Revestimento em 3D: uma ótima opção para quem busca por modernidade

03 abril 2020

17 comentários
Parede de fundo do quarto de casal decorada com revestimento 3D

Tendência de decoração, o revestimento 3D garante mais beleza e praticidade aos ambientes. Ele cria efeitos de volumetria nos espaços e alia estética e funcionalidade à decoração!

Por isso, seu uso tem sido cada vez mais adotado no mundo da decoração. Com inúmeros formatos, cores e tamanhos, o revestimento 3D pode ser inserido em diversos ambientes, tanto internos quanto externos.

Neste post, falamos dos benefícios de usar esse tipo de acabamento e citamos os principais tipos de revestimento 3D. Vamos lá?

Por que o revestimento 3D é uma tendência?

Tendência de decoração, o revestimento 3D vem sendo muito utilizado por causa do efeito de sofisticação e beleza que causa nos ambientes. Ele pode ser aplicado em ambientes de todos os tamanhos, pois é bastante versátil e tem vários formatos, tamanhos, tipos, texturas e volumetrias.

Quando há uma iluminação focada, por exemplo, você tem nuances e cria um efeito de luz e sombra. Trabalhar com o 3D significa ter a possibilidade de aliviar o espaço em relação à quantidade de móveis, conferindo o efeito de volumetria ao ambiente sem comprometer a circulação daquele local.

Quando um ambiente está montado com móveis e adornos de muitas linhas retas, a volumetria com detalhes abaulados e curvos traz uma forma mais orgânica e deixa o espaço menos impessoal.

Onde esse tipo de revestimento pode ser usado?

Para a arquiteta Simone Rocha, o revestimento 3D pode ser usado em partes da casa que ficam mais escuras ou acumulam umidade, sendo um ótimo recurso para evitar infiltrações sem dar aspecto de ambiente de serviço.

No caso dos banheiros, por exemplo, o revestimento 3D pode ser um ótimo aliado para garantir um visual totalmente diferente, mas sem deixar de lado a praticidade de limpeza e a proteção da parede.

Quais os cuidados a serem tomados na hora de escolher o tipo de revestimento?

Mas Simone Rocha alerta: é preciso saber escolher o revestimento, avaliando a composição dele junto às demais peças, pois o visual pode mudar bastante quando a instalação do conjunto é feita. O ideal é encontrar um revestimento que disfarce bem as emendas entre as peças gerando um aspecto mais homogêneo e monolítico à parede.

É importante observar a proporção entre o tamanho da parede a ser coberta e o tamanho das peças escolhidas. Leve em consideração, também, o tamanho e a iluminação do ambiente, pois quanto menor e/ou mais escuro, mais suaves devem ser os movimentos 3D dos revestimentos para não ficar cansativo nem gerar a sensação de confinamento.

Quais são os principais tipos de revestimento 3D?

Gesso

O revestimento 3D é encontrado em placas de gesso. Além de barato, o gesso é leve e pode ser usado na cor original ou pintado da cor que você desejar, o que garante muitas possibilidades.

Esse tipo de material tem um ótimo custo-benefício, mas não pode ser aplicado em áreas externas, nem cozinha e banheiro. Isso porque o gesso não é resistente a água e quebra facilmente. No mais, adquire manchas com facilidade e, por isso, a pintura deve ser retocada frequentemente.

Cimento

O revestimento 3D em cimento é feito a partir de concreto. Ele tem forma de placas que reproduzem texturas que se assemelham a elementos da natureza, como rochas e ondas, em cores variadas. Esse tipo de acabamento pode ser instalado tanto na parte interna quanto externa da casa.

Azulejos

Os azulejos 3D são excelentes materiais para serem utilizados em cozinhas, banheiros, lavanderias, fachadas, painéis de sala e em outros ambientes da casa. Podem ser encontrados em cores e formatos diferentes, figuras geométricas e estampas florais.

Papel de parede

O papel de parede é um material excelente para criar um efeito 3D, deixando o ambiente muito bonito e aconchegante. Mas, para aplicar o material, a superfície deve estar limpa e sem imperfeições. A desvantagem do papel de parede é que ele não pode ser utilizado em áreas externas, por motivos óbvios.

Adesivos autocolantes para paredes

Os adesivos autocolantes são mais fáceis de serem aplicados e também têm um custo mais baixo que outros revestimentos, como azulejos e porcelanato. Podem ser aplicados pelo próprio morador e são encontrados em diversas cores e formatos. No entanto, não devem ser utilizados em ambientes externos e úmidos.

Porcelanato

O porcelanato é um material nobre, muito utilizado em paredes e pisos. Apesar de seu uso ser mais comum em banheiro e cozinha, esse tipo de revestimento pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa, inclusive na área externa. Isso porque é um material muito resistente, durável e fácil de limpar. Além disso, o acabamento da casa fica maravilhoso!

Alumínio

O revestimento 3D de alumínio é semelhante a pastilhas de inox e pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Por ser um material adesivado, sua instalação é simples, mas o efeito é muito bonito. Além disso, seu acabamento escovado impede o reflexo da luz.

Esses são os principais tipos de revestimento 3D existentes no mercado. Apesar de terem custos e indicações diferentes, todos deixam sua casa com um ar de sofisticação, classe e aconchego. Mas lembre que, para o ambiente ficar bonito, o revestimento deve combinar com o restante da decoração da casa.

E aí, gostou de nossas sugestões sobre revestimento 3D e quer receber novas dicas sobre decoração? Então assine nossa newsletter que enviaremos novidades diretamente para seu e-mail.

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Jussara
Jussara disse: 10 abril 2020
Amei as fotos. Pretendo colocar no meu ap.
MRV
MRV disse: 14 abril 2020
Olá Jussara, como vai?

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso post. Por isso, a convidamos a acompanhar sempre o Blog da MRV. Assim você ficará por dentro de todas as novidades sobre decoração, organização, dicas financeiras e domésticas!
Tania Casotto
Tania Casotto disse: 11 abril 2020
Gostaria de ideia com revestimento 3d pra parede com umidade pra quarto de casal
MRV
MRV disse: 14 abril 2020
Olá Tania, como vai?

Você pode optar em fazer em sua parede qualquer um dos exemplos mostrados nas fotos do post. Ou então, uma boa solução para você que tem parede com umidade aparente é optar em pintar a sua parede com a cor de cimento queimado. Mas se preferir algo mais elaborado, pode também fazer uma parede com textura. As duas opções podem te ajudar a disfarçar aquela mancha que fica na pintura por conta da umidade. O que me diz?
Sandra F Teixeira
Sandra F Teixeira disse: 11 abril 2020
Gostei muito da matéria
MRV
MRV disse: 14 abril 2020
Olá Sandra, tudo bem?

Ah, que bom que você gostou das nossas dicas sobre Revestimento 3D. Saiba que aqui no Blog da MRV sempre temos conteúdos ricos que poderão te ajudar muito, além de dicas domésticas, de finanças, de decoração e organização. Por isso, não se esqueça de assinar a nossa News para receber em primeira mão as nossas novidades!
Rafael
Rafael disse: 13 abril 2020
Tenho uma parede relativamente grande mais ou menos 4 metros... Porem tenho um pouco de humidade na extremidade do lado direito ... De tempos em tempos tenho que retocar. Qual sugestão de revestimento???
MRV
MRV disse: 14 abril 2020
Olá Rafael, tudo bom?

Antes de pensar no tipo de revestimento que irá usar, pense em como deseja executar o projeto, só assim saberá escolher o melhor. Agora, como você possui uma parede com umidade, você precisa apenas tomar o cuidado de impermeabilizar o espaço da parede onde irá receber o revestimento, principalmente se optar por utilizar o de gesso.
Isabela
Isabela disse: 14 abril 2020
Eu queria trofoma minha casa
MRV
MRV disse: 15 abril 2020
Olá Isabela, como vai?

É sempre bom transformar o espaço em que a gente vive, não é mesmo? Por isso, antes de começar a colocar a mão na massa, leia estes dois artigos do Blog da MRV que vão te ajudar na hora de fazer a sua reforma. O primeiro vai te ajudar a economizar na hora de reformar seu apartamento. Já o segundo são dicas de quais reformas você pode fazer em um apê da MRV. Assim fica fácil saber por onde começar!
Rosineide Da Silva rocha
Rosineide Da Silva rocha disse: 16 abril 2020
Top
MRV
MRV disse: 16 abril 2020
Olá Rosineide, tudo bem?

Ficamos felizes em saber que você  gostou do nosso artigo. A sua opinião é muito importante para que possamos cada vez mais criar conteúdos como este. E se você gostou de ler um pouco sobre Revestimentos 3D, talvez queira conhecer alternativas para o azulejo de banheiro!
Geciele Silva Araújo
Geciele Silva Araújo disse: 29 abril 2020
Gostei muito um luxo um quarto assim fica lindo 😍
MRV
MRV disse: 29 abril 2020
Olá Geciele, tudo bem?

É muito lindo mesmo! O legal dos revestimentos 3D é que são muito versáteis e de fácil aplicação. Sem falar que deixam o visual totalmente personalizado.
Silenerozanacardoso
Silenerozanacardoso disse: 08 junho 2020
Tenho uma parede 3x3 na sala que vai ser a parede da televisão éaberta com cozinha que vou usar no balcão e na parte do fogão um revestimento 3d marrom bem clarinho até meio apagado. O que poderia estar colocando nesta parede?
MRV
MRV disse: 09 junho 2020
Olá Silene, tudo bem?

Por se tratar de uma área que fica próxima a torneira, as chances de molhar a parede são grandes. A nossa dica é: você investir em azulejos adesivos. Além de deixar o ambiente super alegre por conta de suas cores, você tem infinitas possibilidades em criar padrões com as formas e desenhos. O que acha?

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório