Quais reformas podem ser feitas em apartamentos da MRV?

05 abril 2019

215 comentários
Casal pintando as paredes de seu apartamento pela primeira vez

Muitas vezes, fazer alterações na decoração não basta para transformar a casa — pode ser necessário ir além e pensar em mudanças estruturais para deixá-la com a cara de sua família. Mas, afinal, é possível realizar quais reformas e obras em apartamentos da MRV?

Pensando na grande relevância do tema, preparamos este artigo especial. A seguir, mostraremos o que pode e aquilo que não deve ser feito. Também vamos explicar quais cuidados são importantes para que esses procedimentos ocorram da melhor forma possível. Acompanhe até o fim e aproveite o conteúdo!

Quais obras e reformas podem ser feitas em apartamentos da MRV? 

Ao se mudar para um empreendimento da MRV Engenharia, você receberá o Manual do Proprietário. Trata-se de um documento com algumas regras e indicações gerais sobre nossos condomínios e construções. Nele está bem claro que não se deve quebrar nenhuma parede, devido ao tipo de concreto usado na construção. Além da questão da estrutura, que poderia ser comprometida, há um impedimento legal.

Para exemplificar: existem determinações municipais que especificam quantos metros quadrados um quarto deve ter. Portanto, ao diminuir essa quantidade, há a infração de uma regra. O primordial é a construção, mas, mesmo se esse ponto não fosse afetado, ainda haveria a obrigatoriedade da lei.

De acordo com a legislação, também não se pode incluir a varanda no ambiente da sala, mas muitas pessoas fazem isso.

Trata-se de uma reforma que, se for notificada na prefeitura, pode levar à necessidade de desfazer a integração de ambientes. Ao quebrar a parede e tirar um quarto, você também pode receber uma notificação e ter que se adequar às normas — o que geraria um gasto desnecessário, concorda?

Se quiser, é possível trocar o revestimento, colocar novos armários, puxar pontos de tomada, mudar bastante a decoração e realizar outras intervenções. Porém, quebrar a parede da cozinha ou fazer outra obra do tipo não é permitido.

Em quais condições cada reforma pode ser realizada?

De maneira geral, você pode mudar o seu espaço pelos artifícios de decoração: revestimento, projeto elétrico, marcenaria, mobiliária etc. Em relação a esses aspectos, há toda a liberdade para fazer o que quiser nas reformas e obras em apartamentos da MRV.

Depois de adquirir sua propriedade, a pessoa terá a oportunidade de customizá-la graças a um projeto exclusivo: o Kit Acabamento, que viabiliza uma série de trocas no acabamento dentro das inúmeras possibilidades oferecidas.

Para descomplicar ainda mais o processo, você pode acessar um site logo depois de fazer a aquisição do seu imóvel. Nele, é possível conhecer todas as opções que podem ser compradas, ver algumas imagens e fazer testes com cerâmicas ou porcelanatos, projetando como o seu lar será. Na cozinha, por exemplo, existe a possibilidade de instalar:

  • complemento de azulejo até o teto em todas as paredes;
  • bancada de granito preto com cuba de inox;
  • bancada de granito;
  • piso em porcelanato preto natural.

Nos quartos, por outro lado, você pode implementar:

  • piso laminado;
  • piso porcelanato polido bege;
  • piso porcelanato munari branco.

Que cuidados devem ser tomados com reformas e obras em apartamentos da MRV?

O Manual do Proprietário é um bom guia a respeito do que pode ou não ser feito. Nesse material, há inclusive uma relação de cuidados que devem ser tomados em relação ao imóvel e, principalmente, à manutenção, com dicas práticas de cuidados e afins. Ele também serve para esclarecer dúvidas ligadas a questões legais e burocráticas.

Infelizmente, não há como fiscalizar todas as mudanças de perto. De qualquer forma, considere que a derrubada de uma parede ou outra ação proibida pode colocar todo o prédio em risco. Esses assuntos são debatidos nas reuniões de condomínio e cada bloco traz na entrada placas que alertam sobre como essa intervenção pode colocar todos os moradores em risco.

Se você tiver alguma dúvida que não foi esclarecida pelo Manual, converse com o síndico, pois ele está inteirado sobre as permissões que são ou não concedidas. Por esses e outros motivos, a MRV tem investido bastante na profissionalização dos síndicos, para que essas pessoas sejam capazes de perceber as infrações e consigam orientar os condôminos da melhor maneira.

Acabamentos

Lembre-se de que qualquer irregularidade pode dar origem a uma notificação, obrigando você a reverter aquilo que já foi feito. Na questão do acabamento, há uma preocupação com as normas de desempenho — elas trazem uma série de diretrizes sobre conforto técnico e acústico, ou seja, é preciso ter atenção ao nível de ruído que vai passar de um apartamento para outro.

Caso você decida instalar a cerâmica, por exemplo, também será necessário colocar uma manta para minimizar o ruído. Já se quiser trocar o laminado por porcelanato, deve continuar atendendo à norma respectiva e assim por diante.

Áreas molhadas

Outro ponto diz respeito às áreas molhadas: não se pode usar piso polido ou escorregadio nesses locais. Se houver algum acidente, a responsabilidade é do proprietário, uma vez que não é indicado fazer esse tipo de substituição. Portanto, mesmo com a mudança de materiais, as regras devem ser seguidas.

Por que escolher a MRV?

Os diferenciais da MRV — empresa com mais de 39 anos de experiência e líder do segmento em toda a América Latina — fazem com que seus empreendimentos sejam a melhor escolha para quem quer morar bem. Você ainda conta com uma garantia de cinco anos para acionar serviços básicos e receber assistência técnica em casos de entupimento nos canos ou problemas elétricos e afins.

Além de oferecermos condições financeiras especiais a nossos clientes, atuamos com base em ações de responsabilidade social e projetos voltados à sustentabilidade. Afinal, acreditamos que cada construção é uma oportunidade de melhorar determinada região e promover uma transformação positiva na sociedade em diferentes níveis

Enfim, fazer reformas e obras em apartamentos da MRV é uma maneira de personalizar o seu espaço, para que ele fique como você e sua família sempre sonharam. Basta atentar às recomendações e curtir o lar.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então veja outras dicas como essas e mais conteúdos interessantes curtindo a nossa página no Facebook!

Comentários

Alex
Alex disse: 11 julho 2019
Boa noite! Gostaria de uma informação, aquela bancada que torna a cozinha americana ela possui mais ou menos 1,20 de altura eu posso somente alterar a altura dela para 90cm.?
MRV
MRV disse: 12 julho 2019
Olá Alex!

Recomendamos que você entre em contato com nossa Central de Relacionamento com o Cliente. Lá eles poderão te dar mais detalhes sobre obras e reparações que você pode fazer em um MRV!
gisalaine ferreira da silva
gisalaine ferreira da silva disse: 04 setembro 2019
Boa tarde adquiri um imóvel na cidade de londrina paraná, o empreendimento chama parque lima, quando me foi oferecido o acabamento na oportunidade não pude adquirir, em razão de não ter o montante para as minhas escolhas. No momento eu não ainda não possuo o valor para a realização desse acabamento, mas a MRV, faz essa aquisição do acabamento de forma parcelada em boleto ou cartão, e agora que eu já, realizei a vistoria no imóvel, eu ainda tenho essa possibilidade de adquirir o que me foi oferecido anteriormente em relação ao acabamento. E após, a entrega do imóvel, eu posso mudar o material da pia da cozinha e realizar as modificações e acabamentos nos cômodos do apartamento.
MRV
MRV disse: 05 setembro 2019

Olá Gisalaine!

Infelizmente, hoje o Kit Acabamento possui um prazo para ser adquirido que varia de acordo com o andamento da obra.
No caso do seu empreendimento esse prazo se encerrou e infelizmente não é mais possível adquirir o Kit neste momento.
Quanto a forma de pagamento, primeiro é feita uma análise de crédito interna, caso aprovado, decide-se se o pagamento será parcelado ou a vista de acordo com o perfil de cada cliente.

Rick
Rick disse: 25 setembro 2019
Olá, gostaria de saber se é possível puxar novos pontos de tomadas e luz ? Visto que o imóvel é de parede estrutural, ou se teria que fazer a instalação elétrica por conduítes e esconder na marcenaria?
MRV
MRV disse: 25 setembro 2019
Olá Rick!

Você possui um apê da MRV? Se sim, neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313.
luciano
luciano disse: 28 setembro 2019
gostaria de saber se o empreendimento san valintin vem piso na varanda ???
MRV
MRV disse: 09 outubro 2019
Olá Luciano, tudo bem?
Neste caso a varanda dos apartamentos da MRV possuem aplicação de cerâmica em seu piso!
Lucas
Lucas disse: 16 outubro 2019
Olá, gostaria de saber se para remover os pisos, preciso chamar engenheiro. O síndico passou essa informação, mas no contrato não fala nada.
MRV
MRV disse: 25 outubro 2019
Olá Lucas!

Neste caso a orientação de um profissional de engenharia é sempre bem vinda, porém é opcional. No entanto, recomendamos que você verifique as especificações técnicas com o fornecedor do produto, para não haver uso incorreto do material. Lembre-se também de verificar com o síndico os dias com os horários permitidos para realizar sua reforma e com isso respeitar a lei do silêncio.
Gleice
Gleice disse: 16 outubro 2019
Boa noite, gostaria de saber se é permitido recuar ou seja diminuir a bancada em em alguns centímetros para que a entrada da cozinha fique maior e possibilite instalação de armários na parede lateral da cozinha. Moro em apartamento MRV
MRV
MRV disse: 25 outubro 2019
Olá Gleice!

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede para ampliação do número de tomadas do apartamento, recuo ou a retirada da parede da bancada da cozinha, abertura ou retirada de paredes e perfuração do teto, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta.

JOAO BOSCO DOS SANTOS JUNIOR
JOAO BOSCO DOS SANTOS JUNIOR disse: 22 outubro 2019
Eu gostaria de transformar um quarto(vizinho a cozinha) em cozinha e deixar a cozinha como ampliação da sala, posso fazer isso? Financie um ap mrv.
MRV
MRV disse: 25 outubro 2019
Olá Joao Bosco!

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede para ampliação do número de tomadas do apartamento, recuo ou a retirada da parede da bancada da cozinha, abertura ou retirada de paredes e perfuração do teto, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente ser feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta.

Jéssica
Jéssica disse: 23 outubro 2019
O apartamento que compramos vem sacada, planejamos fechar ela em vidro para ter mais segurança, é possível?
MRV
MRV disse: 25 outubro 2019
Olá Jéssica!

Você pode realizar a aplicação de redes de segurança nas janelas e sacada de seu apartamento, assim como a instalação de vidros para fechar todo o espaço. Recomendamos que você verifique as especificações técnicas com o fornecedor do produto, para não haver uso incorreto do material. Lembre-se também de verificar com o síndico os dias com os horários permitidos para realizar sua reforma e com isso respeitar a lei do silêncio!

Carlos Alberto Rossi Salamanca Neto
Olá! Gostaria de saber se é possível eu ja ter o manual do proprietário antes da entrega do apartamento, para já ir agilizando os trâmites da reforma. Eu gostaria de verificar a possibilidade junto à MRV, de fazer um pequeno furo na parede da cozinha, logo embaixo da janela, para passagem de um ponto de água para a área privativa, visto que no ato da minha compra, me foi falado da possibilidade de colocar a lavanderia na área privativa!! Obrigado
MRV
MRV disse: 28 outubro 2019
Olá Carlos Alberto!

Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente para verificar a possibilidade de aquisição do manual através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313.
Lucas
Lucas disse: 04 novembro 2019
Olá boa noite! Gostaria de saber se é possível inserir mais tomadas e se eu posso colocar mais pontos de luzes, nesse caso seria necessário fazer cortes no teto? E mesmo se eu colocar gesso e quiser colocar iluminação será necessário fazer pois como irá fazer a ligação dos spots, por favor me tirem essa dúvida!
MRV
MRV disse: 05 novembro 2019
Olá Lucas!

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede para ampliação do número de tomadas do apartamento, recuo ou a retirada da parede da bancada da cozinha, abertura ou retirada de paredes e perfuração do teto, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta.

Marilia
Marilia disse: 10 novembro 2019
Bom dia, quero colocar um nicho de granito no banheiro, para isso o profissional precisa entrar dois centimetros na parede para encaixa lo, se eu fizer vou perder a garantia?
MRV
MRV disse: 12 novembro 2019
Olá Marília, tudo bem?

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede para ampliação do número de tomadas do apartamento, recuo ou a retirada da parede da bancada da cozinha, abertura ou retirada de paredes e perfuração do teto, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia.

Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta!. Lembre-se, antes de realizar qualquer modificação em seu imóvel, entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook (mrv.vc/rigmrvresponde), telefone 4005-1313 ou aplicativo Meu MRV!

Elizangela fragoso d lima
Elizangela fragoso d lima disse: 22 novembro 2019
Adquiri um ap no Chiari em araucaria , porém n me chamaram p ver aonde seria instalada a pia e o tanque , a maneira q foi instalada n ficou legal nem prático, a pia ficou do lado da máquina d lavar e o tanque do lado do registro do gás. Gostaria d saber se posso instalar a pia no lugar do tanque vise versa.. ???
MRV
MRV disse: 28 novembro 2019
Olá Elizangela!

Neste caso específico, recomendaremos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente e explique o seu caso. Você pode abrir o chamado pelos canais: Facebookdo MRV Responde, telefone 4005-1313 ou aplicativo Meu MRV!
Bianca
Bianca disse: 26 novembro 2019
Gostaria de saber se posso furar o teto do apartamento pra colocar varal?
MRV
MRV disse: 28 novembro 2019
Olá Bianca!

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como retirada de paredes ou perfuração do teto, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta.

Lucas dos santos
Lucas dos santos disse: 28 novembro 2019
Ola: queria saber até quantos centimetros de fundura posso furos na parede do apartamento e os lugares que posso furar?
MRV
MRV disse: 29 novembro 2019
Olá Lucas, tudo bem?

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede para ampliação do número de tomadas do apartamento, recuo ou a retirada da parede da bancada da cozinha, abertura ou retirada de paredes e perfuração do teto, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, ao alterar estes itens você pode comprometer a estrutura e integridade do seu imóvel e dos demais. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia.

Por outro lado, você pode realizar modificações simples, como aplicação de redes de segurança nas janelas e sacada de seu apartamento, assim como a instalação de vidros para fechar todo o espaço.

Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta.

ALINE DARIANE DE CARVALHO MACHADO
ALINE DARIANE DE CARVALHO MACHADO disse: 29 novembro 2019
Boa tarde, Gostaria de saber qual altura das paredes do aparatamento sem sacada que eu comprei pela MRV! E gostaria de saber também qual a medida do tanque que vem no Apartamento! Obrigada!
MRV
MRV disse: 29 novembro 2019
Olá Aline,tudo em?

Você já conferiu o seu Memorial Descritivo? Lá estão disponíveis todas as informações para você poder consultar!
wink
Edson
Edson disse: 25 dezembro 2019
Boa noite! Gostaria de saber se é possível colocar mais 2 pontos elétricos 220v na cozinha para forno elétrico e máquina de lavar, e se eu posso rasgar as paredes para puxar esses pontos.
MRV
MRV disse: 26 dezembro 2019
Olá Edson, como vai?

A nossa recomendação para casos como o seu é de não ampliar as instalações elétricas. Pois você pode acabar sobrecarregando a rede com uma demanda extra de fonte de alimentação. Este tipo de interferência pode levar riscos ao seu apartamento e aos demais caso haja uma sobrecarga.
Quanto ao rasgo na parede, também não recomendamos a modificação. Pois, neste caso, você poderá comprometer a estrutura e integridade do seu imóvel e dos demais. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta.
Daniele
Daniele disse: 26 dezembro 2019
Olá, adquiri um apto da MRV sem o kit de acabamento, mas pretendendo colocar piso Laminado nos quartos e sala. Vou precisar de laudo no engenheiro para realizar este procedimento, já que na verdade não vou trocar o piso e sim colocar em cima do contrapiso?
MRV
MRV disse: 27 dezembro 2019
Olá Daniele, tudo bem?

Bem, neste caso você pode realizar a aplicação do seu piso laminado sem a necessidade de um laudo do engenheiro. Apenas recomendamos a vistoria de um profissional quando o cliente deseja fazer reformas que envolvam as partes estruturais do apartamento, para que ele possa orientar e garantir a segurança de todos!
Carlão
Carlão disse: 14 janeiro 2020
Olá, Gostaríamos de saber se com a avaliação de um engenheiro, e com a emissão de uma RT, podemos tirar aquela paredinha ridícula que divide a sala da cozinha, (desnecessariamente)? Já sei: não é recomendado, etc etc....mas estamos bastante inclinados a removê-la cuidadosamente é claro, visto q ela não leva sobre si nenhum tipo de carga estrutural indispensável para o prédio Desde já, obrigado!
MRV
MRV disse: 15 janeiro 2020
Olá Carlão, tudo bem?

A remoção da ilha que divide os ambientes é considerada uma intervenção na estrutura de seu apartamento. Por isso não recomendamos nossos clientes a removê-la. Uma vez feito isso, as chances de comprometer a estrutura de sua casa é muito grande. Esta bancada foi projetada na planta deste e dos demais apartamentos. Lembrando que o recorte ou remoção total da parede e demais alterações estruturais realizadas em seu apartamento fará com que você perca a garantia de seu imóvel fornecido pela MRV!
Daiane
Daiane disse: 30 janeiro 2020
Gostaria de saber se posso colocar o tanque para o lado de fora pois o meu apartamento é térreo e com jardim. Obrigada
MRV
MRV disse: 31 janeiro 2020
Olá Daiane, tudo bem?

A área privativa dos condomínios da MRV oferecem muitas possibilidades de uso e transformações. Você pode colocar sua máquina sim. Apenas recomendamos avaliar as opções para realizar uma instalação segura. Você pode também ler este post do blog, onde damos dicas de como aproveitar o espaço da área privativa do seu apê!
Ana
Ana disse: 04 fevereiro 2020
Boa tarde! E sobre a construção de paredes de gesso,pode??? Obrigada!
MRV
MRV disse: 13 fevereiro 2020
Olá Ana, como vai?

Neste caso, apesar da parede de gesso ser mais leve e representar uma carga menor para a estrutura, recomendamos que você apresente um projeto da reforma que deseja realizar no local. Isto permitirá que melhor avaliação da nossa equipe técnica!
Matheus
Matheus disse: 26 fevereiro 2020
Boa noite queria saber se eu posso trocar a porta de entrada do Apartamento , trocar puxador e etc?
MRV
MRV disse: 31 março 2020
Olá Matheus, tudo bem?

Você pode realizar a troca da porta e maçaneta de seu apartamento sem problema, pois não se trata de uma mudança estrutural. Porem, deve ser verificado junto ao sindico, pois como as portas são padronizadas e essa alteração irá descaracterizar parte do interior do condomínio, é importante ter o consentimento dele e até mesmo um registro em ata padronizando para as demais unidades, visto que a porta tem face para o hall que área comum!
Luiz Augusto
Luiz Augusto disse: 06 março 2020
Posso colocar ar condicionado split no ap?
MRV
MRV disse: 12 março 2020
Olá Luiz, como vai?

Recomendamos que você verifique o Memorial Descritivo de seu condomínio para saber se seu imóvel pode receber a instalação deste produto. Caso precise de mais informações ou continue com alguma dúvida, recomendamos que você acione nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313!
Maira Mendonça de Souza Medeiros
Maira Mendonça de Souza Medeiros disse: 31 março 2020
Gostaria de saber se posso acrescentar um meio muro entre a cozinha e a sala, e tbm se poderia colocar a pia da cozinha nesse meio muro.
MRV
MRV disse: 31 março 2020
Olá Maria, como vai?

Com relação ao meio muro não vemos problema, desde que o peso próprio não seja superior a 150 kg/m² que é o peso que a laje foi dimensionada a suportar.
Já a alteração da pia para esta parede, também não tem problema. Mas esta mudança irá interferir na rede hidráulica de seu apartamento. Nesse caso, recomendamos que você realize um estudo e elabore um projeto e ou até mesmo agende a visita de um técnico para analisar tanto o projeto quanto local!

Ruth Carla
Ruth Carla disse: 07 abril 2020
Gostaria de saber se eu colocar móveis planejados e Sanca no teto eu perco a garantia ? Pois faz perfuração Preciso comunicar com alguém ? Quem eu devo comunicar isso?
MRV
MRV disse: 07 abril 2020
Olá Ruth, como vai?

No caso de perfurações, não recomendamos que você as faça no teto de seu MRV, pois neste local encontram-se as ligações elétrica e hidráulica do seu apartamento. Quanto  a garantia e seu desejo de instalar uma sanca e móveis planejados, recomendamos que entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente para verificar a garantia, através dos nossos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313 e explicar sua situação. Em seguida recomendamos também que você apresente o projeto da reforma que deseja fazer aos nossos profissionais de Assistência Técnica. Eles poderão orientá-la da melhor forma sobre como realizar as modificações em seu MRV!
ANDRE VICTOR ARAUJO MACHADO
ANDRE VICTOR ARAUJO MACHADO disse: 13 abril 2020
Boa noite tenho um apartamento da MRV posso acrescentar pontos de tomada em minha reforma?
MRV
MRV disse: 14 abril 2020
Olá Andre, tudo bem?

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede para ampliação do número de tomadas do apartamento, recuo ou a retirada da parede da bancada da cozinha, abertura ou retirada de paredes e perfuração do teto, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta.

Joseane
Joseane disse: 14 abril 2020
Olá! Comprei um apartamento no Grand Reserva Paulista, que será entregue nos próximos meses, e gostaria de saber se posso trocar o piso da cozinha e banheiro.
MRV
MRV disse: 14 abril 2020
Olá Joseane, tudo bem?

Sobre troca de pisos, acabamentos ou pintura de paredes você pode realizar as mudanças que forem necessárias. Orientamos que você verifique as especificações técnicas com o fornecedor do produto, para não haver uso incorreto do material. Mas antes de realizar essas mudanças em seu apê, esteja ciente de que reformas como estas precisam ser analisadas para que você não perca a garantia do seu imóvel. Lembre-se também de verificar com o síndico do seu condomínio os dias e horários para realizar sua reforma e com isso respeitar a lei do silêncio!

Ana Carolina Avelino Lustosa
Ana Carolina Avelino Lustosa disse: 19 abril 2020
Boa noite Gostaria de saber qual material posso usar para fazer a cobertura da área privativa. É necessario quando eu receber a chave aguardar para assembléia ou posso fazer a cobertura?
MRV
MRV disse: 22 abril 2020
Olá Ana Carolina, como vai?

Recomendamos que você aguarde a Assembleia Geral do seu condomínio, assim como a eleição do síndico. Porque assim serão decididas questões práticas como horários mais apropriados para realizar a reforma e a validação do seu projeto de instalação da cobertura. Quanto ao material a ser utilizado, sempre recomendamos aos nossos futuros vizinhos que sempre realizem um projeto com arquiteto ou engenheiro antes de executá-lo. Tudo para garantir que a obra estará dentro dos parâmetros estabelecidos em seu condomínio e para garantir a segurança de todos os envolvidos nele!
Alexandre
Alexandre disse: 19 abril 2020
Boa noite adquirir um ap da MRV residencial sálvia, vou colocar sanca e moudura, preciso da art ? Aguardo a resposta obrigado
MRV
MRV disse: 22 abril 2020
Olá Alexandre, como vai?

Informamos que o ART é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada, nesse caso, fica a cargo do engenheiro contratado pelo cliente a emissão do documento, visto que ele será responsável pelas alterações.

Caso fique com alguma dúvida, sobre a necessidade ou não da emissão do documento, você deverá procurar o síndico para orientações, por ser um alinhamento com o condomínio.

Ressaltamos que no manual do proprietário, documento disponibilizado durante a entrega de chaves, existem as orientações das alterações que podem ser feitas na unidade. Lembrando que você deverá observar com atenção para não perder as garantias de cada item do seu imóvel.

LUIZ MARCELO PINHEIRO DA SILVA
LUIZ MARCELO PINHEIRO DA SILVA disse: 20 abril 2020
Boa tarde tudo bom. Comprei um apto com área privativa, eu preciso de ART e autorização da síndica e da MRV para construir cobertura? No aguardo, obrigado.
MRV
MRV disse: 22 abril 2020
Olá Luiz Marcelo, como vai?

Informamos que o ART é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada, nesse caso, fica a cargo do engenheiro contratado pelo cliente a emissão do documento, visto que ele será responsável pelas alterações.

Caso fique com alguma dúvida, sobre a necessidade ou não da emissão do documento, você deverá procurar o síndico para orientações, por ser um alinhamento com o condomínio. 

Ressaltamos que no manual do proprietário, documento disponibilizado durante a entrega de chaves, existem as orientações das alterações que podem ser feitas na unidade. Lembrando que você deverá observar com atenção para não perder as garantias de cada item do seu imóvel.

Silvio
Silvio disse: 25 abril 2020
Tenho um MRV, de 3º andar, recém entregue. Se faz necessário uma ART pra colocação de piso porcelanato? E colocação de móveis planejados, podem feitas as furações necessárias na parede? Visto que o cálculo de peso estrutural e adicional já deveria ter sido feito previamente pelo engenheiro da MRV. E posso alterar duas tomadas, uma da cozinha e outra da lavanderia, para 220v, sendo que serão colocados disjuntores correspondentes? Por favor, não respondam com textos CTRL-C CTRL-V, pois isso demonstra um desinteresse do pós venda e suporte técnico de ajudar seus clientes. Fico no aguardo de um retorno.
MRV
MRV disse: 29 abril 2020
Olá Silvio, como vai?

Especificamente no seu caso, se a reforma não afetar a estrutura, não há necessidade de ART. A não ser que o síndico tenha validado em assembleia algum regimento interno que necessite desse tipo de registro junto ao CREA. Neste caso, recomendamos que você verifique esta informação com o síndico do seu condomínio antes de realizar qualquer alteração.

Com relação a perfuração para instalar os móveis, também podem ser executadas. Desde que todos os cuidados com relação a espessura da parede e pontos hidráulicos sejam verificados antes para não haver problemas com vazamentos, seja de água ou gás.

Já a parte elétrica que você deseja reverter, será necessário procurar um profissional ou empresa especializada para fazer a modificação. Neste caso, a alteração resultará na perda da garantia deste item. Pois, ela modificará o circuito de cargas calculados e aprovados na concessionaria.
Tamires
Tamires disse: 28 abril 2020
Comprei um ap MRV gostaria de saber se posso trocar as pedras da pia da cozinha e banheiro, e se é necessário engenheiro para essas alterações e se perde a garantia do imóvel.
MRV
MRV disse: 28 abril 2020
Olá Tamires, como vai?

Sim, é possível sim a troca das bancadas da cozinha e banheiro. Apenas recomendamos que verifique as especificações do fabricante para não haver danos durante a instalação das peças. Quanto a garantia, neste caso você só perderá a garantia dos itens que remover. Os demais cômodos onde não houver modificações, as suas garantias permanecem!

Carlos André Rodrigues
Carlos André Rodrigues disse: 29 abril 2020
Bom dia! Gostaria de saber o meu apartamento é mrv no térreo gostaria de saber se posso colocar um porcelanato sobre o piso e rebaixar o teto em gesso Nesse caso só na área da sala e cozinha sem a necessidade da art.
MRV
MRV disse: 29 abril 2020
Olá Carlos André, como vai?

Sobre a troca do piso a partir do segundo pavimento não pode ser utilizado martelete e ferramentas de auto impacto para não haver danos a estrutura. A troca do piso ocasiona a perda de garantia desse item, pois há como saber a forma de execução do serviço.

Sobre gesso o que geralmente orientamos que é importante estar atentos aos projetos para que não haja perfuração das tubulações elétricas, hidráulicas, gás dentre outras, pois em casos de instalação de forro costuma-se perfurar a laje e com isso haver o risco de atingir mangueira flex e ocorrer vazamentos.

Lembre-se, antes de realizar qualquer modificação em seu apartamento, converse com seu síndico para saber quais as regras para reformas que serão realizadas no apartamento e de consultar a equipe de AT que cuidará no residencial.
 
Karina
Karina disse: 02 maio 2020
Quero retirar a meia parede. Como proceder?
MRV
MRV disse: 04 maio 2020
Olá Karina, tudo bem?

Não recomendamos o recuo ou a retirada da parede da bancada da cozinha. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Para maiores esclarecimentos, solicitamos que você consulte o seu Manual do Proprietário e verifique quais as modificações podem ser realizadas em seu MRV. Lembrando, que sempre que for realizar qualquer reforma que decidir realizar em seu apartamento, comunique o síndico do seu condomínio para saber sobre as regras como dias e horários!
Fabiane Fabrício Pereira
Fabiane Fabrício Pereira disse: 04 maio 2020
Tenho um apt com área privativa sem ralo. Preciso fazer a instalação de uma ralo pra colocar o piso. Porém o responsável técnico diz que não é possível. Mas isso é ao contrário do que nos passam na aquisição e do que está no próprio blog. Como vocês me instruem se tenho a intenção de colocar a máquina de lavar pra fora!?
MRV
MRV disse: 07 maio 2020
Olá Fabiane, como vai?

Neste caso, orientamos a você solicitar a visita de um técnico para poder avaliar o seu projeto. Pois existe um ralo em todas as áreas privativas de nossos condomínios para rede pluvial, a da chuva. Sendo assim, as caixas ficam em uma área técnica, mas pode variar de acordo com cada empreendimento. Caso tenha mais alguma dúvida, por favor, acione nossa central de Relacionamento com o Cliente, através do nosso portal, para podermos te ajudar!
Stephanie Lischka
Stephanie Lischka disse: 07 maio 2020
Meu namorado e eu compramos um apartamento MRV em agosto do ano passado, ele ainda está em fase de construção, com previsão de Outubro/2021 a Abril/2022. Entrou em contato com a gente um consultor sobre o Kit Acabamento ao qual adquirimos, mas perguntei sobre a possibilidade de inserir um nicho na parede do banheiro, onde seria box. Ele disse que essas alterações devem ser resolvidas em reunião de condomínio. Minha pergunta é sobre a possibilidade de inserir o nicho agora em fase de construção. Há possibilidade de enviar a MRV um projeto elaborado pelas minhas arquitetas, sobre esse nicho?
MRV
MRV disse: 08 maio 2020
Olá Stephanie, como vai?

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, WhatsApp ou telefone 4005-1313. Informe suas dúvidas para o nosso atendente virtual para que possamos te ajudar da melhor forma possível. Aguardamos o seu contato!

Sergia
Sergia disse: 15 maio 2020
Boa noite! Estou trocando a pia da cozinha por granito, posso furar a parede para colocar as cantoneiras de aço que irão segurar a pedra ou a recomendação é que se faça colunas para não abalar as estruturas da parede?
MRV
MRV disse: 18 maio 2020
Olá Sergia, como vai?

Neste caso especificamente, recomendamos que Você entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, WhatsApp ou telefone 4005-1313 e explique para o nosso atendente virtual a sua dúvida!
PRISCILA KELLY
PRISCILA KELLY disse: 16 maio 2020
Boa tarde! Comprei um apartamento de 1 quarto adaptado para PNE. Será preciso fazer algumas alterações no apartamento. Gostaria de saber se posso fazer uma bancada americana, trocar a pia da cozinha, lavanderia e do banheiro de lugar. Aguardo um retorno, obrigada!
MRV
MRV disse: 19 maio 2020
Olá Priscila, como vai?

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, WhatsApp ou telefone 4005-1313. Lá eles poderão avaliar melhor sua demanda e poder te ajudar com sua dúvida. Aguardamos o seu contato!
GEOVANE RAFAEL LOPES SANTOS
GEOVANE RAFAEL LOPES SANTOS disse: 17 maio 2020
Tenho um apartamento da mrv no terceiro andar. Quero saber se posso colocar porcelanato em cima do outro piso ...
MRV
MRV disse: 18 maio 2020

Olá Geovane, tudo bem?

Agradecemos pelo contato, ele é muito importante para nós. Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, pelo nosso WhatsApp ou pelo telefone 4005-1313.

caroline Trindade
caroline Trindade disse: 19 maio 2020
Olá, tudo bem? Gostaria de saber se posso colocar uma porta na frente da porta do banheiro (dividindo quartos e banheiro da sala). Seria um serviço de marcenaria.
MRV
MRV disse: 19 maio 2020
Olá Caroline, como vai?

Neste caso, como é bem específico, recomendamos que você acione a Central de Relacionamento com o Cliente também através dos nossos canais: WhatsApp, página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313 e explicar sua situação para que possamos realizar o seu atendimento de forma mais assertiva. Aguardamos seu contato!
Aline
Aline disse: 21 maio 2020
Olá , minha varanda e pequena e queria por duas cadeiras de balanço de teto , nesse caso , posso fixá-las no teto da sacada ? Até quantos quilos o teto suporta ?
MRV
MRV disse: 22 maio 2020
Olá Aline, como vai?

Neste caso, nós não recomendamos que você realize a perfuração do teto. Pois, ao fazer isso, você comprometerá a estrutura e integridade do imóvel. Lembramos também que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta. Se precisar de mais orientação e tirar suas dúvidas, entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, Plataforma Meu MRV e nosso WhatsApp. Aguardamos seu contato!
Leandro Sant'ana
Leandro Sant'ana disse: 23 maio 2020
Boa tarde, sou proprietário de um apartamento e estou estudando comprar o apartamento vizinho. Queria saber se existe a possibilidadr da União dos imóveis, mesmo com o minimo de obra possivel
MRV
MRV disse: 25 maio 2020
Olá Leandro, como vai?

Ficamos felizes em saber que você deseja conquistar mais um apartamento da MRV. Neste caso, como a sua dúvida se trata de uma reforma estrutural, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, Plataforma Meu MRV e nosso WhatsApp. Aguardamos seu contato!
Monica
Monica disse: 26 maio 2020
Boa noite. Gostaria de saber se é possível transformar a área de serviço em um banheiro pequeno. Aguardo. Obrigada.
MRV
MRV disse: 26 maio 2020
Olá Monica, como vai?

Neste caso, por se tratar de uma reforma em um ambiente já projetado pela construtora, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, Plataforma Meu MRV e nosso WhatsApp. Aguardamos seu contato!
INACIO DE SOUSA MOURAO
INACIO DE SOUSA MOURAO disse: 07 junho 2020
Boa noite, tenho uma Cobertura no Condominio Parque San Thomas, em São Bernardo do Campo e tenho interesse em colocar um Spa Hidro, e necessito saber qual é capacidade do m2 da laje, haja visto que a churrasqueira entregue pelo Srs pesa mais 300kg aproximadamente sem acabamento, desta forma qual medida devo considerar ?
MRV
MRV disse: 08 junho 2020
Olá Inácio, tudo bem?

Por se tratar de uma reforma em uma área muito específica de seu apartamento, orientamos que você entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV ou pelo WhatsApp e explique a sua dúvida para o nosso atendente virtual. Aguardamos seu contato!
Elisangela
Elisangela disse: 19 junho 2020
Boa tarde, tenho um apartamento da MRV a 13 anos moro nele.é cobertura dúplex. Quero colocar uma tv no meu quarto com suporte de teto. Quero saber se teria algum problema em furar.obrigada.
MRV
MRV disse: 24 junho 2020
Olá Elisangela, como vai?

Por se tratar de uma modificação em uma área específica de seu apartamento, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV ou pelo WhatsApp e explique a sua dúvida para que possamos te orientar da melhor forma.
LUZIANE
LUZIANE disse: 27 junho 2020
Olá gostaria de saber se posso substituir o mármore da ilha por marcenaria??
MRV
MRV disse: 29 julho 2020
Olá Luziane, como vai?

Para saber mais detalhes sobre modificações simples em seu MRV, por gentileza, entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV e verifique a possibilidade de troca de acabamento de sua bancada.
Luan
Luan disse: 02 julho 2020
olá. Comprei um apartamento no 3 andar. E gostaria de trocar o piso da sala, cozinha e banheiro. Preciso de uma ART para realizar esses procedimentos? Eu perderei a garantia do ambiente inteiro ou so dos itens que irei mexer, no caso o piso? Posso retirar o piso que já tem ou é necessário usar piso sobre piso?
MRV
MRV disse: 02 julho 2020
Olá Luan, tudo bem?

Neste caso, como se trata de reforma em uma área que ainda está na garantia, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV e explique todos estes detalhes. Desta forma, poderemos esclarecer todas as suas dúvidas e te orientar da melhor maneira possível. Aguardamos o seu contato!
Bruna
Bruna disse: 09 julho 2020
Olá, Gostaria de tirar a porta da sacada para ampliar o espaço e fechar a sacada. Para estes itens corre o risco de perder a garantia total do imóvel ou apenas alguma parte como piso?
MRV
MRV disse: 23 julho 2020
Olá Bruna, como vai?

Como você deseja fazer uma reforma de integração de ambientes, recomendamos que você entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente também pelo nosso canal digital WhatsApp e informar a sua dúvida e verificar a possibilidade de realizar esta modificação em seu apê. Aguardamos o seu contato!
Julia caroline de souza
Julia caroline de souza disse: 17 julho 2020
ola! moro no térreo e gostaria de saber se posso colocar trilho de iluminação sem por gesso no teto ou seja precisarei fazer alguns furos no teto para segurar os trilhos que não são pesados
MRV
MRV disse: 27 julho 2020
Olá Julia, como vai?

Neste caso, por se tratar de perfurações diretas no teto do seu MRV, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV ou do nosso WhatsApp. Lá você receberá as orientações mais adequadas para o tipo de reforma que deseja realizar. Aguardamos seu contato
Eny
Eny disse: 22 julho 2020
Boa tarde! Adquiri um imóvel da Mrv garden com duas áreas externas. Gostaria de saber se posso colocar um revestimento em uma parede do meu Garden?
MRV
MRV disse: 29 julho 2020
Olá Eny, como vai?

Para saber mais detalhes de como você pode realizar reformas em sua área privativa, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV. Lá você poderá obter todas as informações necessárias!
Iani Torres
Iani Torres disse: 25 julho 2020
Bom dia! Eu comprei um apartamento com área privativa no Campos das flores-sjc, e gostaria de saber se é possível a trocar a porta que leva para área privativa? Se precisa do ART para essa mudança ?
MRV
MRV disse: 27 julho 2020
Olá Iani, como vai?

Para saber mais sobre reformas e modificações estruturais de seu MRV, recomendamos que você entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos seu contato!
ALINE FRANCIELE RIQUETE
ALINE FRANCIELE RIQUETE disse: 30 julho 2020
Boa tarde, Gostaria de saber qual tipo de Gás é utilizado nos apartamentos. GLP ou GN?
MRV
MRV disse: 03 agosto 2020
Olá Aline, como vai?

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV e explicar a sua dúvida para que possamos ajudá-la!
ALINE
ALINE disse: 30 julho 2020
Ola, eu alterei toda a parte de pedras e soleiras, porem estou na duvida se posso alterar a soleira a entrada do apartamento, aquela que ficana porta de entrada do meu apartamento para o hall, pois meu apartamento é térreo.
MRV
MRV disse: 03 agosto 2020
Olá Aline, como vai?

Por gentileza, pedimos que você entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV e explique a sua dúvida com mais detalhes para que possamos te ajudar da melhor forma possível.
Marcio
Marcio disse: 03 agosto 2020
Ola! É possível construir uma sacada em apartamentos que não têm sacada originalmente?
MRV
MRV disse: 03 agosto 2020
Olá Marcio, como vai?

Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV e informe a sua dúvida para que possamos te ajudar da melhor maneira possível. Aguardamos seu contato!

Paloma
Paloma disse: 07 agosto 2020
Gostaria de colocar rede de dormir em um dos quartos. É seguro?
MRV
MRV disse: 12 agosto 2020
Olá Paloma, como vai?

Como você precisará perfurar as paredes para instalar a rede, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato!

Caroline
Caroline disse: 11 agosto 2020
Olá, é possível inverter a posição da máquina de lavar com o tanque? Precisa de documentação para a mudança?
MRV
MRV disse: 12 agosto 2020
Olá Caroline, tudo bem?

Por se tratar de uma modificação estrutural em seu apartamento, recomendamos que antes de realizar o procedimento, você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato!
Laís
Laís disse: 11 agosto 2020
Olá boa noite, adquiri um apartamento no térreo com Giardino, que vem com gramado, gostaria de saber se pra colocar piso nessa área externa, eu preciso de ART?
MRV
MRV disse: 12 agosto 2020
Olá Laís, tudo bem?

Informamos que o ART é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada, nesse caso, fica a cargo do engenheiro contratado pelo cliente a emissão do documento, visto que ele será responsável pelas alterações.

Caso fique com alguma dúvida, sobre a necessidade ou não da emissão do documento, você deverá procurar o síndico para orientações, por ser um alinhamento com o condomínio.

Ressaltamos que no manual do proprietário, documento disponibilizado durante a entrega de chaves, existem as orientações das alterações que podem ser feitas na unidade. Lembrando que você deverá observar com atenção para não perder as garantias de cada item do seu imóvel. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV!
Jairlane
Jairlane disse: 11 agosto 2020
Oi, há possibilidade de diminuir o cano amarelo do gás? Como devo proceder?
MRV
MRV disse: 12 agosto 2020
Olá Jairlane, como vai?

Com relação a modificação ou mesmo remoção do cano de gás, nós não recomendamos a alteração. Para receber uma orientação mais precisa, por gentileza, entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato!
Tatiane
Tatiane disse: 23 agosto 2020
Adqueri um apto que ainda está em construção, gostaria que a pia da cozinha ficasse embaixo da janela. É possível fazer alguma modificação antes da entrega do apto?
MRV
MRV disse: 24 agosto 2020
Olá Tatiane, como vai?

Por se tratar de uma modificação no projeto de engenharia, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para verificar a possibilidade de mudança do local da pia de sua cozinha. Aguardamos o seu contato!
Gessyka Honorato
Gessyka Honorato disse: 16 setembro 2020
Boa Tarde ! Consigo adicionar uma porta no ambiente na fase de obra com acompanhamento do engenheiro da construtora ?
MRV
MRV disse: 22 setembro 2020
Olá Gessyka, como vai?

Para saber mais detalhes específicos sobre instalação adicional de porta ao seu apartamento, por gentileza, entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato!
Janaina
Janaina disse: 30 setembro 2020
Ola, tenho um AP da MRV e gostaria de trocar a pedra de ardósia do passa pratos é necessário ART só pra tirar essa pedra e colocar outra? Obrigada
MRV
MRV disse: 01 outubro 2020
Olá Janaina, como vai?

Informamos que o ART é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada, nesse caso, fica a cargo do engenheiro contratado pelo cliente a emissão do documento, visto que ele será responsável pelas alterações.  

Caso fique com alguma dúvida, sobre a necessidade ou não da emissão do documento, você deverá procurar o síndico para orientações, por ser um alinhamento com o condomínio.

Ressaltamos que no manual do proprietário, documento disponibilizado durante a entrega de chaves, existem as orientações das alterações que podem ser feitas na unidade. Lembrando que você deverá observar com atenção para não perder as garantias de cada item do seu imóvel.
ANDRE AQUILES BARBOSA DE ARAUJO ANDRE AQUILES
Olá, posso pintar ou adesivar as portas ?
MRV
MRV disse: 13 outubro 2020
Olá André, como vai?

Sim, você pode pintar a porta do seu apê, desde que obedeça o limite externo. Porque geralmente, a parte que fica visível para o corredor, é considerada área comum. Portanto, não é permitida mudança de cor. Mas se preferir, você pode consultar o síndico do seu condomínio. Ele saberá orientá-lo sobre a melhor opção para você de acordo com a Convenção do Condomínio!
Rafaelle
Rafaelle disse: 26 outubro 2020
Sou do térreo com área privativa, gostaria de saber se pode colocar churrasqueira fixa, aquelas que são feitas de tijolinhos????
MRV
MRV disse: 06 novembro 2020
Olá Rafaelle, como vai?

Neste caso, você precisará verificar a possibilidade de instalar esta churrasqueira com o Síndico do seu condomínio. Pois ele saberá informá-la sobre as regras de construção, decididas na convenção e regimento do condomínio!
Felipe
Felipe disse: 01 novembro 2020
Recém adquiri um apto no térreo com area privativa, mas como o único acesso é por dentro do quarto (péssima ideia) gostaria de saber se posso colocar uma porta dando acesso a area privativa por fora do apto e se isso pode ser incluído já na obra. Obs: meu apto é "de esquina".
MRV
MRV disse: 05 novembro 2020
Olá Felipe, tudo bem?

Por se tratar de uma reforma que irá modificar a estrutura original do apartamento, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato! 
Aline Corrêa
Aline Corrêa disse: 03 novembro 2020
Olá! Adquiri um apartamento 1 quarto PNE com área privativa. Posso colocar o tanque na área privativa, construir um banheiro onde é um hall e transformar o banheiro num segundo quarto?
MRV
MRV disse: 05 novembro 2020
Olá Aline, tudo bem?

Neste caso, as reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede, mudanças de cômodos do apartamento, abertura ou retirada de paredes e perfuração do teto, nónão recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validaçãcorreta.
Carla
Carla disse: 04 novembro 2020
Meu ap não veio com água quente para torneira da cozinha, eu posso solicitar a instalação para um profissional?
MRV
MRV disse: 09 novembro 2020
Olá Carla, como vai?

Para saber mais detalhes sobre reformas simples que você pode fazer em seu MRV, por gentileza, entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV e informe sua dúvida e solicitação para que possamos te ajudar melhor. Aguardamos o seu contato! 
Rejane
Rejane disse: 06 dezembro 2020
Olá vocês tem empresas parceiras que possam indicar, e que já são conhecedora do processo construtivo da MRV, e podem fazer as reformas dentro das regras do manual ? Financiei apto MRV m Fortaleza.
MRV
MRV disse: 07 dezembro 2020
Olá Rejane, como vai?

Ficamos felizes que você conquistou o seu apê com a MRV. Neste caso, não trabalhamos com empresas parceiras no setor da construção civil ou decoração. Mas você tem total liberdade em pedir indicação de amigos e parentes de profissionais de confiança para você realizar a reforma em seu apê!
Joelson
Joelson disse: 23 dezembro 2020
Bom dia! Sei que para fazermos reforma em muitos tipo de obra nos apartamento estruturais, exigem apresentação da ART ou RRT. Quando uma obra é realizada com esse documento (ART,RRT), eu perco a garantia da MRV? Tipo, se eu trocar um piso, mesmo sendo tudo realizado dentro das normas com apresentação ART ou RRT, eu vou perder a garantia da MRV?
MRV
MRV disse: 28 dezembro 2020
Olá Joelson, como vai?

Isso mesmo, qualquer reforma que você realize, é preciso apresentar o documento, ART, para garantir a legalidade de sua obra sob supervisão de um responsável técnico adequado. No entanto, mesmo que você apresente os devidos documentos, sim, a garantia será perdida, uma vez que você modificará as características originais entregues pela MRV. Já que não é uma intervenção direta realizada por nós por meio da nossa Assistência Técnica. Mas não se preocupe, se você seguir todas as regras de seguranças e indicadas pelo profissional contratado para executar seu projeto, a sua obra terá um resultado positivo e seu apê ficará do jeito que você deseja!
Cassio henrique
Cassio henrique disse: 30 dezembro 2020
Olá! Compramos um apto no residencial Órion em contagem/MG Neste empreendimento, não tem bancada e a pia fica na parede do fundo. Quero construir a bancada dividindo os ambientes de sala e cozinha transportando a pia para esta bancada. Posso quebrar o chão para receber a tubulação de esgoto da pia até a saída original?
MRV
MRV disse: 30 dezembro 2020
Olá Cassio, como vai?

este caso, reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em paredes e chão para ampliação do número de tomadas ou encanamento do apartamento, nónão é permitida a realização deste tipo de interferência. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. Em caso de duvidas deve ser previamente feita uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validaçãcorreta. 
Socorro Ferreira
Socorro Ferreira disse: 06 janeiro 2021
Boa tarde! Gostaria de saber se posso construir uma sala, um banheiro e um escritório na minha área aberta.
MRV
MRV disse: 08 janeiro 2021
Olá Socorro, como vai?

Para saber mais detalhes sobre quais modificações você pode fazer em sua Área Privativa, recomendamos que você converse com o síndico de seu condomínio. Ele poderá esclarecer todas as dúvidas e orientá-la com relação as normas da Assembleia Geral.
TAMIRIS
TAMIRIS disse: 06 janeiro 2021
OLA BOA TARDE ADQUIRI UM APE DA MRV POREM QUERO COLOCAR POR CIMA JA DO PISO EXISTENTE UM OUTRO PISO DE PORCELANATO (CHAO), E NA COZINHA RETIRAR O PISO QUE ESTA NA PAREDE APENAS E COLOCAR OUTRO. MINHA DUVIDA É SE É NECESSARIO RRT PARA ISSO ?
MRV
MRV disse: 08 janeiro 2021
Olá Tamiris, tudo bem?

Informamos que o ART é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada, nesse caso, fica a cargo do engenheiro contratado pelo cliente a emissão do documento, visto que ele será responsável pelas alterações. 

Ressaltamos que no manual do proprietário, documento disponibilizado durante a entrega de chaves, existem as orientações das alterações que podem ser feitas na unidade. Lembrando que você deverá observar com atenção para não perder as garantias de cada item do seu imóvel.

Helen Magalhães
Helen Magalhães disse: 08 janeiro 2021
Olá, gostaria de saber se posso trocar o batente da porta do banheiro? Pois a minha na primeira lavagem empenou...
MRV
MRV disse: 28 janeiro 2021
Olá Helen, tudo bem?

Pode sim. Apenas recomendamos que você verifique com seu Síndico horários de início e término de obras de acordo com as normas vigentes de seu condomínio! 
Luana Reis
Luana Reis disse: 11 janeiro 2021
Olá, adquiri um apê MRV térreo sem área privativa, todos os andares, exceto o térreo, possuem piso laminado. Gostaria de saber se posso colocar laminado nos quartos do meu apê, e se perco a garantia ou teria algum outro problema caso o fizer.
MRV
MRV disse: 12 janeiro 2021
Olá Luana, como vai?

Sim, você pode aplicar o piso laminado em cima do piso comum de cerâmica ou porcelanato do seu apartamento. Com relação a garantia ou a perda da mesma em casos de modificações, recomendamos que você acesse seu Manual do Proprietário para confirmar esta informação. Você pode acessá-lo em nossa Plataforma Meu MRV!
Bruno Teles
Bruno Teles disse: 13 janeiro 2021
Olá eu gostaria de saber se para colocar móveis planejados é necessário ART ou RRT?
MRV
MRV disse: 26 janeiro 2021
Olá Bruno, como vai?

Neste caso, recomendamos que você verifique esta informação em nossa central de Relacionamento com o Cliente, que está disponível por meio dPlataforma Meu MRV. Aguardamos seu contato!
Elaine Cristina de s Pereira
Elaine Cristina de s Pereira disse: 19 janeiro 2021
Olá!! Comprei um apartamento da Mrv a vista, não tem financiamento. Gostaria de trocar o piso do banheiro, mas a sindca falou que tenho que chamar um engenheiro para avaliar. Sendo térreo, só troca de piso, é necessário eu pagar um engenheiro para autorizar esse serviço?
MRV
MRV disse: 25 janeiro 2021
Olá Elaine Cristina, tudo bem?

Se esta for uma norma interna de seu condomínio, creio que será necessário sim o aval de um especialista. Já que o objetivo é sempre garantir a integridade do seu imóvel e dos demais em seu condomínio. Mas se você preferir, pode entrar em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente na Plataforma MRV e tirar todas as suas dúvidas!
MARIANA ANDRADE
MARIANA ANDRADE disse: 19 janeiro 2021
Boa noite, estou interessada em adquirir um imovel no terreo com quintal, porem na cozinha os pontos de hidraulica e de gas estao dispostos de forma que os projetos nunca ficam bons. Teria como mudar o ponto do gas para a area externa? Pois lá já existe pontos de hidraulicos e pensei em mudar a cozinha para a area que irei construir lá.
MRV
MRV disse: 25 janeiro 2021
Olá Mariana, tudo bem?

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato! 
jefferson placido batista
jefferson placido batista disse: 31 janeiro 2021
Boa tarde, posso colocar janela na sacada para fechar o ambiente? se sim eu perderia a garantia do imóvel, sendo ele adquirido recentemente.
MRV
MRV disse: 11 março 2021
Olá Jefferson, tudo bem?

Para obter mais informações detalhadas sobre a garantia de cada espaço do seu MRV, por gentileza, entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa página no Facebook MRV Responde ou pela Plataforma MRV. Aguardamos seu contato!
Kilber
Kilber disse: 02 fevereiro 2021
Bom dia! Tenho um quarto grande e gostaria de fazer uma suíte. É permitido esse tipo de obra em apartamento? Grato!
MRV
MRV disse: 02 fevereiro 2021
Olá Kilber, tudo bem?

O seu apartamento é um MRV? Caso seja, acredito que não será possível realizar este tipo de obra, uma vez que as nossas plantas inteligentes seguem uma padronização já pensada para atender as necessidades de cada pessoa. Caso não seja um MRV, acredito que você precisará consultar um arquiteto ou engenheiro para avaliar a obra para você!
Leonardo Molina
Leonardo Molina disse: 09 fevereiro 2021
Boa tarde, no apartamento MRV é possível colocar uma churrasqueira no lugar da pia (lavanderia)?
MRV
MRV disse: 10 fevereiro 2021
Olá Leandro, como vai?

Com relação a remoção de itens ou mudança de pontos de instalação hidráulica e elétrica em seu MRV, pedimos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da página MRV Responde no facebook e tirar suas dúvidas!
Suellen
Suellen disse: 22 fevereiro 2021
Olá. Desejo saber se posso trocar as portas dos quartos por portas de correr e a da área privativa tbm. Desde já, obrigada.
MRV
MRV disse: 10 março 2021
Olá Suellen, tudo bem?

Neste caso, como você deseja modificar o projeto original do seu apê para inserir uma porta de correr, recomendamos que você entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma MRV. Aguardamos seu contato! 
Jaiane Neres Gonçalves
Jaiane Neres Gonçalves disse: 22 fevereiro 2021
Bom dia! Adquiri um apartamento MRV pelo leilão da caixa, o apartamento vem com duas áreas privativas, gostaria de saber se posso subir o muro de uma das áreas e colocar uma laje?
MRV
MRV disse: 02 março 2021
Olá Jaiane, tudo bem?

Neste caso, não será possível realizar esta modificação em específico em sua área privativa. Porque, no projeto original do condomínio, foi previsto uma área sem cobertura total do espaço. Você pode optar por utilizar mesas com um ombrelone ou guarda-sol de mesa, mas fechar a área privativa e transformá-la em um cômodo anexo de seu apartamento, não é possível. Se tiver mais alguma outra dúvida sobre o assunto, recomendamos que você verifique com o síndico do seu condomínio quais as normas da Assembleia do Condomínio que permitem alterar a sua área privativa!
Mayla Regina Rathje
Mayla Regina Rathje disse: 27 fevereiro 2021
Posso furar a parede da cozinha para colocar armário embutido? Posso trocar a janela por folha de alumínio? E posso furar a parede para entrar o sinal da tv a cabo?
MRV
MRV disse: 10 março 2021
Olá Mayla, tudo bem?

Nós da MRV sempre recomendamos nossos vizinhos a procurarem orientação de um profissional de Engenharia ou Arquitetura antes de realizar suas reformas. Feito isso, eles poderão analizar as plantas, elétrica e hidráulicas de seu apê, já que certas perfurações podem causar problemas estruturais. De toda forma, recomendamos que você entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma MRV para obter mais informações sobre as mudanças que deseja realizar em seu apartamento.
Maria Fernanda
Maria Fernanda disse: 18 março 2021
Gostaria de saber se é possível trocar a posição da máquina de lavar com a do tanque? Ou seja, a instalação da máquina de lavar no lugar do tanque.
MRV
MRV disse: 19 março 2021
Olá Maria Fernanda, como vai?

Na MRV, não recomendamos que nossos clientes realizem modificações em seus apartamentos que vá mudar o projeto original. Pois, esse tipo de intervenção poderá causar danos ao seu apartamento e consequentemente implicar na perda da garantia do mesmo. Caso haja mais alguma dúvida sobre algum tipo de reforma que deseje fazer no seu apartamento, recomendamos que você verifiquei as opções no seu Manual do Proprietário. Este documento é o mais completo e poderá tirar todas as suas dúvidas!
Tiago
Tiago disse: 24 março 2021
Olá moro no 4 andar , que no caso é o último . O meu apartamento tem um passa prato em formato de janela . Eu queria deixar ele por inteiro , mas tem uma pequena parede , que não é viga e nem de sustentação e não tem nenhum ferro no meio , eu posso cortar ela fora O meu condômino é em São José dos Pinhais Cruzeiro do sul
MRV
MRV disse: 26 março 2021
Olá Tiago, como vai?

Os apartamentos da MRV possuem uma planta inteligente que foram projetadas a partir de um amplo estudo que levou em consideração as principais necessidades das famílias brasileiras. Por isso, toda e qualquer estrutura existente, precisa ser mantida para garantir a integridade do imóvel. Caso você modifique qualquer uma dessas características, perderá a garantia do seu imóvel.
Angela Patrícia
Angela Patrícia disse: 26 abril 2021
Olá bom dia. Adquiri o Kit acabamento da MRV. Minha dúvida é em relação a instação do granito e Cuba do tanque posso optar pela instalação deles na coluna onde fica o Shaft, para melhor aproveitamento do espaço para a lava e seca? Obrigada.
MRV
MRV disse: 30 abril 2021
Olá Angela, como vai?

Neste caso também será necessário você entrar em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente pela Plataforma MRV ou no facebook do MRV Responde e solicitar suporte para esse tipo de reforma em seu apê. Pois a sua intervenção precisa ser analisada por um membro da engenharia, para saber se é viável ou não.
Adrian
Adrian disse: 10 maio 2021
Vou colocar um piso sobre o piso q vem no apartamento e mudar de pia e colocar uma bancada , tem um tipo de problema ?
MRV
MRV disse: 27 maio 2021
Olá Adrian, tudo bem?
Só para gente entender aqui: o piso que você tem é o que veio no apartamento e você deseja colocar um vinílico auto colante? Se for, pode colocar sem problemas. Quanto a mudança da pia para uma bancada, em nossos apartamentos não recomendamos a mudança de pontos elétricos ou hidráulicos já previstos no projeto. Pois a mudança ou remoção desses itens pode resultar na perda da garantia do seu imóvel!
Ana
Ana disse: 23 maio 2021
Podemos colocar grade de segurança em todas as janelas?temos criancas e este é um item de extrema importância.
MRV
MRV disse: 06 julho 2021
Ei Ana, tudo bem?
Você pode realizar a aplicação de redes de segurança ou grades nas nas janelas de seu apartamento, assim como a instalação de vidros para fechar todo o espaço. Recomendamos que você verifique as especificações técnicas com o fornecedor do produto, para não haver uso incorreto do material. Lembre-se também de verificar com o síndico os dias com os horários permitidos para realizar sua reforma e com isso respeitar a lei do silêncio. 
Adriel Lopes de santana
Adriel Lopes de santana disse: 23 junho 2021
Olá gostaria de saber se e possível colocar um chuveiro de teto no apartamento ?
MRV
MRV disse: 08 julho 2021
Olá Adriel, como vai?
Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato! 
Claudia
Claudia disse: 06 julho 2021
Bom dia! Vou trocar o piso de meu apto mrv, pois estufou e quebrou a maioria do quarto e sala. Meu pedreiro disse que tem que retirar toda massa ate a Lage porque está esfarelando e oca, pode fazer isso? Meu apto tem 10 anos!
MRV
MRV disse: 08 julho 2021
Olá Claudia, como vai?
Tomando os devidos cuidados e respeitando as regras sobre obras e reformas de seu condomínio, não tem problema você realizar sua reforma. Uma vez que já está expirada a garantia do seu imóvel, pelo tempo de aquisição que você nos falou. Recomendamos apenas que você e o pedreiro que contratou tomem os devidos cuidados e respeitem as limitações de intervenções que podem ser feitas em um apartamento da MRV. Qualquer dúvida, você pode consultar o seu Manual do Proprietário ou tirar dúvidas em nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma MRV!
Camila
Camila disse: 30 setembro 2021
Boa noite! Posso alterar a voltagem da tomada da cozinha para 220V? Meu relógio é bifásico
MRV
MRV disse: 01 outubro 2021
Olá Camila, como vai?
Não recomendamos a mudança ou instalação de voltagem. Os apartamentos da MRV são projetados e padronizados de acordo com as normas e especificações técnicas locais para atender de forma segura os nossos clientes. Realizar este tipo de mudança pode causar risco à integridade de seu apartamento e de seus vizinhos, sem falar que esse tipo de modificação na estrutura do apê acarreta na perda da garantia do local modificado.
Felipe
Felipe disse: 10 outubro 2021
Gostaria de saber onde posso pegar a planta estrutural do meu apartamento MRV, estou olhando em vários lugares e não encontro.
MRV
MRV disse: 28 dezembro 2021
Olá, Felipe, como vai?
Neste caso você pode acessar a Plataforma MRV para ter acesso a sua Planta e a todos os documentos referentes ao seu MRV! 
Rejane
Rejane disse: 03 novembro 2021
Comprei um apartamento da MRV, Condomínio Mar de Paraty, em São Gonçalo, RJ. Pode colocar toldo nas janelas? Meu apartamento ficará de frente para o sol da tarde.
MRV
MRV disse: 11 novembro 2021
Olá Rejane, como vai?
Neste caso, você precisa verificar junto ao seu síndico a possibilidade de instalação do Toldo. Pois como ele ficará em área externa do seu apartamento, a mudança na fachada do condomínio precisa estar de acordo com as regras estabelecidas na Assembleia Geral de implementação do condomínio.
Vinicius
Vinicius disse: 05 janeiro 2022
Boa tarde, para poder colocar piso 3 d na parede da sala em parte uma parte pequena eu preciso de art?
MRV
MRV disse: 29 março 2022
Olá, Vinicius. Tudo bem?
Para aplicar a parede de gesso 3D, não é necessária a ART não!
Ana Flávia
Ana Flávia disse: 23 janeiro 2022
Olá, gostaria de saber se posso mudar o ponto da máquina de lavar para uma outra parede da cozinha. No caso a parede que já tem o tanque, e não a que está a pia. Obrigada.
MRV
MRV disse: 29 março 2022
Olá Ana Flávia. Tudo bem?
Não recomendamos a modificação de pontos de seu apê, pois por se tratar de paredes estruturais, não é permitido quebrar essas paredes e fazer novos pontos de ligações, seja hidráulico ou de cabeamentos de energia. Porque essas modificações podem ocasionar na perda da garantia do seu apartamento e no comprometimento da estrutura do prédio como um todo.
Monique
Monique disse: 24 janeiro 2022
Gostaria de saber se tem como coloca ar- condicionado e se tiver aonde consigo ver se meu empreendimento aceita?
MRV
MRV disse: 30 março 2022
Olá, Monique, como vai?
Para saber se seu apartamento pode receber a instalação de um aparelho de ar condicionado, você pode verificar em seu Manual do Proprietário todas as especificações do apê. Caso ele tenha, pode realizar a instalação nos pontos oferecidos pela MRV. Caso ele não tenha opção de instalação, você pode optar por utilizar um ar condicionado portátil ou climatizador de ar.
Karine souza de jesus
Karine souza de jesus disse: 07 fevereiro 2022
Posso comprar dois apartamentos e abrir uma porta na cozinha, atrás da geladeira dando acesso a outro apartamento?
Karine souza de jesus
Karine souza de jesus disse: 07 fevereiro 2022
Posso comprar dois apartamentos e abrir uma porta na cozinha, atrás da geladeira dando acesso a outro apartamento?
MRV
MRV disse: 29 março 2022
Olá, Karine. Tudo bem?
Os apartamentos da MRV não permitem esse tipo de reforma, pois se trata de uma construção com paredes estruturais. Se você remover uma das paredes de qualquer cômodo, colocará em risco toda a integridade do prédio.
Bruno Costa
Bruno Costa disse: 05 abril 2022
Adquiri uma cobertura duplex da MRV com área privativa. Posso expandir a área coberta quebrando uma parede mas mantendo as colunas, e expandir o tamanho da área coberta com paredes de vidro pra não forçar a estrutura dos andares abaixo?
MRV
MRV disse: 05 abril 2022
Olá, Bruno. Tudo bem?

Neste caso, não recomendamos a intervenção nas paredes do cômodo de seu apartamento. Lembrando que os imóveis da MRV são construídos em alvenaria autoportante e não podem sofrer esse tipo de modificação estrutural. Pois, ao fazer isso, você comprometerá toda a integridade do prédio.
ketyleen
ketyleen disse: 14 abril 2022
Boa noite, adquiri um apartamento no edificio chapada das rosas em cuiabá, gostaria de saber para quais casos se faz necessário um projeto técnico, quero somente aumentar a pia da cozinha. Consegue me esclarecer?
MRV
MRV disse: 19 abril 2022
Olá, ketyleen. Tudo bem?
Bem, neste caso você pretende ampliar o tamanho da pedra da pia, estendendo até a área da lavanderia ou adicionar uma cuba a mais na pia? Porque dependendo de qual for a mudança, creio que não será possível alterar a estrutura que já foi entregue. Mas para ter certeza de que seu projeto se enquadra nas possibilidades oferecidas pelos imóveis da MRV, recomendamos que você consulte o Manual do Proprietário, que pode ser acessado pela Plataforma MRV.
Mariana Dias
Mariana Dias disse: 26 abril 2022
Boa Tarde, meu apartamento é no condomínio *ED RESIDENCIAL GENOVA. E gostaria de saber se posso fazer novos pontos de tomada na cozinha ?
MRV
MRV disse: 02 maio 2022
Olá, Mariana. Tudo bem?
Neste caso não é possível. Pelo fato da estrutura dos apartamentos da MRV serem autoportantes, você não pode quebrar a parede para realizar as ligações. Recomendamos que busque uma solução alternativa com um engenheiro ou arquiteto de sua confiança para que consiga obter mais tomadas na sua cozinha que não envolvam algum tipo de modificação estrutural. Este tipo de intervenção pode colocar a integridade do seu imóvel e dos demais em risco.
Isabella
Isabella disse: 02 maio 2022
É possível fazer instalação de banheira de hidromassagem no banheiro da suíte? Pela metragem sei que é possível a instalação mas quanto a estrutura não tenho conhecimento, vi que são aproximadamente 200kg a banheira cheia.
MRV
MRV disse: 02 maio 2022
Olá, Isabella!
Neste caso, não é permitida a instalação de banheira ou jacuzzi. O motivo é que a estrutura do cômodo pode não comportar o peso total do recipiente (banheira ou jacuzzi) cheios somado ao o peso de quem o utilizará.
Camila
Camila disse: 19 maio 2022
Olá. Comprei um imóvel MRV que vai entregar ano que vem. Gostaria de saber se pode furar as paredes para colocar armários na cozinha e banheiros. Nos quartos também poderia furar as paredes para armários e prateleiras? Grata
MRV
MRV disse: 20 maio 2022
Olá Camila, tudo bem?
Ficamos felizes em saber de sua nova conquista. Para te ajudar neste momento tão especial, temos este post aqui falando tudo sobre armários planejados. Mas respondendo sua dúvida, pode sim! Recomendamos apenas que você alerte o profissional que irá contratar para que ele respeite os limites permitidos pela planta do seu apê, ao instalar os armários.
Stefanie Lorencini
Stefanie Lorencini disse: 27 maio 2022
Gostaria de saber se posso colocar a maquina de lavar na mesma parede do tanque. Nesse caso não seria necessário abrir pontos de eletrica ou hidraulica. Porq ambos os lados tem entrada e saida de agua
MRV
MRV disse: 06 junho 2022
Olá, Stefanie. Como vai?
A princípio, pode sim. O que você precisa observar é se a máquina de lavar caberá no espaço onde deseja colocar. Porque o contrário não seria possível você realizar intervenções para ampliar o espaço ao remover parte da bancada da cozinha ou modificar as instalações elétricas e hidráulicas.
Ronan Martins Saraiva
Ronan Martins Saraiva disse: 31 maio 2022
Boa tarde! Comprei um AP MRV, com previsão de entrega para Dezembro/22 Plaza Norte, Bairro Juliana em BH. Gostaria de saber, como faço para confirmar antes da vistoria, se o KIT VIP, está sendo colocado no imóvel? Outro ponto, se posso colocar uma churrasqueira na área privativa?
MRV
MRV disse: 01 julho 2022
Olá, Ronan, tudo bem?
Para saber o andamento da obra e conferir a aplicação do seu Kit na Obra no seu apê, basta acessar nossa Plataforma MRV. Lá você encontrará as soluções que precisa, desde Segunda Via de Boleto, solicitação de Assistência Técnica e muito mais!
Keila
Keila disse: 16 julho 2022
Olá na planta do meu AP mostra que o fogao está do lado da geladeira gostaria de saber se posso mudar ele de lugar.no caso por a pia perto da geladeira e o fogão onde seria a pia?
MRV
MRV disse: 12 setembro 2022
Olá, Keila!
Neste caso, não recomendamos a mudança de posição entre a pia e o fogão de lugar. Pois as ligações elétrica e hidráulicas não podem ser alteradas e nem terem a parede perfurada para serem modificadas.
Vinicius
Vinicius disse: 09 agosto 2022
Adquiri um empreendimento em Mogi das Cruzes (Morada Mineira), recebi um email com a informação de que algumas parede são de DryWall, sendo assim, posso fazer alterações, mover ou te mesmo remover alguma delas ?
MRV
MRV disse: 20 setembro 2022
Olá, Vinicius. Tudo bem?
Para saber mais detalhes sobre reformas estruturais com paredes em Drywall, voc
ê pode entrar em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde em nossa Plataforma MRVpara tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos seu contato! 
Denise
Denise disse: 15 agosto 2022
Gostaria de saber se é possível colocar rede no apartamento da MRV.
MRV
MRV disse: 20 setembro 2022
Neste caso, Denise, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma MRVpara tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório