Reformar ou decorar a casa é como um quebra-cabeça. Aos poucos, é preciso encaixar todas as peças nos ambientes, sempre com inteligência e bom senso. Dessa forma, é possível até ganhar espaço no apartamento. Caso contrário, o resultado poderá ficar bem longe do esperado.

Uma das principais dicas para fazer tudo correr bem é não pecar pelo exagero. “Não adianta escolher muitas peças para um cômodo pequeno. É importante pensar na circulação”, afirma a arquiteta Eduarda Corrêa.

Outro momento crucial é a hora de planejar o posicionamento dos itens. Essa etapa deve ser feita com cuidado. Não é recomendado colocar móveis embaixo de janelas, pois as peças atrapalham o dia a dia e a entrada de luz pode ficar prejudicada, alerta a arquiteta Maria Claudia Cunha.

A parte estrutural também deve colaborar para deixar sua morada mais funcional. Divisórias sem sentido devem ser eliminadas. Uma pequena reforma, sem muito quebra-quebra, pode resolver esse problema. O gasto será pequeno e a recompensa, bem grande”, diz Eduarda.

Para dar aquela mãozinha, três especialistas dão dicas especiais para você acertar nas composições e valorizar a metragem da sua morada:

Como ganhar espaço no apartamento, a começar pela sala

ganhar espaço no apartamento 1
  1. Coloque o sofá de frente para a porta. Além de facilitar a circulação, é um convite para que todos fiquem no local e batam um bom papo. “De preferência, deixe a janela livre para poder manuseá-la”, diz Maria Claudia.
  2. Opte por integrar os espaços . Evite, por exemplo, colocar o sofá de costas para a sala de jantar, pois o móvel irá delimitar e separar os ambientes. Uma boa alternativa é colocar pufes no lugar, pois são mais baixos e podem ser removidos com facilidade.

Mais espaço no quarto

  1. A cama deve ficar paralela à janela e ter a cabeceira encostada na parede.
  2. Evite colocar a cama sob a janela. O mais recomendado é que ela esteja em frente à porta.

Cozinha maior e mais funcional

ganhar espaço no apartamento 3
  1. É fundamental pensar em uma triangulação entre geladeira, fogão e pia , medida que garante boa circulação e concentra a área de trabalho.
  2. A geladeira deve ficar ao lado da bancada – o eletrodoméstico deve ser colocado de 3cm a 5cm de distância dos outros móveis, o que assegura ventilação e bom funcionamento.
  3. O fogão deve ficar mais afastado para não haver choque de temperaturas.

Truque mais um banheiro mais amplo

ganhar espaço no apartamento 4
  1. Fique atento a esse cômodo, pois é sempre mais difícil realizar reformas por conta dos encanamentos.
  2. Dê preferência a um box de cor clara ou até mesmo transparente.
  3. Confira os 10 truques para deixar seu banheiro maior e mais bonito.

Ter um apartamento compacto traz uma série de benefícios, compatíveis com a correria da vida moderna, que pede mais praticidade, mas com alguns truques simples ou dicas de arquitetura você consegue fazer com que seu apê parece maior e, é claro, muito mais funcional e bonito.