Saiba como fazer uma decoração minimalista em sua casa

23 junho 2016

2 comentários
Sala decorada com cores neutras e sofá com tecido de veludo ecológico

A urbanização e o crescimento acentuado dos grandes centros mudaram completamente os conceitos de decoração nas últimas décadas. Se em outros tempos as pessoas consideravam mais elegante contar com muitos móveis e utensílios no lar, hoje em dia um visual mais clean e despoluído parece mais alinhado com o estilo de vida moderno.

Poucos e bons móveis, melhor aproveitamento dos espaços, praticidade e funcionalidade: essas são as premissas do minimalismo. Nesse estilo de decoração, excessos e extravagância devem ser prontamente substituídos por uma atmosfera baseada na simplicidade.

Quer descobrir como fazer uma decoração minimalista em sua casa? Preparamos para você um guia com tudo sobre o tema!

Estilo minimalista

O estilo minimalista é, como o próprio nome diz, o investimento mínimo possível em elementos decorativos, mas sem perder a beleza, elegância e funcionalidade. O conceito se baseia em simplicidade do mobiliário e na valorização do conforto e da comodidade, além da ausência de poluição visual.

Uma premissa básica é a redução dos móveis e demais objetos do lar. Opte pelos móveis de boa qualidade e com design que harmonize com o ambiente de uma forma geral. Leve em consideração o uso do espaço e a utilidade de cada peça de mobília e decoração.

Elegância atemporal

Uma das grandes vantagens do estilo minimalista é que sua elegância é atemporal. Um espaço decorado sob suas premissas gera uma espécie de encadeamento espacial único, no qual os cômodos parecem ganhar metros a mais. A textura de objetos do lar, como as cortinas, deve se fundir perfeitamente com as janelas e as paredes, sem excesso de tecidos.

O predomínio de linhas retas no lugar de sinuosidades e curvas ajuda a conferir o ar de modernidade do estilo. No minimalismo, as formas geométricas são muito valorizadas. Você pode aplicar esse preceito preferindo, por exemplo, mesas e bancadas que tenham ângulos e formas harmônicas.

As cores também precisam ser escolhidas a dedo: em termos gerais, as matizes básicas e naturais como preto, branco e bege são as melhores opções, bem como algumas tonalidades de azul. Traços depurados são clássicos, por isso, se mantêm ao longo do tempo.

Princípios básicos da decoração minimalista

Apesar de exigir bons olhos e muito discernimento, a decoração minimalista pode começar a ser feita por qualquer pessoa. O primeiro passo é selecionar o que deve ficar e o que deve sair. Mantenha na sua casa apenas aquilo que for funcional e agrega praticidade e bem-estar. O que não se incluir nessa categoria deve ser afastado.

Depois, é preciso ter forte atenção com a limpeza e organização: sujeira não combina nada com um ambiente moderno. Cada coisa precisa ter seu lugar específico e deve ser alocada de forma a tornar seu acesso fácil e prático. Para isso, é preciso ter um bom planejamento que una funcionalidade e fluidez para cada cômodo e a máxima utilização de cada objeto.

Por fim, é hora de pensar na decoração em si: cada objeto que foi eleito para estar na sua casa deve trazer bem-estar a garantir funcionalidades. Se você sentir relaxamento e tranquilidade ao entrar no seu lar, sem dúvidas, você alcançou seu objetivo.

E então, descobriu como fazer uma decoração minimalista em sua casa? Tem alguma dica ou dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário aqui no blog!

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Gabriela
Gabriela disse: 12 julho 2016
Meu sofá é de cor chumbo, quais cores posso usar o painel, cortina e almofadas?

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório