Sete dicas para organizar e ganhar espaço no banheiro

07 março 2022

2 comentários
banheiro pequeno de apartamento decorado

Ganhar espaço no banheiro é uma questão de criatividade e boa distribuição da organização. Ainda que sua casa seja compacta, saiba que, ao colocar algumas estratégias em prática, fica mais simples criar um visual renovado e clean, sem deixar de lado o bom gosto. 

O melhor caminho é partir do princípio de que menos é mais. Ou seja, quanto menor o volume de itens, melhor será o resultado, tanto na decoração quanto no conforto. Assim, uma aposta interessante envolve deixar no cômodo somente o que for usado e separar um outro cantinho para acessórios mais volumosos.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo dez dicas para ganhar espaço no banheiro, deixando-o confortável e bonito ao mesmo tempo.

1. Aposte em bandejas

Se você tem espaço ao lado da cuba da pia, pode aproveitar uma bandeja para agrupar os apetrechos mais usados, como escovas de dente ou pentes.

Coloque-os em potes de porcelana decorados e adicione algum enfeite, um bibelô ou vasinho na bandeja.

Vale ressaltar a importância de escolher um material que tenha relação com a proposta decorativa do banheiro, de modo geral, e seja durável em relação à umidade.

As bandejas de inox costumam ficar muito bem em ambientes mais delicados, e as de madeira combinam com o visual mais rústico.

2. Otimize as toalhas

Outra ideia é enrolar várias toalhas e guardá-las em um vaso de vidro grande sobre o móvel da pia.

Assim, seus hóspedes jamais vão ficar procurando por elas quando precisar. Sem contar que toalhas espalhadas em ganchos por vários pontos do banheiro trazem muito volume visual.

Isso, automaticamente, traz uma perspectiva de bagunça que faz o espaço parecer menor do que realmente é.

Agora, se a intenção é realmente aproveitar cada cantinho, a escada vertical de corda com divisória de madeira atrás da porta faz um excelente trabalho. Além de não ocupar quase nada de espaço, ainda fica muito charmoso.

Atenção ao modelo da pia

Modificar o estilo do pé da pia é uma opção para aproveitar melhor o espaço, prefira modelos sem coluna, com encanamento embutido na parede. 

Instale um armário com gavetas no lugar da coluna. Uma outra opção também muito eficiente é a pia de canto que otimiza cada espaço do banheiro sem prejudicar o visual.

No mercado especializado existe uma série de opções que se adaptam a inúmeros formatos de banheiro.

Porém, se você priorizar um modelo personalizado, pode encomendar sob medida, para que, além de bonito, seja também bastante funcional com espaço ideal para guardar itens de beleza, por exemplo.

3. Escolha itens charmosos

Cristaleiras, que originalmente não seriam usadas em banheiros, podem dar um novo charme para o ambiente e ajudar a organizar as toalhas.

Essa dica combina bem com banheiros espaçosos e torna a decoração única. O espaço fica tão encantador que lembra o lavabo de um verdadeiro castelo.

Os espelhos podem ser importantes aliados, quando o assunto é ganhar espaço sem perder a funcionalidade. Priorize os espelhos embutidos em armários que abrem no formato de correr.

Assim, além ter a sensação visual de amplitude no cômodo que o próprio espelho proporciona, ainda existe um ganho significativo de espaço para guardar itens de higiene com praticidade.

Armários na verticais

Para banheiros pequenos, que são bem mais comuns, a dica é aproveitar os cantinhos que sobram e instalar pequenos armários verticais, com uma porta e uma gaveta, por exemplo. 

Um dos segredos, aqui, é buscar por móveis sob medida que entendam às necessidades de cada banheiro para ter um layout bastante charmoso. 

Mesmo que o espaço seja pequeno, se tudo estiver em seu devido lugar, a decoração mantém sua proposta e o banheiro se torna um ambiente integrado ao restante da casa, visualmente.

Encontrar um espaço funcional para cada coisa é um dos segredos para manter o local sempre organizado e elegante, na visão dos visitantes.

4. Monte uma estante personalizada

Que tal fazer você mesmo uma pequena estante ou nichos e instalá-los no banheiro, se sobrar um cantinho?

Só cuide para usar tinta própria para áreas úmidas e medir certinho os espaços para deixar tudo personalizado. O primeiro passo é escolher o material que será usado.

Uma dica bacana e sustentável é usar opções recicláveis, como caixotes de madeira. Além de serem amigas do meio ambiente, podem ser facilmente pintadas, moldáveis e ainda combinam bastante com a decoração mais rústica.

A estante pode ser montada na vertical para ocupar uma parede ou os cantinhos livres do banheiro compacto.

Essas caixas também podem se transformar em nichos na parede para guardar itens menores. Elas deve ser presas com parafusos e a ajuda de furadeira.

Caso você não queira pintar as caixas com tinta, o verniz também cumpre o papel de deixá-las com um toque mais elegante e que combina com todos os tipos de decoração.

5. Inspire-se nos banheiros de hotéis

Inspire-se nos quartos de hotéis e instale uma prateleira de toalhas sobre a banheira. Essa é uma solução chique, simples e econômica.

Outra dica tirada dos hotéis de luxo envolve priorizar itens claros e peças brancas. O branco, de modo geral, traz sensação visual de amplitude e um ambiente clean, que parece automaticamente mais organizado. Manter a pia em ordem merece atenção especial também.

Se o melhor for deixar escovas e objetos mais usados na pia, tenha organizadores adequados para que não fiquem espalhados, e sempre ao seu alcance.

Esse tipo de banheiro deve ser decorado com opções monocromáticas e minimalismo. Assim, a ideia gira em torno de parecer lindo e, ao mesmo tempo, simples.

Se a prioridade for o branco, um toque de cor pode ser adicionado em itens pontuais, como um porta-sabonete. Cores e elementos naturais ajudam a deixar a proposta bem neutra e fazem toda a diferença no conforto.

6. Capriche na iluminação 

Pode até não parecer, em um primeiro momento, mas a iluminação tem tudo a ver com a otimização do espaço do banheiro.

Vale destacar que uma iluminação errada em um cômodo compacto pode fazer com que ele pareça ainda menor.

Então, o ideal é usar mais de uma fonte de luz branca, contar com uma janela ou algum outro direcionamento de luz natural, que some às lâmpadas tradicionais.

A iluminação acoplada ao espelho também é muito interessante por direcionar a iluminação nos pontos certos sem deixar o cômodo muito claro.

Uma dica extra que agrega muito charme é colocar luzes em pontos indiretos, como embaixo da pia, que traz um conceito muito romântico com aquele ar de banheiro de luxo.

7. Avalie o revestimento 

Um revestimento espelhado se enquadra perfeitamente em um banheiro compacto que precisa ser personalizado.

Bom, tudo o que é espelhado reforça a sensação de maior volume no cômodo e, além disso, esse tipo de revestimento também deixa o espaço muito mais delicado e bem elaborado, como se cada detalhe ali tivesse sido cuidadosamente pensado em uma decoração minimalista.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é a possibilidade de incluir um box espelhado ou transparente.

Por ser um compartimento que costuma ter boa altura, a amplitude visual se destaca e traz características únicas, conforme o estilo e a personalidade da decoração da casa, no geral.

Mas, vale lembrar que o banheiro é um local com bastante umidade e, por conta disso, o revestimento escolhido precisa ser funcional.

Parede de cimento queimado 

Você sabia que o cimento queimado é uma verdadeira tendência de decoração? Pois bem, apesar de ser muito usado no conceito industrial, quando colocado em residências, esse estilo cumpre muito bem o seu papel de tornar o ambiente mais despojado. 

Essa parede diferenciada, especialmente quando os tons claros predominam, faz parecer visualmente que existem dois espaços integrados e é bastante chique.

Sem citar que o cimento queimado é um recurso simples de se fazer e que se destaca, quando o vaso sanitário tem um aspecto moderno e os móveis são sob medida.

Agora ficou mais fácil ganhar espaço no banheiro, com modificações cheias de personalidade, que fazem a diferença na hora de criar uma decoração única.

Mas, é claro que o mais importante envolve a busca por conforto e funcionalidade, na medida certa. Em função disso, o estilo e a elegância se tornam um extra, quando tudo é planejado minuciosamente.

Gostou das informações do artigo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades para personalizar sua casa.

Comentários

Isabela Santucci carmoni
Isabela Santucci carmoni disse: 25 novembro 2020
gostaria de colocar uma banheira na parte de dentro do box igual a esta foto, voces poderiam dar dicas de qual tipo de banheira os condominos poderiam comprar para não dar erro na hora da compra e instalação do mesmo para o banheiro da MRV .
MRV
MRV disse: 25 novembro 2020
Olá Isabela, como vai?

Bom, neste caso acreditamos que não será possível realizar a instalação de uma banheira em seu apartamento. Nesta foto em questão, utilizamos no post uma imagem meramente ilustrativa, já que não se trata de um banheiro de um apartamento da MRV. Atualmente seguimos um modelo de planta inteligente, que atende as necessidades das famílias, de um jeito prático e funcional. Nosso atual desenho de planta é fruto de muito estudo e investimento em pesquisas em várias regiões do país, que por sua vez, acaba não comportando determinadas instalações adicionais.
 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório