ter interruptores próximos da cama, para que ele não se levante no escuro. A cama deve ser baixa, com altura de aproximadamente 45 a 50 cm, incluindo o colchão e deve ser larga.

Fonte: Imovelweb/Portal R7

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório