Saiba como comprar um apartamento sem se endividar | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Saiba como comprar um apartamento sem se endividar

28 janeiro 2019

A sensação de finalmente encontrar o apartamento perfeito depois de muita busca é realmente arrebatadora, mas, muitas vezes, pode levar a decisões tomadas por impulso no que diz respeito ao financiamento. Para realizar seu sonho com cautela, sem gastar mais do que o orçamento permite, a escolha do imóvel e do modo de pagamento devem ser consideradas com muita atenção e cuidado.

Testar suas possibilidades de comprar aquele imóvel é fundamental. Para tanto, que tal fazer um teste com a família, para saber se o valor cabe no bolso de todos? Experimentem poupar, por um tempo determinado, a mesma quantia do que seriam as futuras prestações do apartamento, caso se assumisse um financiamento. Caso haja qualquer dificuldade nessa economia, pode ser que seja necessário diminuir o valor das parcelas na hora de encarar a compra. 

Drible a ansiedade e dedique um tempo a mais para pesquisar, comparar taxas e garimpar fundo em busca das melhores taxas, contrapondo as ofertas oferecidas pelos bancos para financiar o imóvel escolhido. Considere, também, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que, a depender do valor total do apartamento, pode contemplar o seu caso e oferecer juros mais acessíveis.

Outra sugestão é manter os pés no chão na hora de informar a renda. Muitos compradores buscam meios de inflar a renda declarada, a fim de financiar um valor mais alto. No entanto, com este comportamento corre-se o risco de não conseguir honrar o compromisso com o passar do tempo, e tornar o financiamento um problema insustentável.

É muito importante fazer uma simulação de financiamento gratuita. Assim, vai ser muito mais fácil encontrar o apartamento ideal que caiba no bolso de sua família. Além disso, a simulação engloba o benefício do programa Minha Casa, Minha Vida, além de possíveis promoções da construtora, como descontos na documentação, entrada facilitada, ITBI e registro grátis.

Por fim, seja sempre flexível. Se, após fazer todo o planejamento, ainda assim as condições de financiamento não correspondem às necessárias para realizar a compra desejada nesse momento, pense em apartamentos em outras localidades, por exemplo, com estrutura que caiba no bolso e atenda às necessidades dos futuros moradores. Assim, o sonho da casa própria não se transformará em um pesadelo para ninguém.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório