Residencial Parque Atacama, em Araraquara, está implementando escola de alfabetização | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Residencial Parque Atacama, em Araraquara, está implementando escola de alfabetização

19 setembro 2013

Sondagem mostrou que muitos trabalhadores querem voltar aos estudos



Grande parte dos trabalhadores da construção civil tem pouca qualificação, baixa escolaridade e geralmente adquiriram o pouco aprendizado que possuem na prática. Seja por falta de oportunidade, tempo ou condições, há pesquisas que indicam que esse profissional frequentou muito pouco, ou nada, os bancos escolares. Na tentativa de modificar esse quadro, no último dia 28 de agosto, foi realizada, nas obras do residencial Parque Atacama, em Araraquara, uma sondagem para identificar o interesse dos trabalhadores em retomar os estudos. O resultado foi surpreendente. Nesse primeiro momento, já há 20 alunos confirmados para as aulas.


Essa primeira experiência foi muito boa, pois pudemos conhecer melhor as dificuldades de cada um. Percebemos que tarefas simples, como ter acesso ao transporte público, às vezes fica prejudicada e muito mais difícil por causa da falta de alfabetização”, explica o coordenador de Obras da MRV Engenharia e responsável pelo projeto, Luciano Henrique Berto.


As aulas já têm previsão de início, dia 8 de outubro, e o curso tem duração de seis meses. O objetivo é aumentar o nível de escolaridade dos trabalhadores da construção civil, referente aos primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) e aperfeiçoar seus conhecimentos relativos à língua portuguesa e à matemática.


De acordo com o coordenador Luciano Berto, a iniciativa veio pela percepção de que os trabalhadores precisavam de um incentivo para voltar, ou mesmo começar, a estudar. “Queremos diminuir, ou até mesmo acabar com o analfabetismo na obra. Isso é essencial para o aumento da autoestima do trabalhador e para seu desenvolvimento integral”, afirma. As aulas são uma parceria da MRV Engenharia com o Sinduscon e o SESI, este último, também o responsável pela emissão do certificado do curso.

Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório