Sua casa mais fresca nesse verão

03 janeiro 2015

Não dá para negar que o calor está insuportável. Não há roupa que não esquente nem sapato que não incomode. O ar condicionado não refresca todo o ambiente e você perde até o apetite. Já que é impossível mudar os números marcados nos termômetros, a solução é tomar algumas medidas para diminuir a sensação de calor na sua casa.

1. Deixe as portas abertas para o ar circular

Não adianta abrir somente a porta e a janela da sala. É preciso fazer o mesmo em todos os cômodos da casa para formar correntes de ar que levam o calor embora. Se a janela possui aberturas na parte superior (basculantes), deixe-as sempre abertas. Assim, o ar quente (que fica na parte superior do ambiente) sai com facilidade.

2. Feche a cortina durante o dia

Para diminuir a entrada de calor. Se o forro da sua é escuro, retire-o durante o verão. Cores escuras absorvem mais calor. Se for comprar uma cortina agora, escolha uma de tecido leve, sintéticos ou naturais e mais vazados para facilitar a ventilação.

3. Traga as plantas para dentro de casa

Elas ajudam a refrescar o ambiente. Uma boa opção é o lírio-da-paz. Procure manter a terra molhada para umedecer o ar. Você também pode colocar vasos em frente à janela para criar uma barreira para o calor.

4. Troque as lâmpadas

As do tipo incandescente aquecem a casa. Prefira as fluorescentes e mantenha-as apagadas sempre que possível. Ambientes a meia luz passam a sensação de mais frescor.

5. Escolha roupas de cama de algodão

Quando mais fechada a trama do tecido, melhor, porque permite maior troca térmica entre o corpo e a superfície de contato e absorve melhor o suor. Na hora de comprar, certifique de que o lençol é 100% algodão.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório