Tire suas dúvidas sobre instalação 110V e 220V no seu apê

07 julho 2012

10 comentários

Se você já estragou algum aparelho eletrônico porque o ligou na tomada com voltagem errada, já deve ter se perguntado por que existem duas opções de voltagem para as instalações elétricas, 110V e 220V, ao invés de um padrão único.

A diferença entre as voltagens

O engenheiro eletricista Hilton Moreno, consultor técnico do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), explica que as diferentes voltagens tiveram origem no começo da implantação da eletricidade no Brasil, no início do século 20. "No início da eletrificação não existiam empresas nacionais e nós sofremos a influência de empresas dos EUA e da Europa. As norte-americanas usavam a voltagem 110 e as europeias, 220" , lembra o engenheiro.

Ele menciona também que, como as primeiras cidades a receberem instalações elétricas foram as da região sudeste, a existência de duas opções está praticamente restrita a algumas regiões destes estados. "Na época que se definiu o padrão, estudos mostraram que o custo para se converter as instalações diferentes para uma só era absurdamente inviável", relata Hilton Moreno.

Nelson Volyk, gerente de engenharia e qualidade da SIL Fios e Cabos Elétricos, afirma que dependendo da região do Brasil, as residências recebem a eletricidade com tensão de 110V, 115V, 127V e 220V, ou unindo 220V com uma das outras três tensões citadas, sendo chamados de sistema monofásico ou monofásico a dois ou três condutores.

A voltagem influencia na economia de energia?

Ao escolher entre uma ou outra não vai acarretar economia na conta de luz, melhor funcionamento dos aparelhos nem mais segurança para a casa. "O consumo de energia é dado pela potência elétrica (Watts) dos aparelhos que estão ligados na instalação e não pela tensão (Volts). Um aquecedor de 1.500W registrará o mesmo nível de consumo numa instalação de 110V ou de 220V", observa Nelson Volyk. Da mesma forma, levar um choque em qualquer uma das voltagens é igualmente perigoso e capaz de causar morte.

Muitos dos eletrônicos e eletrodomésticos disponíveis hoje no mercado são bivolts, o que significa que são projetados para funcionar tanto em uma quanto em outra voltagem. Estes aparelhos podem ser bivolts automáticos, quando a próprio equipamento reconhece a voltagem da tomada onde está ligado e se adapta, ou manual, quando uma chave geralmente na parte traseira do equipamento pode ser colocada na posição 110V ou 220V.

Fonte: BBEL

Comentários

PRISCILA Oliveira
PRISCILA Oliveira disse: 04 agosto 2019
Gostaria de saber qual a voltagem dentro dos apartamentos da MRV?
MRV
MRV disse: 05 agosto 2019
Olá Priscila!

A MRV utiliza em seus condomínios a voltagem padrão da região em que ele está localizado. Para você saber qual voltagem em seu apartamento, verifique com o síndico ou com a concessionária de energia do seu estado!
Gabriela
Gabriela disse: 26 agosto 2019
Gostaria de saber se as tomadas dos apartamentos no Fontana Garden em Campinas-SP são 110 ou 220?
MRV
MRV disse: 27 agosto 2019
Olá Gabriela!
A MRV utiliza em seus condomínios a voltagem padrão da região em que ele está localizado. Para você saber qual voltagem em seu apartamento, verifique com o síndico ou com a concessionária de energia do seu estado!
Andreia Qu
Andreia Qu disse: 27 setembro 2019
Gostaria saber se tem a possibilidade de fazer a conversão de 110 p/ 220? Todos os moradores estão com dificuldade p/ aquisição do cooktop que exige 220v na região Pirituba.
MRV
MRV disse: 27 setembro 2019
Olá Andreia!

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebookou telefone 4005-1313 e explique sua situação. Não recomendamos que nossos clientes façam modificações estruturais em seus apartamentos. Pois, prezamos pela segurança de todos!

juarez telles
juarez telles disse: 18 outubro 2019
boa tarde favor me mandar a planta eletrica do apt de 2 quartos do spazio chacara das flores obrigado
MRV
MRV disse: 21 outubro 2019
Olá Juarez!

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313.

Reginaldo
Reginaldo disse: 12 novembro 2019
Olá bom dia, verifiquei que no meu apartamento MRV o cabo da segunda fase (para 220v) sai do meu quadro de dentro do apartamento, porém não chega no quadro geral (no relógio). Acredito que a MRV não chegou com o cabo até no quadro, qual o procedimento a adotar junto a construtora?
MRV
MRV disse: 14 novembro 2019
Olá Reginaldo!

Neste caso vamos recomendar que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313 e explique a sua situação para que possamos te ajudar da melhor forma possível!

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