Sala de estar e jantar integradas são convite ao social

04 maio 2013

A integração de ambientes tem estado cada vez mais presente nas casas, principalmente nos novos empreendimentos. Além da sensação de amplitude que dá aos cômodos, favorece a interação social, principalmente com as propostas de cozinha gourmet acoplada aos ambientes. A arquiteta Calina Mussi lembra que cômodos integrados têm um charme especial, pois quanto mais se abre o espaço, mais luz natural e ventilação circulam pelo ambiente.


Outra vantagem é a comunicação visual, já que convidados e família podem interagir de forma menos formal e mais descontraída. "Para os novos empreendimentos imobiliários é uma boa desculpa para deixar os ambientes menores, mas o lado bom é que os lugares integrados têm um ar mais intimista, algo mais familiar", explica o arquiteto Ivan Wodzinsky.


Para favorecer a integração, a decoração dos espaços precisa ter linguagem semelhante não tendo divisão nem mesmo nos elementos, menciona a arquiteta Daniela Barranco Omairi. O fluxo e a ergonomia do espaço são itens iniciais a serem pensados na hora de projetar a integração da sala de estar e jantar.


O planejamento, segundo os arquitetos, precisa levar em conta o número de pessoas que moram na casa, o número de convidados que se pretende receber e o tamanho dos móveis escolhidos para a sala de jantar e estar. "Após a montagem da planta é feita a distribuição do mobiliário para ver qual é o espaço que sobra para a circulação no ambiente", acrescenta Calina. Nos casos em que a circulação fica comprometida, a solução é readequar ou cortar os móveis para evitar tropeços e esbarrões.


O perfil do morador também influencia na hora de compor a decoração. Por se tratarem de ambientes sociais, Daniela explica que é comum a sala de estar ser mais quente e confortável, diferenciando-se da sala de jantar pelo acabamento.   "A sala de jantar é um ambiente que precisa ser mais prático, o que o torna um pouco mais frio, mesmo com a iluminação pontual. Por sua vez, a sala de estar pede uma decoração mais quente e confortável, com um tapete mais alto e iluminação indireta, que torna o ambiente mais aconchegante", salienta Daniela.


Fonte: BBEL

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório