Quais eletrodomésticos você deve comprar primeiro para sua casa?

06 junho 2016

Cozinha equipada com fogão, panelas, pratos e microondas

Quem vai se casar, dividir o espaço com o parceiro ou simplesmente decidiu sair de casa e ir morar sozinho sofre na hora de mobilhar um apê pela primeira vez. Os eletrodomésticos são, claro, uma das maiores preocupações de quem está nessa fase. Eles custam caro, ocupam espaço e precisam ser escolhidos com cuidado.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar a decidir quais eletrodomésticos comprar primeiro para a sua casa, levando em conta o seu estilo de vida. Confira!

Planejamento básico

Antes de mais nada, se você quer mobiliar sua casa gastando pouco, planeje-se. Considere se você é do tipo que cozinha muito e vai precisar de muitos eletrodomésticos de cozinha, por exemplo. Tem gente que não consegue levantar sem uma boa xícara de café, outros já não gostam da bebida e não precisariam de uma cafeteira em casa.

Cada casa tem sua própria dinâmica. Por isso, é importante que você avalie seus hábitos para adequar suas compras ao seu estilo. Mesmo se você ainda mora com seus pais, por exemplo, é possível identificar que tipo de eletrodoméstico você mais usa em casa – e sem os quais não conseguiria ‘viver’– e quais são dispensáveis.

Geladeira

Depois de identificar seus hábitos, é hora de investir nos produtos. Comece com o básico, aquilo que está presente em toda casa: a geladeira. Sem ela, você não vai poder comprar sequer um iogurte no supermercado. Portanto, priorize esse produto que é o básico do básico. Se vai morar sozinho, talvez uma versão menor possa sair mais em conta, como um frigobar ou uma versão com capacidade de armazenamento menor.

Fogão

Depois, passe para outros essenciais, como o fogão. Se ele vai ser do tipo cooktop ou fogão com forno, depende dos seus hábitos e do tamanho da sua cozinha. Para quem não cozinha nunca, o micro-ondas ou a panela elétrica podem ser bons substitutos também.

Máquina de lavar

Outro item interessante para se colocar no topo da lista é a lavadora de roupas. Sem ela, você vai depender de um tanque ou da colaboração da sua mãe para lavar as roupas sujas. Algumas pessoas não tem máquina de lavar e acabam levando as peças para lavanderias, mas o custo costuma ser alto.

Então, se você puder investir, uma máquina de lavar pode ser um quebra galhos daqueles. Se puder investir mais neste item, uma versão lava e seca pode ser bastante prática para apartamentos pequenos.

Ferro de passar

Depois da máquina de lavar, tenha também um ferro de passar em casa (com a devida tábua, claro). Este item não custa tão caro – pode estar até em uma lista de chá de casa nova se você quiser – e facilita a vida. Se você puder gastar mais, compre também um steamer (ferro a vapor vertical) que ajuda na hora de passar vestidos de festa, por exemplo.

Itens complementares

Para quem cozinha muito e comprou um cooktop, é hora de compra um forno elétrico para receitas mais elaboradas. Liquidificador, mixer e batedeira entram como outros itens complementares na lista de quem cozinha bastante em casa. Uma coifa, em ambientes com pouca ventilação também pode ser muito bem-vinda.

Se você toma café todos os dias, invista em uma cafeteira elétrica. Para os aficionados em filmes, séries ou videogame, a TV é outro item indispensável para ter em casa. E, para quem vai fazer a limpeza de casa sozinho, um aspirador de pó também deve ser priorizado.

Agora que você já sabe quais eletrodomésticos comprar primeiro para a sua casa (de acordo com seu estilo de vida), lembre-se de comprar itens na voltagem certa e procure por aparelhos sustentáveis, que gastem pouca energia. Fora a geladeira, todo eletrodoméstico deve ser retirado da tomada quando não está sendo usado. O planeta agradece e o seu bolso também!

E você, quais itens colocaria na sua lista de eletrodomésticos indispensáveis? Conta pra gente nos comentários, queremos saber qual é a sua opinião!

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório