Quer cuidar do imóvel sem estresse? Confira nossas dicas!  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Quer cuidar do imóvel sem estresse? Confira nossas dicas!

29 setembro 2017

Quem trabalha sabe que manter a casa arrumada é um grande desafio. Porém, ao contrário do que muitos pensam, é possível cuidar do imóvel sem estresse mesmo com pouco tempo disponível: a chave é ter organização.

O primeiro passo para isso é abandonar os maus hábitos. Deixar a pia suja, adiar a limpeza ou tentar fazer tudo de uma vez são os principais erros que você deve evitar para manter sua casa sempre aconchegante.

Quer descobrir alguns dos maiores segredos para manter a casa sempre organizada e bem cuidada? Nós te contamos 5 deles a seguir!

Organize melhor o seu tempo

É comum ouvirmos alguém dizer que não tem tempo para nada — e todos nós sabemos que manter uma rotina de trabalho e outros afazeres realmente não é fácil. No entanto, é sempre possível separar algum tempinho para fazer uma coisa ou outra.

Se você sente que não tem esse "tempinho", é porque provavelmente está organizando mal o seu tempo. Sabe aquela hora que perdemos respondendo às mensagens no WhatsApp? Ou mesmo o período em que gastamos tempo assistindo à televisão até a hora de dormir? 

Uma pequena parte desse momento já pode ser suficiente para você organizar a casa. Algumas técnicas de organização sugerem, por exemplo, que se separe 15 minutos por dia para ordenar um cômodo ou parte do imóvel, como a sala de estar ou o quarto. 

Se é possível organizar a casa aos poucos separando tão pouco tempo por dia, não dá mais para usar a desculpa da falta de tempo, não é mesmo? 

Mantenha a casa limpa 

Parece difícil manter a casa limpa, mas não é. O segredo está em atentar-se ao básico. Uma maneira de cuidar do imóvel sem estresse e ter sempre a sensação de casa organizada é conservar os pontos centrais do seu lar arrumados, como a pia, por exemplo. Em vez de deixar a louça acumular durante o dia, o ideal é lavá-la logo depois de usá-la. 

Além disso, você pode separar, pelo menos, 2 dias na semana para varrer a sala de estar, a cozinha e o corredor. Fazer uma limpeza rápida no banheiro, 1 ou 2 vezes por semana, também pode ajudar. 

Planeje uma semana de limpeza na casa

O segredo, de verdade, para cuidar do imóvel sem estresse é apostar na agenda. Quando bem utilizada, ela pode ser uma grande aliada de toda a família, principalmente daquela que está começando! 

Por isso, delimite os dias da semana para as tarefas que precisam ser cumpridas — as que não podem ser complicadas e precisam ser rápidas de fazer. Por exemplo, de acordo com sua agenda, na sexta-feira, você pode separar as roupas sujas e colocá-las para lavar. Já de segunda a quarta, você pode reservar 15 minutos para varrer a casa. 

Delegue tarefas para cuidar do imóvel sem estresse

Mais importante do que organizar é saber separar as tarefas entre os moradores. Afinal, deixar apenas uma pessoa cuidando da casa é bem complicado. Por esse motivo, é essencial que todos saibam o seu papel. Se um lavar os pratos durante a manhã, o outro pode lavar após o jantar, e assim por diante, sem se esquecer de economizar água no processo. 

Deixe as expectativas de lado

Ainda que manter a casa sempre limpa seja uma das tarefas mais importantes — e complicadas — da vida adulta, achar que ela sempre estará impecável é ilusão.

Nem mesmo se você abandonar o emprego ou investir em um imóvel pequeno será capaz de mantê-la sempre cheirosa. Ainda assim, é importante que você entenda que não existe motivo para ficar frustrado se os cômodos não estiverem organizados. 

Portanto, deixe de lado as grandes expectativas e foque seus esforços para manter o básico limpo. No início, pode ser que isso seja difícil, mas você poderá organizar aos poucos sua rotina, para que essas práticas se tornem possíveis. 

E aí, está pronto para cuidar do imóvel sem estresse? Gostou desse post e quer receber outros conteúdos exclusivos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas para cuidar do imóvel, organizar sua casa e muito mais!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório