Tipos de pisos: saiba como escolher o ideal para cada ambiente do lar | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Tipos de pisos: saiba como escolher o ideal para cada ambiente do lar

07 janeiro 2018

 Existe coisa melhor do que morar em um lugar decorado exatamente como gostamos? Cada lar deve ter o estilo do seu dono, e para atender às necessidades dos moradores, é preciso dar aos cômodos um cuidado especial.

E quando falamos em decoração, um item fundamental para dar aquele toque a mais à sua casa é o piso. E por falar nisso, você conhece os principais tipos de pisos encontrados no mercado?

No post de hoje, falaremos sobre as diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo de piso. Continue a leitura e descubra qual é o ideal para cada cômodo da sua casa!

Conheça os principais tipos de pisos

Na hora de escolher entre tantas opções, é preciso considerar a função do piso para analisar o material e sua resistência. Veja abaixo algumas dicas:

Porcelanato

Você tem à sua disposição uma variedade de modelos lindos e com diferentes aspectos, o que permite ao porcelanato ser aplicado em diversos ambientes. Esse tipo costuma valorizar o espaço, mas fique atento: se assentados em diagonal, eles podem dar a impressão de que o lugar é menor, além de elevar a perda com os recortes.

Laminado

O piso laminado é fácil de manter, de instalar e é encontrado a um preço bem em conta, além de oferecer maravilhosas estampas e ter ótima durabilidade.

Ao optar por esse tipo de piso, é importante observar o tamanho dos cortes, a coloração da madeira e a posição do laminado. O alinhamento possibilita sensações visuais muito interessantes, podendo ampliar ou diminuir o ambiente sem perder a elegância.

Cerâmica

Usado tanto em áreas internas quanto externas, a cerâmica é resistente e simples de limpar. Contudo, cada tipo de cerâmica tem um grau de resistência, então fique bem atento a esse aspecto na hora da compra para evitar transtornos futuros.

Pastilha

Disponível em vidro ou cerâmica, em diversos tamanhos, cores e formatos, a pastilha é uma alternativa que ajuda a colorir os cômodos. Seu uso é mais comum em banheiros e cozinhas, e a aplicação deve ser feita com cuidado para impedir que se solte com o tempo.

Saiba qual é o piso ideal para cada ambiente da sua casa

Cozinha

Por ser um dos cômodos de maior movimento, a cozinha exige um piso resistente e durável. Aqui, o mais indicado é o porcelanato: suas cores mais claras favorecem a iluminação natural do ambiente e combinam com o mobiliário em tons mais vibrantes.

Banheiro

É fundamental encontrar um revestimento apropriado para o banheiro para facilitar a limpeza, combater o mofo e oferecer segurança contra quedas. Nesse cômodo, é possível optar pelo porcelanato esmaltado. Os modelos claros e com texturas são ideais para garantir a função antiderrapante e destacar acessórios decorativos

Sala

Quem procura por facilidade na hora de limpar a casa pode optar pelo porcelanato nesse ambiente, mas é importante combiná-lo a um tapete para equilibrar o piso frio.

Outra opção de fácil manutenção e excelente custo-benefício é o laminado, que deixa a casa aconchegante e combina tanto com mobílias clássicas quanto modernas.

Quarto

Os quartos devem ser os locais mais aconchegantes da casa. Por isso, o mais recomendado aqui é o piso laminado — basta escolher a cor que mais combina com os móveis do cômodo.

Piso para espaços menores

Se você reside em um apartamento menor, a sugestão são os pisos que ampliam os ambientes. Dê preferência para aqueles com medidas maiores, em cores mais claras e que não apresentam muitos traçados, que parecem diminuir o local.

Como você percebeu, entre os tipos de pisos mais utilizados e facilmente encontrados no mercado, os porcelanatos e laminados são as estrelas. A sua escolha e satisfação, entretanto, dependerão do seu bom gosto e do seu estilo. Afinal de contas, casa da gente tem que ser do jeito da gente!

E você, está pensando em adquirir um cantinho para a sua família? Então veja nossas 5 dicas para escolher o tamanho ideal de um imóvel

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório