Saiba como reciclar o lixo produzido em casas e apartamentos | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Saiba como reciclar o lixo produzido em casas e apartamentos

08 janeiro 2017

Você já deve ter escutado aquele ditado que diz que nem tudo que reluz é ouro, certo? Seguindo esse raciocínio, também podemos dizer que nem tudo que jogamos fora é lixo. Metal, plástico, papel e vidro podem ser considerados inúteis por muitos, mas sabemos que o reaproveitamento desses e de outros materiais é uma forma bastante eficiente de preservar o meio ambiente.

Quer saber mais sobre como fazer a coleta seletiva e reciclar o lixo produzido no seu lar? Acompanhe agora as dicas que separamos para te ajudar nessa missão.

Separe o seu lixo

Um passo importante para colaborar com a reciclagem do lixo é separar os materiais recicláveis dos rejeitos orgânicos e úmidos, como restos de alimentos e papel higiênico. Também é bom ficar atento a alguns materiais que podem nos enganar: adesivos, espelhos, isopores, esponjas de aço, cerâmicas e lâmpadas não podem ser reciclados.

Apesar dessas exceções, a lista de produtos recicláveis é enorme. Entre eles, podemos citar: papelão, embalagens de plástico e de vidro, latas de alumínio e de aço, jornais, revistas e garrafas PET.

Lave e reduza o volume dos recicláveis

É importante lavar os recipientes que serão reciclados para evitar o aparecimento de animais indesejados, como insetos e ratos, e combater o mau cheiro. Além disso, com o objetivo de reduzir o volume dos materiais, é aconselhável amassar latas e garrafas, dobrar caixas e rasgar papéis em pedaços menores. Essas ações simples facilitam o armazenamento, o transporte e a triagem dos recicláveis.

Reaproveite ao máximo

Antes de se desfazer do seu lixo, que tal dar uma olhada nos objetos descartados e tentar reaproveitá-los? Sacolas de supermercado podem servir para transportar objetos ou forrar sua lixeira. Melhor ainda é dar preferência para sacolas retornáveis na hora das compras! Muitos potes e frascos de plástico ou vidro também podem ser lavados e reutilizados.

Além disso, existem incríveis possibilidades de decoração com materiais recicláveis! É só usar sua criatividade para fazer com que objetos que antes iriam para o lixo transformem sua casa em um lugar mais bonito e agradável.

Encaminhe os materiais para seus destinos adequados

Agora sim: depois de aproveitar tudo o que podia, é hora de encaminhar os recicláveis para o destino adequado. Muitas vezes, a coleta seletiva é feita pela prefeitura e pelo condomínio. Vale lembrar que cada material tem seu recipiente de cor correspondente: azul para papel, amarelo para metal, vermelho para plástico e verde para vidro!

Pilhas, baterias e outros rejeitos contaminantes não podem ser descartados com o lixo comum. O ideal é levar esse tipo de material até um ponto de coleta apropriado.

Compartilhe tudo que você sabe sobre como reciclar o lixo

Pequenas ações, juntas, podem causar um grande impacto. Por isso, ao ensinar essas e outras dicas para seus familiares e amigos, você exerce seu papel na defesa do meio ambiente e ajuda a construir um mundo mais sustentável!

Então, que tal começar a agir e compartilhar essas dicas nas suas redes sociais? Quanto mais pessoas souberem como reciclar seu lixo, melhor para o meio ambiente!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório