Sete ideias para ampliar espaços pequenos | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Sete ideias para ampliar espaços pequenos

09 setembro 2013

Quem não quer ter mais espaço em casa? Ou tirar todo o proveito possível daquele quartinho pequeno? Veja algumas ideias para ajudar a maximizar os ambientes, sem perder o charme.


Acesse o site da MRV e veja o melhor apê para você realizar o sonho da casa própria


1. Estabeleça e identifique os ambientes: quando misturamos tudo o que fazemos em um único espaço, sem demarcar territórios, ficamos com a sensação de que o ambiente é ainda menor. Por exemplo, para quem não usa a sala de jantar ou cozinha para as refeições, comendo em um cômodo cada dia, deixando os utensílios espalhados, provavelmente vai considerar que está tudo menor e mais bagunçado. Por isso, crie zonas e estabeleça onde cada atividade deve ser feita.



2. Continuidade: espaços no mesmo tom, cores mais claras e calmas também podem enganar os olhos, ao dar continuidade visual e ampliar o ambiente.

3. Parece amplo, mas não é: há alguns truques que podem criar a ilusão de que o espaço é maior do que parece. Cortinas que vão do teto ao chão e o uso de espelhos são alguns deles. Os espelhos estrategicamente aplicados dão a impressão de expansão.


4. Móveis maiores: usar poucos móveis não é tarefa fácil, mas uma saída é escolher peças maiores, ao invés de misturar vários pequenos mobiliários no ambiente.



5. Use itens funcionais: em espaços pequenos, o menos tem que ser mais! Como isso não é fácil opte por objetos e móveis com mais de uma função. São mudanças simples: escolha um sofá que pode servir como cama – pode ser sofá-cama ou um mais longo e com mais profundidade. Quando receber um hóspede, já terá onde acomodá-lo. Outro exemplo, se precisar de apoio na cozinha, use uma mesa retrátil. Assim, quando não for usá-la, abaixe-a e o espaço ficará livre. Mais um, se você precisa de mais lugares na mesa, mas não tem espaço para novas cadeiras, opte por um banco, que serve na hora do jantar ou para acomodar alguém em qualquer outro canto da casa. Uma boa saída também é a cadeira dobrável, útil e fácil de guardar. Usar móveis com rodinhas facilita a movimentação.


6. Íntimo e Pessoal: móveis sob medida atendem a necessidade de cada um, em espaço e estilo. Por exemplo, o quarto é pequeno, mas você precisa um criado-mudo e os vendidos prontos não cabem? Um marceneiro pode ajudar, criando um móvel do tamanho que você precisa.


7. No alto: explore os espaços verticalmente, com armários suspensos, em cima da geladeira, pia da cozinha e cama.


Fonte: Yahoo


Leia também: 


• Móveis planejados: personalidade, beleza e espaço bem aproveitado


• Soluções para Cozinhas Pequenas


• Como deixar seu imóvel com cara de apartamento decorado

Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório