Tendências na iluminação de apês modernos

04 junho 2018

Sala de Jantar com mesa e cadeiras, parede com textura e luminárias no teto, ao fundo sala com TV, sofá e cortina

Como o pé direito das residências está cada vez mais baixo, os profissionais do décor estão optando por substituir o gesso e a iluminação central por abajures e luzes nas paredes. Continue lendo a matéria e fique por dentro das tendências de iluminação na decoração.

Normalmente, o projeto luminotécnico de um ambiente é feita por lâmpadas de luz difusa, capazes de iluminar o ambiente como um todo e luzes pontuais com lâmpadas de efeito, sendo responsável pela sensação de aconchego e pela valorização de pequenos detalhes na decoração.

Porém, de acordo com a arquiteta Carmen Calixto, para ambientes onde se tenha alguma restrição ao rebaixo do forro, a distribuição de luz no teto pode ser um pouco mais complexa, o que faz com que mudemos a forma tradicional de pensar a iluminação nos espaços.

“Existe outras formas de se conseguir uma iluminação eficiente e aconchegante na ausência de forro de gesso. As luminárias de parede, de mesa ou de piso entram em cena possibilitando os efeitos luminotécnicos mais variados, sem redução do pé direito e sem necessidade de execução de forro”, explica.

Segundo a designer de ambientes Laura Santos, o uso de arandelas nas paredes também ajuda a dar ao ambiente mais luminosidade, além de proporcionar mais beleza e elegância ao recinto. “Quando você quer iluminar o ambiente, tendo uma luz mais forte e eficiente, a ideia das arandelas é uma boa opção, pois você consegue iluminar bem e trazer claridade para o ambiente como um todo, mas também propiciam uma iluminação mais cênica, criando personalidade e estilo para o espaço”, conta.

Sala com papel de parede em tons bege, sofá cinza com almofadas em tons de amarelo, mesa de jantar com cadeiras e decoração

Laura Santos ressalta ainda que é fundamental saber aproveitar a iluminação de maneira que ele tire atenção do teto baixo e foque em elementos mais interessantes da decoração: “Isso dá mais charme ao ambiente e não deixa o projeto muito morno. Com estes artifícios de iluminação na parede e abajures, a gente consegue resolver bem esta questão do pé direito”, afirma

Sala com papel de parede em tons bege, sofá cinza com almofadas em tons de amarelo, mesa de canto e decorações de parede

 ​Projeto Laura Santos: o estiloso abajur de pé tira o foco do teto baixo e dá um charme extra na decoração. Foto: Henrique Queiroga

A iluminação de parede também valoriza muito o revestimento e, quando é inserida em superfícies que tenham algum tratamento especial, a luz gera um efeito decorativo ainda mais bonito, como indica Carmen Calixto: “Algumas opções interessantes são: papéis de parede, revestimentos cerâmicos, tintas especiais, cimento queimado ou mosaicos de madeira e pedra. O efeito de luz e sombra provocado pela luminária tende a valorizar a superfície”, encerra.

Sala de Jantar com mesa e cadeiras, parede com textura e luminárias no teto, ao fundo sala com TV, sofá e cortina

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso blog para mais novidades sobre o mundo da decoração. Aproveite e acesse nosso Flickr para ver nossos apês decorados e inspire-se!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório