Escolher o sofá para apartamento é uma das etapas mais importantes para garantir funcionalidade e conforto na sala de estar. Afinal, como esses espaços costumam ser mais compactos, a escolha deve ser estratégica para promover a otimização do cômodo.

Qual o melhor sofá para apartamento pequeno?

No caso de apartamentos pequenos, é preciso escolher o sofá considerando a otimização do espaço disponível. Nesse sentido, uma boa opção são os sofás multifuncionais, como o sofá-cama, que é comum para o dia a dia, mas transforma-se em cama quando necessário.

Outros modelos multifuncionais são aqueles em que o sofá conta com baú, para armazenar itens, ou com prateleiras acopladas, para expor objetos de decoração e deixar a sala ainda mais charmosa.

Sofá retrátil e reclinável

Sofá para apartamento 1

O sofá retrátil, o sofá reclinável ou mesmo o que possui ambas as funções, também são ótimas alternativas para otimizar espaço. Isso porque, eles permitem ajustar assento e encosto conforme as suas necessidades – assim, quando você quiser mais espaço para sentar ou deitar, basta fazer o ajuste no móvel.

Sofá de canto (sofá em L)

Sofá para apartamento 2

O sofá de canto em L é outra opção que otimiza a utilização do cômodo, já que acaba ocupando um espaço que geralmente não seria utilizado. Com isso, você garante que o canto do ambiente seja útil e ainda oferece mais um assento na sala.

Quantidade de lugares

Ao escolher o sofá, avalie também a quantidade de pessoas que moram no apartamento, além do espaço disponível para o móvel. Dessa forma, é possível garantir que todos fiquem confortáveis e que o sofá caiba perfeitamente no cômodo.

Há modelos de sofá de dois lugares, de três lugares e até mesmo os de quatro, que ficam ótimos em salas de apartamentos compactos.

Vale ressaltar que, além dos sofás, também há outras peças que podem ser usadas na sala para proporcionar conforto. Poltronas e cadeiras, por exemplo, são confortáveis e não apenas servem de assento como também valorizam a decoração, deixando sua sala ainda mais estilosa.

Para complementar, aposte ainda em móveis como mesas de centro ou de canto, racks e painéis de TV. O ideal é que eles apresentem design e cores que harmonizem com o estilo do sofá e dos demais itens decorativos do ambiente, como a manta para sofá, por exemplo.

Manutenção e limpeza do sofá

Sofá para apartamento 3

Quanto à manutenção dos sofás, vale ter alguns cuidados na escolha do material. Se você tem crianças ou pets em casa, invista em sofás resistentes e fáceis de limpar.

O sofá de couro, por exemplo, não retem pelos e permite uma limpeza simples, embora não seja indicado para gatos, que podem arranhar o material.

O gorgurão é outra boa opção, uma vez que seca rápido e é resistente às garras dos felinos. Sofás suede, de sarja e lona de algodão também são alternativas para quem procura facilidade na manutenção do móvel. De qualquer forma, vale apostar em uma capa para sofá, que ajuda a garantir uma vida útil maior à peça.

Qual a melhor cor de sofá para sala pequena?

O mais indicado para uma sala pequena é a escolha de um sofá com cores claras, como branco, bege e cinza. Isso porque, esses tons ajudam a aumentar a sensação de amplitude no local, fazendo com que o cômodo pareça maior do que realmente é.

Nesse caso, você pode deixar as cores marcantes ou escuras para os detalhes ou para os itens de decoração, como luminárias, plantas e mesas. A manta para sofá, assim como a capa para sofá, também podem ter tons marcantes. 

Outra boa dica é escolher almofadas ou capas de almofadas que contrastem com a cor do sofá e ganhem destaque no ambiente. Além disso, vale lembrar que o sofá deve combinar com outros objetos decorativos, como cortinas, tapetes e até mesmo quadros.

O importante é que todas as peças harmonizem entre si, proporcionando um estilo único na sala. Nesse sentido, você pode criar um espaço mais rústico, retrô, industrial ou clássico. Tudo vai depender das suas preferências.

Poltronas e cadeiras para sala de apartamento pequeno

Sofá para apartamento 4

O sofá costuma ser o principal móvel da sala, mas as poltronas e cadeiras também podem brilhar nesse ambiente! Dependendo do modelo, elas podem ocupar menos espaço e, ainda assim, garantir mais comodidade e muito estilo para a decoração.

As poltronas estão disponíveis em diversos modelos, que vão desde as peças mais clássicas e elegantes até os itens mais descontraídos e modernos. Dessa forma, você pode usá-las em qualquer tipo de decoração e ainda proporcionar mais conforto na sala.

O mesmo vale para as cadeiras. Alguns modelos são confortáveis e macios, muito semelhantes às poltronas, enquanto outros são mais voltados à decoração e conferem charme ao cômodo. O melhor é que opções não faltam para combinar com seu sofá.

Com essas dicas, escolher o sofá ideal para seu apartamento ficou ainda mais fácil!