Saiba como calcular o tamanho do apartamento ideal para você

29 março 2019

Fachada de condomínio de apartamentos da MRV

Diversos fatores devem ser levados em conta ao decidir qual será a dimensão de um novo lar. É importante, por exemplo, entender por quanto tempo a família vai morar naquele espaço, e também quais são os membros atuais e futuros dessa família – estarão juntos mamãe, papai, filhos, avós, cachorro, periquito, amigos? Ou é uma casa para um adulto jovem que está começando a vida e, pela primeira vez, vai morar sozinho?

Veja alguns pontos importantes para calcular exatamente o tamanho do apartamento ou casa ideal para você, neste momento exato que está vivendo.

Avalie o tamanho da sua família

Quantos moradores sua nova casa terá? Olhe para a família como ela já se configura hoje em dia, mas também considere seus planos para o futuro. Você é casado? Pretende ter filhos? Já são grandes e vão sair de casa, ou ainda são pequenos e dependentes? É possível que algum parente seu venha morar com você? Se a ideia for morar sozinho por vários anos, um apartamento pequeno é suficiente. No entanto, se outras pessoas morarão com você, um apartamento de médio a grande, no qual todos fiquem confortáveis, é a opção ideal.

Faça um planejamento

Todo mundo sabe que, quando bem cuidado, um imóvel dura dezenas, até mesmo centenas de anos. No entanto, ninguém precisa morar na mesma casa pela vida toda. Por isso, é importante fazer um planejamento sobre quanto tempo você e sua família pretendem ficar no apartamento. Quanto mais tempo desejar morar lá, maior ele deve ser. 

Minha casa, minha cara 

Seus hábitos de vida devem ser levados em conta na hora de decidir o tamanho do seu novo imóvel. A frequência com que seus parentes visitam sua família, por exemplo, pode ser um fator determinante ao optar ou não por um quarto de hóspedes – mesma coisa vale se você ou seus filhos recebem muitos amigos para dormir. Quem gosta de reuniões sociais deve buscar apartamentos ou casas com salas maiores, e aqueles que adoram preparar receitas para as pessoas amadas precisam checar se as dimensões da cozinha estão de acordo com o que precisam.

 Tem garagem?

Se sua família se locomove principalmente de carro, ou se planeja adquirir um veículo em breve, o ideal é que a casa nova possua uma vaga de garagem. Nos casos de famílias mais numerosas, em que um casal tem mais de um carro, ou quando algum dos filhos já dirige, por exemplo, é interessante investir em lugares que contemplem mais de um espaço, a fim de acomodar todos os veículos sem gastos extras com o aluguel de vagas de terceiros.

Cada coisa em seu lugar

Assim como é importante saber se todos os membros da família vão caber no apartamento novo, também é fundamental programar a decoração do lugar de modo que ela se encaixe sem sofrimento naquele imóvel. Calcule o tamanho dos móveis que você já tem e daqueles que deseja comprar em um futuro próximo, e compare com as medidas da casa que pretende adquirir. Isso ajuda a evitar frustrações como, por exemplo, o sonho da cama gigante em um quarto no qual mal cabe a cama de solteiro, ou o aperto para fazer caber aquele fogão seis bocas em uma cozinha pequenininha.

Dois filhos e um cachorro

Quem tem animal de estimação ou pensa em adotar um tem que levá-lo em conta ao escolher um imóvel para compra. Cães, gatos, passarinhos, peixes e outros animais pequenos se acomodam com conforto mesmo em apartamentos pequenos, mas cachorros de grande porte, por sua vez, precisam de mais espaço para se exercitar e não sofrerem prejuízos à sua saúde física e mental. Essa decisão é importante não só para você e sua família, mas também para seus vizinhos, que vão acabar convivendo com seus mascotes por todo o tempo que você morar naquele lugar. Portanto, tenha o cuidado de oferecer qualidade de vida a todos.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório