Será que eu dou conta de morar sozinho?

19 novembro 2018

jovem trabalhando seu novo apartamento usando o computador

Depois de anos morando com os pais ou dividindo apartamento com amigos, bate aquela vontade de ter o seu próprio canto e morar sozinho. A ideia parece maravilhosa e excitante no papel, mas será que você tem condições financeiras de arcar com uma casa sozinho, sem passar aperto ou contrair dívidas?

Morar sozinho traz consigo aquele ar de independência, lidar com suas próprias coisas, ter mais liberdade e fazer o que quiser. Mas, junto a esses benefícios, vem também a responsabilidade — tanto de lidar com os próprios problemas quanto de arcar com novas despesas e custos que se tem para viver.

E aí? Você já pensou em morar sozinho? Conhece todas as responsabilidade que essa mudança de vida envolve? Caso ainda não saiba o que considerar antes de tomar essa decisão, continue a leitura para ver como é morar sozinho e com quais novidades terá que lidar na vida, bem como entender se você está pronto para isso! Vamos lá?

Quais são as responsabilidades de morar sozinho, afinal?

Quando você vai morar sozinho, passa a assumir todas as contas e despesas da casa, afinal é preciso arcar com seus custos de vida. Então, é necessário ter um trabalho e uma renda que consigam suprir os gastos básicos para viver, além de alguns outros sem os quais as pessoas não conseguem mais sobreviver hoje em dia.

Despesas básicas na vida das pessoas

Por mais que se esteja acostumado a ajudar com as contas da casa, assumi-las integralmente é sempre um baque, pois costumam ser mais numerosas (e altas) do que se imagina. As principais são as de água, gás e luz.

As duas primeiras têm variações conforme o imóvel em que se mora, a depender do fato de haver rateio das taxas de consumo entre todos os condôminos, bem como se o sistema de gás é via encanamento ou botijão.

Já a energia elétrica é sempre individualizada e precisa de um pouquinho de controle para não atingir valores exorbitantes no final do mês. Pequenos cuidados vão ajudar a manter a conta sob controle, como:

  • evitar deixar luzes acesas desnecessariamente;
  • regular a geladeira para um bom funcionamento;
  • evitar banhos longos;
  • não usar frequentemente ferro de passar roupa e secador de cabelo.

A alimentação e os cuidados com a casa também precisam ser programados: antes de ir às compras no supermercado, prepare uma lista com tudo o que precisa comprar para a manutenção básica da rotina.

Além de otimizar o tempo que se passa empurrando o carrinho, esse método ajuda a evitar gastos desnecessários, feitos por impulso diante das prateleiras.

Outras dicas importantes para não gastar muito com comida e produtos de limpeza são:

  • sempre comparar os preços de um lugar para outro;
  • ficar atento às promoções que os estabelecimentos disponibilizam com frequência;
  • nunca, jamais, em hipótese alguma ir ao mercado com fome.

Outros custos

É raro quem consiga viver sem internet e TV por assinatura atualmente, então é preciso incluir essas duas despesas no total do orçamento da casa. Procure quais operadoras atendem à sua região e pesquise pelos valores e serviços oferecidos para encontrar o que supre melhor suas necessidades, sempre cabendo no seu bolso.

Por fim, mas não menos importantes, estão os gastos com o imóvel em si. No caso de um aluguel, coloque na ponta do lápis a quantia mensal, acrescida das taxas de condomínio e IPTU, para saber quanto precisará desembolsar.

Já se o apartamento for comprado e houver um financiamento a ser quitado, invista em um bom e detalhado planejamento financeiro para ter a segurança de que o fim do mês vai chegar, mas o dinheiro não acabará.

Quais são as vantagens de morar sozinho?

Independência

Ao morar sozinho, você vai ter muito mais independência do que na casa dos seus pais. É possível sair a hora que quiser e para onde desejar sem precisar dar satisfação. Afinal, a casa e as regras são suas.

Você também pode receber quem pretender, sem pedir autorização a ninguém. Ou seja: a liberdade aumenta bastante quando se passa a morar sozinho — sem falar na privacidade, um pouco difícil de se ter ao morar com muitas pessoas em uma mesma casa.

Autoconhecimento

Quando uma pessoa mora sozinha, consegue conhecer mais sobre seus gostos e as formas preferidas de realizar as tarefas, cozinhar ou arrumar a casa, entre outras características. Essa etapa é muito importante em nossas vidas, para que possamos entender nossos próprios gostos e aumentar o autoconhecimento.

Moradia personalizada

Quando se tem o próprio lar, as regras são definidas por você, assim como toda a decoração e disposição dos móveis, entre outros aspectos. É possível compor e organizar os ambientes de acordo com o seu gosto. Além do mais, não importa se a casa é grande ou pequena: ela será um cantinho personalizado e adequado às suas próprias necessidades.

O que avaliar antes de morar sozinho?

Estabilidade financeira

Como vimos, morar sozinho significa arcar com as despesas por conta própria, então é preciso ter uma estabilidade financeira para tanto. Antes de tomar essa decisão, certifique-se de que você tem um emprego estável e uma renda compatível com os futuros gastos.

Responsabilidade em tarefas domésticas

Também é necessário estar preparado para as futuras tarefas domésticas, afinal é você quem será responsável por fazer todos os serviços de casa, realizar faxinas, cozinhar e lavar roupas, entre outras atividades. Assim, é necessário aprender todas essas tarefas para conseguir se virar bem sozinho.

Rede de apoio para casos de emergências

Por fim, é importante também ter uma rede de apoio em casos de emergência. Como se trata de algo novo, é possível que aconteçam imprevistos. Conte com o apoio e a ajuda de seus pais nesse momento, até você se estabilizar e acostumar com a nova vida.

Vale ressaltar que morar sozinho não é nenhum bicho de sete cabeças. Mesmo que tenha suas desvantagens, ainda há diversos benefícios que compensam bastante essa decisão, como você pôde perceber.

O que achou de nosso post sobre morar sozinho? Se estiver em busca de mais conteúdos como este, confira 7 ótimas alternativas para economizar e reduzir as despesas da casa!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório