Quais são as melhores cidades do Brasil para criar filhos? | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Quais são as melhores cidades do Brasil para criar filhos?

21 junho 2018

A escolha do lugar para morar, construir uma família e criar os filhos é uma decisão importante, e que influencia muito na qualidade de vida. As melhores cidades do Brasil para viver têm como características boa infraestrutura, serviços de saúde e educação adequados e áreas verdes.

Entretanto, também é preciso atender às necessidades específicas de cada um. Se você quer realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel, por exemplo, procure optar por cidades que disponibilizam uma grande variedade de imóveis.

Por outro lado, quem tem ou planeja ter filhos precisa ficar atento a outros aspectos, como a segurança do município. Enfim, são inúmeros os fatores que podem pesar na hora de tomar uma decisão sobre a cidade para morar.

Para ajudar você a fazer a escolha certa, vamos explicar como decidir qual é o lugar ideal para criar os filhos, a relação das melhores cidades do país e por que esse é um dos critérios a serem considerados na hora de comprar um imóvel.

Como escolher o lugar para criar os filhos?

Um dos itens mais importantes para definir o lugar ideal para criar os filhos é a questão da segurança. Porém, como saber se um local é seguro ou não?

A melhor maneira de descobrir isso é visitando o município e, se possível, conversando com alguns moradores. Outra forma é procurar se informar por meio de pesquisas na internet, tanto em sites de notícias quanto do governo (por exemplo, acessando as páginas oficiais da prefeitura).

Além disso, para ser considerada uma das melhores cidades do Brasil, a região deve ter infraestrutura e transporte público adequados. Os sistemas de saúde e educacional também precisam ser de qualidade. Esses são fatores importantes a serem considerados, principalmente para quem tem ou planeja ter filhos.

Quais são as melhores cidades do Brasil?

Agora que você já compreendeu quais os pontos que devem ser avaliados para a escolha do local para morar e criar os filhos, separamos três cidades que se destacam por proporcionar ótima qualidade de vida aos seus moradores. Confira abaixo:

1. Maringá

De acordo com um levantamento feito pela consultoria Macroplan, Maringá foi considerada a melhor cidade grande do país para viver. Ela está localizada no norte do Paraná, a cerca de 430 quilômetros de Curitiba, a capital do estado.

Arborizada e planejada, a cidade tem como diferenciais a boa qualidade dos sistemas de saneamento e saúde. O local oferece a quinta maior cobertura de pré-natal do país, um dado bastante importante para quem pretende ter filhos.

Maringá também se destaca no quesito educação, pois tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBs) do Ensino Fundamental I na rede pública. A cidade tem, ainda, instituições particulares com bons preços. Para a pré-escola, por exemplo, a mensalidade é, em média, de R$ 640, segundo indicação do site Custo de Vida.

A cidade conta com boas oportunidades para quem deseja comprar o primeiro apartamento. Na região próxima ao Parque do Japão, existem imóveis de 47,86 metros quadrados com dois dormitórios. Como diferencial, os condomínios geralmente oferecem salão de festa, espaço fitness e gourmet e playground infantil.

2. Florianópolis

Famosa por suas belezas naturais, Florianópolis também é conhecida por proporcionar uma excelente qualidade de vida aos moradores. A capital do estado de Santa Catarina ocupa lugar de destaque entre as cidades mais desenvolvidas no país, conforme ranking do Índice de Desenvolvimento Humano(IDH).

Por conta das ótimas condições que oferece para o desenvolvimento das crianças, ela foi avaliada como o melhor lugar para criar os filhos, de acordo com levantamento divulgado pela Exame. O estudo mostrou que a região tem educação de qualidade e uma economia em expansão.

Para quem gosta de praia, Florianópolis e seus arredores têm muitos apartamentos disponíveis e próximos da costa catarinense. Sala com dois ambientes, cozinha americana, lazer completo e vista para a Mata Atlântica são características de alguns dos imóveis da região.

3. Jundiaí

Aproximadamente a 57 quilômetros da capital paulista, Jundiaí é uma das melhores cidades do Brasil para viver e criar os filhos. A região é ideal para quem busca morar em um lugar mais sossegado, mas que ao mesmo tempo ofereça boa infraestrutura e serviços de saúde e educação de qualidade.

O desenvolvimento econômico é uma questão que deve ser ponderada na hora de escolher onde morar com a família. E, felizmente, essa é outra qualidade marcante de Jundiaí. A cidade e seus arredores atraem cada vez mais empresas de tecnologia, o que, consequentemente, gera mais oportunidades de emprego para seus moradores.

Para se ter uma ideia, a região já chegou a superar os marcadores de crescimento econômico do país e do estado de São Paulo. Em 2015, Jundiaí foi a sétima economia paulista, somando um PIB de R$ 36,62 bilhões.

Por que esse critério influencia na compra do imóvel?

Depois de conhecer as melhores cidades do Brasil para viver e criar os filhos, é necessário entender por que esse fator influencia na compra da casa própria.

A primeira razão é com relação ao dia a dia. Mesmo que o apartamento escolhido seja perfeito e atenda a todas as necessidades que você e sua família têm, se a região não oferecer condições razoáveis de convivência será difícil cumprir com atividades rotineiras.

Isso inclui levar os filhos para a escola, utilizar ônibus ou metrô para ir ao trabalho ou utilizar os serviços de um determinado hospital. Uma cidade em que a falta de segurança prevalece pode afetar negativamente a qualidade de vida da família, gerando preocupação e aumento do estresse.

Além disso, a cidade impacta diretamente na valorização do imóvel. Apartamentos construídos em regiões que estão em plena expansão, por exemplo, podem valer muito mais no futuro. Consequentemente, isso valoriza o patrimônio do proprietário.

Como visto, conhecer quais são as melhores cidades do Brasil é importante para quem deseja criar os filhos em um local que ofereça boas condições para viver. Também é um fator essencial para analisar analisado na hora de comprar um imóvel na planta ou pronto.

Gostou do artigo? Então, deixe um comentário e conte quais são os outros pontos que você leva em consideração para realizar o sonho da casa própria. Até mais!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório