Saiba como limpar o nome para poder financiar um imóvel

15 março 2019

10 comentários

Que atire o primeiro carnê o brasileiro que nunca contraiu uma dívida. Seja um empréstimo para quitar uma grande despesa extraordinária, ou mesmo pequenas contas que ficaram para trás pelo caminho, todo mundo já experimentou a sensação de dever alguma vez na vida.

Quando se está nessa situação, é comum que transações financeiras se tornem um impasse – afinal, até mesmo para abrir uma conta no banco é preciso estar com o CPF em dia, que dirá das exigências que são feitas, por exemplo, na hora de se financiar um imóvel.

Realizando a pesquisa do nome na praça

Mas, antes de qualquer coisa, você sabe de que maneira é possível ficar com o nome sujo? Isso acontece quando, por exemplo, não se paga um carnê de loja, ou uma conta de TV a cabo, o número do CPF é inserido em cadastros como o Serasa ou o SPC.

Estes serviços podem ser consultados por lojas e outros estabelecimentos comerciais antes que o consumidor efetue uma compra com pagamento a prazo. Caso o nome apareça no sistema, muito provavelmente a transação não será autorizada.

Cheques sem fundos levam o nome do cidadão ao CCF, o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos. O sistema pode ser consultado por todos os bancos, que têm o direito de negar crédito a credores.

Como limpar o nome sujo

Ao deixar de pagar algum imposto federal, por sua vez, ou enfrentar problemas com sua declaração do Imposto de Renda, a pessoa terá seu nome cadastrado nestas instituições.

Por fim, não pagar impostos estaduais ou municipais pode sujar o nome, vetando, assim, a possibilidade de pegar empréstimos ou fazer financiamentos.

Se você se encaixa em alguma destas situações, e pretende realizar o sonho da casa própria, confira o passo a passo para regularizar sua situação e poder, enfim, dar entrada em um financiamento:

  1. Consulte, de graça, no SPC e no Serasa, quais lojas ou instituições colocaram seu nome na lista de maus pagadores;
  2. Ciente do que deve e de quanto deve, procure o banco ou a loja na qual foi feita a dívida, negocie os juros e faça o pagamento;
  3. Se o problema for com cheque devolvido ou título protestado, procure o banco ou o cartório, pague as taxas e resolva o problema;
  4. Guarde os comprovantes de pagamento e confira se o nome saiu dos cadastros de credores em até cinco dias úteis.

Dicas simples de como limpar o nome

O primeiro passo para limpar o nome sujo é você ter em mãos um levantamento de todas as suas dívidas pendentes em seu nome. Ou seja, verificar todas as pendências em seu CPF.

Depois de realizar esta pesquisa, faça uma lista das dívidas mais urgentes como cartão de crédito, plano de saúde ou energia elétrica. Estas, por sua vez, possuem cobrança de juros altos e precisam ser quitadas o mais rápido possível.

Com estas informações em mãos, o segundo passo é você procurar seus credores para avaliarem o montante de suas dívidas. Assim você pode tentar renegociar com prestações em forma de parcelamento ou melhor, oferecer um valor à vista.

Caso você opte pelo parcelamento, uma forma eficiente de juntar o valor para pagar suas dívidas é fazer o esquema de envelopes. Separe mensalmente o valor devido e reserve para realizar o pagamento. Desta forma você não corre o risco de gastá-lo.

Os benefícios de ter o nome limpo para o financiamento imobiliário

Após conseguir limpar o nome na praça, é precisa tomar alguns cuidados para não se envolver em novas dívidas; pois o crédito facilitado, acesso rápido a créditos consignados ou mesmo o uso inadequado do cheque especial podem leva-lo novamente a um novo estado de endividamento.

Pensando a longo prazo, se uma pessoa endividada quiser realizar o sonho da casa própria, deverá levar em consideração que, em caso de nome sujo, ela não poderá contar com os principais benefícios como financiamento imobiliário e se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida para ter ajuda do subsídio do governo que pode chegar até R$27 mil reais.

E aí, gostou de nossas dicas sobre como limpar o nome para poder financiar um imóvel? Que tal saber mais sobre o que acontece se eu atrasar uma parcela do financiamento? Boa leitura e até a próxima!

Comentários

Cicero
Cicero disse: 15 novembro 2019
Gostaria de financiar um imovel
MRV
MRV disse: 19 novembro 2019
Olá Cicero!

Você já tentou falar com nossos consultores? Eles estão disponíveis no Chat, para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma simulação gratuita. Estamos te esperando!

Pâmela
Pâmela disse: 02 janeiro 2020
Quero fazer um empréstimo pra tirar o meu nome do SPC
MRV
MRV disse: 03 janeiro 2020
Olá Pâmela, tudo bem?

Entendemos a sua preocupação. Neste caso, se você leu o post e mesmo assim continua com dúvidas, recomendamos que você procure ajuda de um profissional na área da contabilidade e finanças. Assim você será orientada para tomar a melhor decisão!
Patrícia
Patrícia disse: 17 janeiro 2020
Boa tarde meu esposo quer fazer um financiamento de um terreno mas meu nome está sujo ,será se eu negociar ele consegue aprovar o financiamento
MRV
MRV disse: 21 janeiro 2020
Olá Patrícia, tudo bem?

Acreditamos que a negociação sempre é o melhor caminho, tanto para tentar quitar suas dívidas ou conquistar algo novo. Caso seja interessante, recomendamos para você este post do blog para te ajudar a fazer uma renda extra, e com isso conquistar o sonho da casa própria!
fernando
fernando disse: 20 janeiro 2020
Isso parece meio óbvio, não? Veja o que tem de divida e pague-a. Se fosse tão simples assim, ninguém estaria com problemas de SPC ou Serasa. Agora, como limpar o nome, sem dinheiro, e precisando financiar um imóvel?
MRV
MRV disse: 21 janeiro 2020
Olá Fernando, tudo bem?

O nosso conteúdo tem como principal função ajudar as pessoas com dicas práticas, que neste caso com dicas de educação financeira. Uma sugestão para a sua dúvida é que leia este post aqui do blog falando de como você pode gerar uma renda extra para conseguir juntar dinheiro e conquistar o seu tão sonhado apê!
Jose gabriel
Jose gabriel disse: 08 junho 2020
Olá, tenho nome sujo...mas * moro de aluguel a 8 anos sem atraso. ($ 800) *estou trabalhando na mesma empresa a 8 anos. *moro com minha esposa ha 15 anos. *tenho 15 mil de fgts. * renda de 2.600 Ou seja...ha alguma forma de eu financiar uma casa e tip2.60 mrv quitar minha divida e eu pagar separadamente por alguns anos? Obs...tenho 5 dividas...com valores ate baixo...mas as propostas de cada e somando todas...eu nao consigo, é impossivel quitar...vou levar anos. Me ajudem.
MRV
MRV disse: 08 junho 2020

Olá José, como vai?

Ficamos felizes em saber que você tem interesse em conquistar um MRV! Em breve entraremos em contato com você!

Gostaria de realizar uma simulação gratuita e descobrir como é possível conquistar seu apê? Entre em contato com nosso atendente virtual através do nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre financiamento e restrições de crédito com ele ;)

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório