Quais as vantagens da tomada USB em apartamentos? Confira!

16 outubro 2019

Mulher utilizando celular na sala do seu apartamento ao lado de uma tomada USB

Já ouviu falar da tomada USB? Simples e discreta, ela foi criada para servir como um ponto de recarga para diferentes aparelhos com conexão USB que você utiliza frequentemente.

Dessa maneira, tornam o seu imóvel mais moderno, funcional e adaptado às necessidades da sua família. Afinal, vivemos cada dia mais em um mundo tecnológico e dependente de acesso à internet, não é verdade?

Não é para menos que ela vem se tornando queridinha em projetos de decoração, promovendo, assim, praticidade e comodidade para os lares e condomínios de muita gente.

Por esse motivo, preparamos um post especial, que reúne as principais vantagens de contar com esse recurso no seu lar. Acompanhe e fique sabendo de tudo em relação a essa tendência que, sem dúvidas, vai transformar o seu lar e facilitar a sua rotina!

Recarga mais rápida

O primeiro benefício da tomada USB é justamente a recarga mais rápida que ela oferece aos aparelhos, especialmente quando comparamos o tempo que eles levam para ficarem com carga completa nas tomadas tradicionais, sabe?

A razão disso está na amperagem — que é o nome dado à quantidade de eletricidade que a corrente suporta — da entrada USB e dos carregadores regulares (que precisam ser conectados à energia por meio do plugue).

Isso, porque estes últimos apresentam capacidade menor de amperagem do que as versões mais atuais dessas entradas. Dessa forma, demandam mais minutos ou mesmo horas para dar a carga de que o seu produto eletrônico precisa para funcionar em modo 100%.

Baixo consumo de energia

Uma segunda vantagem — que, inclusive, está bastante ligada à primeira — é o baixo consumo de energia elétrica. O motivo disso é bem óbvio: na tomada, o tempo para recarga é reduzido consideravelmente. Para completar, você evita conectar seu celular ou tablet, por exemplo, a outros aparelhos que têm entrada USB (como computadores, televisões, DVDs, Blu-Ray e home theaters).

Esse hábito faz com que a eficiência energética deles diminua, consumindo mais eletricidade para apresentar o mesmo desempenho de antes e conseguir carregar as coisas que estão conectadas a ele.

É por isso que elas levam horas até completar o carregamento, como você já deve ter percebido. É muito mais tempo do que é preciso em uma tomada USB ou mesmo convencional!

Carregamento simultâneo de aparelhos

Outro ponto importante a favor desse novo tipo de tomada é que ele não é fabricado em um modelo exclusivo com uma entrada. Ao contrário, é bastante comum a versão com duas delas. Ou seja, dá para você ter o carregamento simultâneo de dois aparelhos e não passar por aquele aperreio de ter que eleger qual item merece ser priorizado, ainda mais em situações de pressa do cotidiano.

Fácil instalação

Apesar de ser um dispositivo diferente das tomadas tradicionais — que contam apenas com entradas para cabos de energia e recarregamento —, a tomada USB está longe de ter uma instalação complicada. Tanto é que o procedimento para inseri-las nasparedes é o mesmo das demais: começa com a remoção do suporte anterior (quando há) e, em seguida, é feita a substituição dele pelo novo módulo.

Maior versatilidade de uso

A tomada USB é extremamente versátil para quem tem muitos aparelhos eletrônicos em casa. Isso, porque, nos últimos anos, a grande maioria deles tem sido fabricada com cabos USB e um conector básico. É o caso de smartphones, controles de video game, câmeras, luminárias decorativas, babás eletrônicas, filmadoras e por aí vai.

Ou seja, dá para carregar de forma cômoda e prática diversos itens que você usa e de que precisa no seu dia a dia, especialmente quando necessita de uma recarga mais rápida.

Dispensa a necessidade de cabos de carregamento

Além do que foi dito, há outra grande vantagem: você não fica mais refém de ter sempre consigo o cabo de carregamento do aparelho para conectá-lo à tomada. Afinal de contas, o cabo USB do produto é o suficiente e, em muitos casos, pode ter um uso universal, servindo, por exemplo, para diferentes celulares e tablets que existem na sua casa.

Isso também se torna uma mão na roda para quem compra aparelhos do exterior, já que o plugue do cabo deles costuma seguir modelos diferentes daquele que é adotado no Brasil (que, desde 2011, é, obrigatoriamente, de três pinos).

Daí, já viu: para quem não tem esse tipo de tomada mais moderna e funcional, não resta muita alternativa a não ser comprar adaptador, mexer na instalação elétrica de casa ou ficar dependente de carregá-los apenas no computador.

Para completar, o fato de não usar esse cabos clássicos é útil porque, muitas vezes, eles ficam suspensos na parede ou próximo ao chão, afetando a decoração do ambiente. Isso, sem falar, é claro, que aumenta a probabilidade de acidentes elétricos, ainda mais quando se tem crianças em casa, que podem esbarrar ou mexer neles por curiosidade.

Menor sobrecarga de uso nos computadores

Aproveitando a deixa do último tópico, nada é pior do que utilizar os notebooks e computadores de casa como "tomadas improvisadas" para carregar as coisas, não é mesmo? Além de ser bastante incômodo, esse hábito não é recomendado por profissionais da informática.

A razão disso é simples: a sobrecarga de conexões nesses aparelhos pode provocar um superaquecimento capaz de danificar o cooler deles — que é o sistema interno dessas máquinas responsável por evitar justamente que a CPU fique exposta a altas temperaturas. Caso contrário, eles apresentarão problemas de funcionamento.

Ou seja, sem perceber, você pode estar contribuindo diretamente para acelerar o desgaste e o surgimento de defeitos nos computadores e notebooks da sua casa (algo que, certamente, não é a sua intenção!).

Como você viu, a tomada USB é apenas um detalhe dentro da sua casa. Mas, mesmo assim, é capaz de proporcionar muito mais comodidade, praticidade e, inclusive, economia na sua rotina. Logo, ao pesquisar pelo seu apartamento dos sonhos, vale a pena dar preferência por imóveis que já tenham esse diferencial, como ocorre nas linhas Eco, Bio, Garden e Premium da MRV. Você e sua família só têm a ganhar com isso!

Gostou do post? Pois assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos especiais sobre como a tecnologia pode inovar o seu lar e também o seu condomínio!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório