Imóveis compactos podem ser mais aconchegantes, práticos e oferecer outras vantagens, mas é fundamental pensar de forma estratégica na decoração do ambiente para conseguir criar um apartamento funcional, bonito e aconchegante. Por isso, você confere a seguir tudo o que você precisa saber para dar mais amplitude, beleza e praticidade ao seu apartamento pequeno. 

apartamento funcional 1

O que é um apartamento funcional?

O conceito de um “apartamento funcional” consiste na utilização máxima e inteligente do espaço do imóvel tendo como premissa uma vida prática e a qualidade de vida de seus moradores. Um imóvel desse tipo, portanto, consegue compensar a falta de espaço com uma decoração estratégica, uso de móveis que têm mais de uma utilidade e truques que criam uma sensação de amplitude maior.

Além disso, a distribuição dos cômodos é pensada de modo a integrar os ambientes, permitindo que um mesmo espaço seja utilizado de várias formas, como salas de estar e de jantar integradas ou até mesmo com a cozinha no mesmo ambiente. 

Quem opta por esse estilo de vida deve estar ciente de que cada centímetro de seu lar precisa ser aproveitado da melhor maneira possível e saber fazer uso do conceito “menos é mais”. Assim, o mínimo de espaço apresentará o máximo de funcionalidades.

Por que investir em funcionalidade?

Como é possível perceber, para conseguir tirar melhor proveito de um imóvel, a decoração é um elemento chave. Entretanto, para que isso possa ser feito da melhor forma possível, em muitos casos é necessário investir em projetos de decoração e móveis planejados.

Embora adquirir móveis sob medida tenha um custo mais alto do que as opções prontas nas lojas, é importante levar em consideração o impacto dessa decisão no dia a dia e no tempo que esse investimento vai ser utilizado.

Isso porque, apesar de permitir economizar dinheiro em um primeiro momento, a mobília tradicional pode não aproveitar bem o espaço de um apartamento compacto, pois não consegue otimizar a pequena área existente. É comum o uso de vários móveis para atender a uma necessidade que seria facilmente resolvida por uma única peça de um móvel multifuncional ou planejado. Na falta de praticidade no dia a dia, a tendência é ir comprando mais pequenos móveis para tentar ajudar na funcionalidade do espaço, piorando ainda mais a situação.

Por outro lado, imóveis feitos de acordo com suas necessidades, estilo de vida e o tamanho e layout do seu apartamento, terão uma vida útil muito mais longa, seja pela durabilidade, seja porque eles facilitam o dia a dia. E isso é mais um motivo para investir em funcionalidade: em um mundo cada vez mas corrido, tempo é um recurso valioso que não pode ser desperdiçado nos afazeres domésticos.

A praticidade no dia a dia também significa menos estresse, menos esforço e, portanto, mais qualidade de vida.

Como a funcionalidade dos móveis e cômodos pode ajudar em residências pequenas?

Quando se tem um imóvel compacto, é fundamental encontrar meios que facilitem a rotina dos moradores. Como a residência tem pouco espaço, cada elemento que a compõe precisa ser pensado de modo a proporcionar praticidade e conforto. Sendo assim, a melhor solução para conseguir essas características é utilizar móveis multifuncionais.

Assim, um único componente tem mais de uma função no cômodo, o que favorece a economia de espaço. Por exemplo, um móvel que é usado como mesa de centro pode se transformar em um assento adicional para receber visitas. Esse tipo de solução também é recomendada para apartamentos com ambientes integrados.

Como tornar a cozinha mais funcional?

Pelo fato de apresentar uma pequena metragem, todos os cômodos de um apartamento compacto apresentam uma área reduzida. Dessa forma, é preciso pensar com inteligência para conseguir deixar a cozinha bonita, organizada e funcional, de modo a aproveitar da melhor maneira possível cada centímetro do espaço disponível. A seguir, reunimos algumas dicas para deixar a cozinha de um pequeno apartamento mais prática e bela.

Integre-a com a sala de jantar

Integrar os ambientes é uma solução clássica para quem deseja obter amplitude em pequenos espaços. Por isso, a união entre sala de jantar e cozinha tornou-se uma tendência — em muitos lançamentos de imóveis compactos, esses dois ambientes já são entregues juntos.

A solução também é ideal para quem vive em um pequeno apartamento e gosta de receber os amigos para uma confraternização, uma vez que é possível que o anfitrião prepare a refeição enquanto interage com seus convidados.

Invista em móveis planejados

Uma das melhores soluções para aproveitar o espaço existente em uma cozinha compacta é investir na aquisição de um móvel planejado. Assim, desenvolve-se um projeto sob medida, o qual atenderá às necessidades dos moradores de modo a utilizar e otimizar cada centímetro do cômodo de forma prática e funcional.

Utilize cores claras

O uso de uma decoração com tonalidades claras é outra solução clássica para quem deseja criar uma sensação de mais espaço em ambientes pequenos. Isso acontece porque essas cores refletem a luz com mais facilidade, o que cria uma sensação de maior amplitude.

Portanto, para fazer a cozinha compacta parecer maior, uma boa dica é utilizar tons neutros e claros nos acabamentos dos móveis. Apesar disso, é possível utilizar cores mais escuras em alguns pontos com o objetivo de proporcionar personalidade à decoração do ambiente.

Otimize o espaço

Além de investir em móveis planejados, é preciso que os armários e as prateleiras apresentem algumas adaptações para conseguir armazenar o máximo de itens possível.

Sendo assim, é recomendado utilizar soluções que otimizem cada centímetro desse mobiliário, como aumentar a divisão interna, usar a parte de dentro das portas para pendurar utensílios e aproveitar os cantos.

Outra boa solução é usar as paredes para instalar suportes aéreos, os quais permitem o armazenamento dos itens mais utilizados, como temperos e facas.

É possível ter um banheiro pequeno e funcional?

O banheiro é outro cômodo com o qual os proprietários de um imóvel compacto devem se preocupar em ter uma decoração funcional. Afinal, devido às suas dimensões limitadas, é preciso encontrar boas soluções para que esse espaço consiga atender de maneira satisfatória às necessidades de seus usuários.

Sendo assim, reunimos algumas dicas simples para proporcionar mais espaço e praticidade aos toaletes.

Use tonalidades

Conforme já explicamos, o uso de cores claras é uma das melhores e mais eficientes formas de criar uma confortável sensação de amplitude. Portanto, é recomendado abusar dessas tonalidades nas paredes e nas louças para fazer o banheiro parecer maior.

Para que a decoração não fique tão monótona, pode-se utilizar alguns detalhes com outras cores. O importante é balancear as tonalidades para que o banheiro não fique escuro e proporcione uma sensação claustrofóbica.

Tenha bancadas, armários e nichos práticos

Pelo fato de apresentar uma área reduzida, é importante aproveitar cada possível espaço para incluir um elemento de decoração ou guardar os produtos de higiene pessoal. Por isso, além dos tradicionais armários e bancadas, uma boa solução é utilizar nichos e prateleiras nas paredes.

Além disso, por se tratar de um ambiente que sofre influência constante da umidade, é importante adquirir móveis de boa qualidade, para que não estraguem tão facilmente. Para que o banheiro dê a impressão de organizado, deixe poucos elementos à mostra. Por isso, é importante que as bancadas e armários tenham uma boa capacidade de armazenamento.

Preocupe-se com o tamanho dos elementos

Pode parecer óbvio, mas é fundamental se preocupar com o tamanho dos componentes que irão compor o banheiro, como as louças (cubas e torneiras) e o box. Além de otimizar o uso do espaço, ao escolher corretamente os elementos é possível proporcionar mais praticidade ao ambiente.

Como deixar o quarto mais funcional?

O quarto é, sem nenhuma dúvida, um dos cômodos em que o morador passará mais tempo. Por isso, independentemente de seu tamanho, é preciso que ele seja um ambiente confortável e que favoreça o descanso. Além disso, é fundamental que o dormitório tenha armários com uma boa capacidade de armazenamento. Reunimos a seguir algumas dicas que deixam o quarto mais aconchegante e funcional.

Aproveite o espaço debaixo do colchão

Um dos maiores desafios de quem vive em um apartamento compacto é conseguir espaço para armazenar todos os seus pertences. Por isso, uma boa solução é utilizar as áreas que normalmente são esquecidas, como aquela existente debaixo dos colchões e camas.

Existem diversas formas de aproveitar esses locais, como utilizá-los com gavetas. Além dessa solução, é possível encontrar no mercado alguns modelos de camas que funcionam como um baú, as quais são ideais para guardar roupas de cama, travesseiros e colchas.

Utilize ao máximo as áreas das paredes

Outra boa solução para criar espaço de armazenamento dos pertences é utilizar as paredes de forma inteligente. Elas podem ser usadas de várias maneiras, como base de prateleiras e nichos ou como suporte de armários — neste caso, o ideal é aproveitar toda a altura do pé-direito do quarto, criando o máximo de espaço possível.

Preocupe-se com a circulação

Para criar o máximo de espaço de armazenamento possível, é comum as pessoas utilizarem armários maiores do que o quarto comporta. Além de criar uma sensação de aperto no ambiente, esse erro prejudica a movimentação das pessoas no cômodo.

Sendo assim, para que o quarto seja confortável, prático e funcional, deve-se tomar cuidado para não perder o espaço de circulação.

É possível deixar uma sala pequena bonita e funcional?

Assim como acontece com os demais cômodos de um apartamento compacto, é preciso pensar com inteligência para conseguir deixar uma sala de estar bonita e funcional. Por isso, deve-se tomar alguns cuidados ao escolher os elementos que vão compor esse ambiente. Apresentamos a seguir algumas dicas que poderão ajudá-lo a realizar esse desafio.

Integre ambientes

Conforme já explicamos, a integração de ambientes é uma das formas mais eficientes e tradicionais de conseguir criar uma sensação de amplitude e deixar um cômodo mais prático e funcional. Afinal, ao eliminar as paredes, ganha-se mais espaço e permite-se aos moradores uma maior interação entre si.

Além da integração entre sala de jantar e cozinha, também é comum que os novos apartamentos compactos tragam a sala de estar integrada a esses cômodos.

Cuidado com o tamanho dos móveis

Outro erro muito comum na hora de mobiliar um imóvel pequeno é não ter cuidado ao comprar os móveis. Em muitos casos, o morador acaba adquirindo um jogo de sofás e de mesa sem ter a certeza de que eles caberão em sua sala. Por isso, antes de escolher a mobília, conheça as medidas do cômodo para ter a certeza de optar por uma que tenha o tamanho correto.

Uma boa dica é investir na compra de móveis sob medida, pois eles são projetados para aproveitar todos os espaços existentes e proporcionar mais praticidade ao ambiente.

Use apenas o essencial

Um dos maiores desafios de quem mora em um apartamento compacto é fazê-lo atender a todas as suas necessidades, sem, para isso, criar uma sensação de aperto. Dessa forma, será preciso aplicar o famoso conceito de “menos é mais” e compor o ambiente apenas com poucos — mas essenciais — elementos. Dessa forma, além de proporcionar uma percepção de amplitude, a sala fica mais funcional e organizada.

Como fazer com que a área de serviço seja mais funcional?

Devido ao pequeno espaço existente nos imóveis compactos, o local destinado à área de serviço é minúsculo. Apesar disso, esse ambiente é muito importante para a rotina dos moradores, pois será ali que ocorrerá a lavagem e secagem das roupas, além de ser o local usado para guardar os produtos de limpeza.

Dessa forma, é crucial pensar em uma decoração funcional para esse cômodo, visto que isso facilitará a organização do espaço e a realização das tarefas. Reunimos algumas dicas para que você consiga aproveitar melhor o espaço de uma área de serviço compacta.

Defina as funções que serão feitas

O primeiro passo para deixar uma área de serviço mais funcional é definir quais serão as atividades realizadas nesse ambiente, de modo a facilitar o uso do espaço existente e o planejamento da decoração. Portanto, é preciso decidir se esse cômodo será usado apenas como lavanderia ou se também servirá como local para armazenamento.

Invista em móveis multifuncionais

A melhor forma de aproveitar o espaço existente na área de serviço de um apartamento compacto é utilizar móveis e objetos multifuncionais. Sendo assim, é possível encontrar no mercado algumas opções de armários que já têm cabideiro embutido — e até mesmo tábua de passar roupa.

Além disso, existem diversos organizadores que aumentam a área útil dos armários, os quais facilitam o armazenamento de produtos de limpeza, além de permitir a separação das roupas limpas e sujas.

Use o espaço vertical

O uso das paredes e do teto é uma das soluções mais eficientes para aumentar o espaço útil de uma área de serviço. Sendo assim, uma boa dica é instalar armários altos que utilizam todo o pé-direito do cômodo. Outra boa proposta é adquirir varais retráteis ou que podem ser instalados no teto.

Quanto à máquina de lavar roupa e à secadora, priorize um equipamento que apresente as duas funções. Outra boa solução é escolher modelos que possam ser instalados um sobre o outro.

Por que apostar em móveis planejados?

Como é possível perceber, o uso de móveis planejados é uma das formas mais eficientes para quem deseja fazer um melhor aproveitamento do espaço de um apartamento compacto. Por ser uma tendência na decoração, essa solução está presente na maioria dos projetos desenvolvidos por arquitetos e designers de interiores.

A grande vantagem de investir em soluções planejadas é a possibilidade de fazer um móvel sob medida, o qual conseguirá atender às necessidades dos moradores, de modo a aumentar a sua capacidade de armazenamento e deixar o seu imóvel mais organizado.

Além disso, é possível aproveitar cada centímetro do cômodo, o que permite utilizar um espaço que seria negligenciado caso fossem usados móveis tradicionais.

Outro benefício dos planejados é a sua multifuncionalidade. Em uma única mobília é possível instalar uma grande variedade de funções, algo que é difícil de encontrar nos móveis tradicionais. Mesmo que o morador encontre um que seja multifuncional, é possível que ele seja maior que deveria e, por isso, não caiba perfeitamente no apartamento.

Por fim, as soluções planejadas proporcionam sofisticação ao ambiente. Como a mobília é projetada em harmonia com os outros elementos da decoração, é possível criar um cômodo confortável, belo e requintado. Afinal, os móveis foram criados exclusivamente para aquele morador.

Quais são as alternativas para quem não tem espaço em casa? Veja 5 dicas

Como já explicamos, um dos maiores desafios de quem mora em um imóvel compacto é conseguir aproveitar da melhor forma possível o pouco espaço existente. Apesar de parecer impossível em um primeiro momento, não é difícil criar uma sensação de maior amplitude no ambiente. Para isso, basta seguir essas 5 dicas:

1. Utilize espelhos na decoração

O uso de espelhos na decoração é outra solução clássica para quem deseja criar uma percepção de mais espaço em um cômodo. Além de proporcionar leveza e sofisticação por refletir a imagem do ambiente, esse elemento consegue ampliar o aposento e melhorar o alcance da iluminação natural. Mas cuidado com o excesso, que pode prejudicar a harmonia do ambiente.

2. Preocupe-se com a iluminação

Independentemente de a iluminação ser natural ou artificial, é fundamental que o ambiente seja bem iluminado, pois, por refletir a luz com mais facilidade, ele cria uma sensação de maior espaço.

Portanto, é importante utilizar alguns artifícios que ajudam a clarear o cômodo, como a opção por cores claras e neutras, a adoção de iluminação indireta e o uso de janelas grandes, quando possível.

3. Utilize portas deslizantes

O uso de portas deslizantes é uma ótima solução para quem deseja otimizar o espaço de um apartamento compacto. Pelo fato de a folha da porta fazer um movimento horizontal ao ser aberta, ela não ocupa nenhum espaço no cômodo, o que permite ao morador utilizar essa área com algo mais útil.

4. Dê preferência a pisos contínuos

O uso do mesmo tipo de piso em todos os cômodos do imóvel é outro truque que cria uma sensação de maior amplitude. Como não existem linhas que mostram quando um cômodo começa e outro termina, cria-se uma ideia de continuidade, o que favorece a percepção de mais espaço. Para que isso dê certo, o ideal é utilizar um acabamento claro e sem muitos detalhes marcantes.

5. Pense com cuidado nos móveis

Pode parecer um pouco repetitivo, mas quem deseja viver em um apartamento compacto precisa tomar muito cuidado ao escolher seus móveis. Afinal, devido ao espaço, é preciso pensar estrategicamente ao fazer a decoração dos pequenos imóveis, priorizando poucos e elementos. Uma boa dica é investir em soluções otimizadas e multifuncionais.

Como é possível perceber, não é tão difícil tornar seu apartamento funcional, mesmo que ele seja compacto. Para isso, basta otimizar o uso do espaço existente e melhorar a percepção de amplitude.