Na hora de reformar ou montar o novo lar, uma dúvida comum é a escolha do melhor piso para apartamento. Mais do que a parte estética, é essencial considerar os usos dos ambientes, as preferências dos moradores e alguns quesitos técnicos. De maneira geral, busque sempre pisos de qualidade, que tenham alta durabilidade, e se preocupe com a instalação adequada, considerando as características de cada material.

melhor piso para apartamento 1

Tipos de piso para apartamento

O melhor piso para apartamento é aquele que está de acordo com a sua intenção decorativa, com o espaço e com os usos do ambiente, considerando a preferência dos moradores. Por isso, conhecer as opções disponíveis no mercado é essencial.

Porcelanato

piso porcelanato é um dos que mais fazem sucesso atualmente, afinal, apresenta alta qualidade e confere elegância ao ambiente. Além disso, pode ser usado em diferentes cômodos, já que existem versões com e sem texturas, acabamento fosco, acetinado ou com brilho e até opções que imitam materiais orgânicos, como madeira e pedras naturais.

Piso cerâmico

O piso cerâmico também é uma escolha tradicional. Ele é produzido a partir da prensagem da argila úmida peneirada e pode ser usado em ambientes internos e externos, como varandas, já que existem diversas versões, inclusive de piso antiderrapante para áreas úmidas.

Assim como o porcelanato, a cerâmica é bem fácil de limpar e não exige cuidados extras com a manutenção, pois é mais resistente à água que o anterior e não mancha com facilidade.

Piso vinílico

O piso vinílico também tem caído nas graças dos brasileiros. Embora tenha uma aparência semelhante ao piso laminado de madeira, o vinílico é produzido a partir de PVC. A instalação também é mais simples, necessitando apenas de uma superfície nivelada. Além do apelo estético, o piso vinílico oferece vantagens, como conforto térmico e acústico, e ainda é resistente à manchas. No entanto, ele não deve ser usado em áreas úmidas.

Piso laminado

Para quem aprecia piso de madeira, escolher o piso laminado é uma ótima opção. Produzido em HDF (painel de madeira de alta densidade), deixa os ambientes mais aconchegantes e sofisticados. Contudo, em apartamentos, o laminado pode produzir mais ruído e é mais fácil de riscar, por isso não é recomendado para quem tem crianças e pets. Ele também não pode ser instalado em áreas molhadas, como cozinha e banheiro.

Cimento queimado

Quem prefere um estilo mais rústico ou industrial pode investir no cimento queimado. Feito a partir da mistura de cimento, areia e água e finalizado com pó de cimento, tem como vantagens a facilidade de aplicação e o custo mais baixo. Contudo, não é indicado para áreas úmidas, como banheiro, cozinha ou varandas, porque pode escorregar.

Ladrilho hidráulico

Se você busca criar um ambiente cheio de estilo e charme, o ladrilho hidráulico é uma boa opção, pois oferece variação de estampas e é produzido de maneira artesanal – por isso também tem o custo mais elevado.

Pedras naturais

Por fim, existem as opções de pedras naturais e mosaicos, como o mármore e o granito, que são elegantes e sofisticadas, podendo ser usadas em vários ambientes, internos e externos. Mas é preciso cuidado, já que podem ser escorregadias.

Além disso, o mármore, por exemplo, tem baixa resistência a impactos e soluções ácidas, manchando com facilidade. O granito, por sua vez, é mais barato que o mármore, mais fácil de limpar e mais resistente, podendo ser usado em espaços com fluxo maior de pessoas. Hoje é possível encontrar porcelanatos que recriam perfeitamente as pedras naturais, trazendo ainda mais facilidade de manutenção para quem gosta desse estilo.

Carpete

O carpete, por sua vez, é uma opção que traz aconchego, sendo usado em quartos e salas de TV. A vantagem é principalmente o conforto térmico, além de ser um bom isolante acústico. No entanto, ele não deve ser usado em áreas úmidas e é mais difícil de limpar, por isso é desaconselhável para pessoas alérgicas ou animais de estimação.

Dicas para apartamentos pequenos

A preocupação com a escolha do piso para apartamento pequeno deve ser ainda maior do que para lugares grandes. Afinal, há peças capazes de ampliar ou reduzir visualmente os espaços.

Alguns truques podem ajudar. Uma das principais dicas é optar por pisos de tonalidades claras, que não contam com muitos traçados. Esses tipos refletem a luz e ajudam a dar a sensação de que o espaço é maior. Outra ideia é usar o mesmo piso em todos os ambientes. Assim, não haverá uma “divisão” no olhar, dando a sensação de continuidade e fazendo o apartamento ficar visualmente mais amplo.

Os pisos porcelanatos e cerâmicos são muito indicados nesse sentido, já que podem ser usados até mesmo em áreas úmidas e molhadas, como banheiros e cozinhas. Se você preferir o piso vinílico, a dica é optar por modelos específicos para cozinhas.

Como escolher piso?

Vale lembrar de conferir também outros detalhes para saber como escolher o piso correto. O primeiro passo é definir em qual ambiente ele será instalado, considerando dimensões e usos.

Na cozinha e banheiros, por exemplo, eles precisam ser mais resistentes, duráveis e fáceis de limpar, sem sofrer com manchas ou água, como é o caso dos porcelanatos e cerâmicos. Já os pisos para sala precisam ser confortáveis e bonitos, pois esse é o cômodo onde recebemos visitas e reunimos a família, enquanto, nos quartos, vale optar por pisos mais aconchegantes.

Lembre-se ainda de conferir a resistência do material e o conforto térmico que ele oferece, pensando nas condições climáticas de onde você mora.

Já se você tem crianças ou pets, não deixe de considerar a facilidade de limpeza e manutenção, a durabilidade e o quanto ele é seguro. Materiais lisos, por exemplo, podem fazer os cachorros escorregarem ao brincar pela casa.

Com essas dicas e o seu estilo próprio, o melhor piso para o seu apartamento está garantido!