Quando os bebês nascem suas coisinhas são pequenas, não ocupam muito espaço e você consegue deixar tudo organizado. Na medida em que crescem, o número de brinquedos e acessórios aumenta e chega um momento que a casa inteira parece um parquinho.
Vamos dar algumas dicas de como manter a ordem sem afetar a diversão dos pequenos.
A principal dica é: Tenha sempre um lugar certo para guardar os objetos. Assim quando a criança quiser brincar ela sempre saberá onde está e depois que acabar saberá onde guardar.
Para armazenar os brinquedos existem diversos produtos organizadores:
Caixas transparentes: É fácil identificar o que tem no seu interior e podem ser utilizadas para setorizar os brinquedos. Na caixa você pode colocar desenhos para a criança entender o que tem dentro;
Cestos maleáveis: Os cestos são muito bons para bolas e brinquedos grandes que não cabem nas caixas. E quando estão vazios são moldados ao espaço que você tem;
Cestos de pano: Cestos de pano são ótimos, pois também decoram o ambiente;
Sapateiras: Podem ser usadas para guardar as bonecas, lápis de cor, bichos de pelúcia, e outra infinidade de coisas. Outra dica para sapateira, é colocar atrás da porta para bonecas, bichos de pelúcia, assim fica mais organizado e não ocupa tanto espaço no ambiente;
Móveis funcionais são sempre uma boa opção: cama com gavetas embaixo e estantes com nichos e prateleiras.
Uma dica muito legal para os pequenos fãs de livros são as estantes que ficam na altura das crianças para que elas tenham fácil acesso.
Sempre, sempre faça o descarte. É algo muito valioso, pois mostra para as crianças a importância de pensar no próximo e só manter o que realmente é usado.
A organização é responsabilidade de todos da casa, inclusive dos pequenos. Incentive-os desde cedo a guardar seus brinquedos depois que usarem, temos certeza que eles vão gostar de ajudar e será um aprendizado para a vida inteira.
Fonte: Leroy Merlin