Sindicato firma parceria com MRV para estender programa de alfabetização e formação à população

24 setembro 2013


A Construtora MRV vai abrir seu espaço no canteiro de obras em Piracicaba para que o programa de alfabetização, desenvolvido, desde meados deste ano, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) – órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação – e a Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba), seja aberto à população.



Esta parceria foi acertada nesta manhã de sexta-feira, 20 de setembro, em encontro que aconteceu no Sindicato, coordenado pelo presidente da entidade, Milton Costa, que contou com a participação da gestora executiva de relações institucionais da MRV, Tânia Belickas, e do representante local Lucas Rogério Pereira, além de José Antonio Soares Ferreira, da Associação dos Moradores do Sol Nascente e de Thiago Lima da Silva, do Centro de Atendimento ao Dependente Químico (CADQ).


Este projeto vai funcionar no mesmo espaço de sala de aula que a construtora criou no município, com o Cieja, conforme a sua coordenadora, Vera Esteves, fornecendo todo material didático, inclusive fazendo adaptação para que seja mesclado com a formação profissional. A novidade é que será oferecido também ao trabalhador que participar do projeto a possibilidade de se qualificar para atuar no setor da construção civil, com cursos de formação nas diversas áreas, como de mestre de obras, eletricista industrial e residencial, pedreiro, assentador de pisos e azulejos, entre outras, tudo através do Instituto ConsFor, que oferece os cursos.


De acordo com Milton Costa, a ideia de buscar esta parceria com a construtora é de ampliar este projeto social, já que o espaço criado em seu canteiro de obras fica ocioso boa parte da semana, já que as aulas de alfabetização dirigida aos seus funcionários acontecem apenas uma vez por semana. Conforme o diretor da construtora, Lucas Rogério Pereira, parte dos trabalhadores que se alfabetizarem e se qualificarem, através desta proposta, inclusive, poderão ser contratados pela MRV, para atuar nas obras que realiza em Piracicaba.



Para atrair a população interessada a participar deste programa de alfabetização e qualificação profissional será, inclusive, desenvolvido um trabalho de divulgação, a partir de um encontro que será realizado na região do Sol Nascente, a ser organizado pela Associação dos Moradores. Internos do Centro de Atendimento ao Dependente Químico (CADQ) também serão convidados a participar deste projeto, como forma de se reintegrarem à sociedade.


Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124


Fonte: SintiCompi

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório