Como utilizar tapetes na decoração de forma harmoniosa

03 fevereiro 2020

4 comentários
Sala de estar do condomínio Dubai em Belo Horizonte

Usar tapetes na decoração da casa tem o poder de transformar o ambiente em um local mais aconchegante, além de ajudar a aquecer o espaço (especialmente quando o piso é de cerâmica). A vantagem da peça é que há diversos modelos e tamanhos disponíveis, então basta ter criatividade para fazer com que sua residência fique mais bonita.

No entanto, é preciso saber utilizar os tapetes da forma correta. Para que você não erre na hora de aproveitar esses itens na decoração de sua casa, separamos algumas dicas!

Leve em conta o tamanho dos tapetes e dos cômodos

Os tapetes, além de acessórios de decoração, servem para demarcar espaços nos cômodos da casa. Eles podem aumentar ou diminuir o tamanho do ambiente, por isso você deve levar em consideração o espaço total do cômodo e dos móveis na hora de escolher uma peça.

Um detalhe muito importante é ficar atento caso algum membro da família seja alérgico. Já que tapetes e outros tipos de mantas podem acumular ácaros. Mas nada que realizar periodicamente a limpeza no tapete para evitar complicações.

Aprenda a combinar peças

Para que a decoração de sua casa fique mais bonita, você pode realizar diferentes combinações de tapetes. Uma boa dica é sobrepor duas peças, pois isso deixa o visual do ambiente harmonioso e diferenciado.

Não há regras para fazer a combinação, porém recomenda-se colocar um tapete com estampas ou colorido próximo a uma peça neutra. Dessa forma, o local ficará mais charmoso e elegante. Lembre-se de que a escolha dos itens para fazer uma sobreposição depende do estilo da decoração e do perfil dos moradores, mas você pode usar a criatividade e experimentar o que melhor funciona em sua casa!

Considere o ambiente que terá tapetes na decoração

Cada cômodo pede um tipo de tapete, de modelo e tecidos diferentes. Nos quartos, você pode colocar uma peça retangular no sentido contrário ao da cama. Em locais como sala de TV e quarto, tapetes mais peludos (a exemplo do de nylon ou lã) caem muito bem.

Além de aquecerem o ambiente, peças com esses tecidos são confortáveis e ideais para quem gosta de ficar com os pés no chão ou assistir à televisão sentado no sofá. No entanto, os tapetes peludos não devem ficar em lugares onde os moradores transitam com frequência, pois acumulam muita sujeira e se deterioram mais rápido.

Na decoração do banheiro, você pode apostar em tapetes sintéticos e laváveis são os mais adequados, uma vez que peças de tecido mofam e adquirem manchas em ambientes úmidos.

Na cozinha, um tapete no modelo passadeira cai muito bem, desde que tenha um tamanho que cubra as áreas da pia e do fogão. Além disso, é importante escolher aqueles que não sejam escorregadios, pois a cozinha é um local de bastante movimento e por isso, uma peça em material sintético é bastante segura para o ambiente

Para que as peças fiquem firmes no chão, você pode colocar um feltro ou forros na parte de baixo, de maneira a melhorar a aderência do tapete ao piso e com isso, fazer com que o uso do tapete na cozinha fique ainda mais segura.

Aposte em modelos diferenciados

Existem diversos tipos de tapetes hoje em dia, para todos os estilos e bolsos, então você pode abusar da criatividade para escolher modelos diferenciados. Usar itens em formato de bichinhos no quarto das crianças vai deixar o ambiente alegre, divertido e com a cara delas.

Os tapetes redondos, coloridos ou com textura também ficam muito charmosos em quartos infantis e na sala de estar. Outros modelos, como os que parecem ser feitos manualmente (handmade), oferecem um toque especial ao ambiente. Esse item pode ser usado na sala de TV e vai deixar o ambiente com aquela cara de casa da vovó.

Use tapetes na decoração da parede

Além de deixarem o piso da casa bem mais bonito, os tapetes estão sendo cada vez mais utilizados nas paredes. Aliás, uma parede com um tapete deixa o ambiente mais charmoso, ideal para quem quer dar um toque mais personalizado à casa.

Tome os devidos cuidados com os pets

Se você tem bichos de estimação em casa, pode usar tapetes na decoração sem problemas, basta tomar alguns cuidados com seus pets. Isso porque a durabilidade do tapete pode ser menor onde há cães e gatos. Então, para conservar as peças bonitas e funcionais, treine os bichinhos para respeitar aquele espaço e não fazer suas necessidades nos tapetes.

Mas há outras boas soluções para quem tem pets em casa e gosta de tapetes na decoração do ambiente. Veja quais são:

  • use tapetes confeccionados em garras pet e polipropileno, pois eles não absorvem manchas;
  • caso o cãozinho ou o gato façam xixi no tapete, basta lavar a peça com água, caso ela seja de PET ou polipropileno.

Use tapetes com desenhos

Usar tapetes com desenhos na decoração de sua casa vai dar um charme todo especial ao ambiente. OS desenhos dão a impressão de um ambiente mais divertido e lúdico, ideal para decorar o quarto de um bebê ou de crianças.

Outra opção de estampa de tapete para realizar a decoração de seu apê são os tradicionais em estilo rococó. Se você gosta de sofisticação, pode usar na sala de TV, estar e outros ambientes externos. No quarto, elas são bem-vindas também: tudo depende do gosto e da personalidade da pessoa.

Para deixar o ambiente mais bonito, você pode usar peças com desenhos diferentes. Mas lembre-se de levar em conta a cor dos móveis do cômodo na hora de escolher o tapete.

Veja dicas de como utilizar as peças com desenho.

Dicas de tapetes com desenhos para cada cômodo da casa

No quarto das crianças, os desenhos de flores, bichinhos ou filmes infantis famosos caem bem.

Já no quarto do casal, uma peça com estampas de formas geométricas e cores neutras deixam o ambiente bonito e discreto. Nas salas de jantar a estar, vale investir nas cores e formas, como flores e estampas de cores mais vibrantes. Mas tons neutros também deixam a casa mais bonita.

Na cozinha, tapetes com estampas de bichos com chapéu de cozinheiro deixa o cômodo alegre bonito. As estampas com temas descontraídos e lúdicos deixam o espaço informal e também personalizado.

No banheiro, as peças com estampas de folhas, flores e formas geométricas deixam o local mais alegre e aconchegante.

Essas foram nossas dicas de como usar tapetes na decoração de sua casa. Esperamos que as sugestões acima sejam úteis e ajudem você a deixar seu lar mais bonito e aconchegante. Vale lembrar que, caso não goste de muitas peças, pode usar o acessório em apenas algumas partes da casa.

Agora que você já sabe de que formas adotar os tapetes na decoração da sua casa, que tal descobrir como transformar a decoração da varanda gourmet do seu apê? Boa leitura e até a próxima!

Comentários

Andreia Gomes
Andreia Gomes disse: 04 maio 2020
Gostaria de saber como escolher um tapete que combine com sofá marrom minha sala e neutra obrigada
MRV
MRV disse: 05 maio 2020
Olá Andreia, como vai?

Bom, como a sua sala já possui um tom mais neutro, você pode optar em manter a mesma linha e comprar um tapete na cor creme, bege ou ousar um pouquinho com um branco. Mas se quiser trazer um pouco de cor para o ambiente e destacá-lo, a cor oposta ao marrom e que combina perfeitamente com ele é a amarela. Se precisar de mais dicas como esta para se inspirar, temos este post sobre cores para transformar o seu apê!
Marcia
Marcia disse: 13 agosto 2020
Gostaria de saber que cor, textura e estilo de tapete posso usar numa sala de jantar que tem em uma das paredes papel de parede com folhagens de palmeiras na cor cinza e fundo Prata neutro. A mesa é de vidro com pés de inox... cadeiras pés inox assentos cinza claro e escuro..... Obrigada
MRV
MRV disse: 18 agosto 2020
Olá Marcia, tudo bem?

Bom, como o seu apê já possui uma parede com papel estampado, e a maioria de seus móveis e decoração seguem a linha mais fria com tons acinzentados, o que podemos recomendar para você manter a harmonia das cores é apostar em um tapete na cor que converse, ou com suas mobilias (cinza) ou com o papel de parede de sua sala (um verde escuro). Desta forma, você mantém o padrão de cores e pode até ter mais liberdade em brincar com os tons, mais claros ou escuros na decoração!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório