Fazer a decoração de quartos de irmãos é algo que exige bom senso e noção de equilíbrio. Isso significa evitar excessos e não caracterizar o ambiente a ponto de fugir do gosto de uma das crianças.

A melhor saída é investir em decorações neutras nas paredes e no mobiliário, usando itens como almofadas, adesivos e objetos pessoais no momento de personalizar cantos específicos. “Mesmo os pequenos sendo de idades ou até mesmo sexos diferentes, é fundamental apostar em peças unissex que não desagradem nenhum dos lados”, afirma a arquiteta do Studio SM2 Agnes Manso.

quarto de irmãos 1

Além de pensar em cores neutras e peças unissex, a estratégia de personalizar o ambiente para cada um dos filhos não deve ser negligenciada. Afinal, o quarto é o cantinho mais pessoal da casa. Contudo, isso deve ser muito bem planejado, pois a harmonia geral deve se fazer presente.

O desafio é ainda maior quando de se trata de quarto de gêmeos. Pois, nestes casos, a tendência de tentar “equalizar” o ambiente é ainda maior, embora seja extremamente importante observar, respeitar e valorizar a identidade de cada irmão.

Apesar de ser uma tarefa complexa, com algumas dicas, decorar quarto compartilhado entre irmãos pode ser até uma oportunidade para se profundar nas preferências das crianças. Se elas já forem maiorzinhas, convide-as para participar do processo. Durante a experiência você pode ter chance de trabalhar comportamentos importantes para o desenvolvimento deles, como negociação, escuta ativa, flexibilidade, respeito, empatia e até a importância de ceder em alguns momentos.