Tudo o que você precisa saber para uma limpeza de banheiro perfeita

11 outubro 2019

2 comentários
Homem realizando a limpeda de banheiro em seu apartamento para manter o local sempre arrumado

Manter a casa limpa e em ordem é um verdadeiro desafio, especialmente com a rotina de trabalho. A limpeza de banheiro não precisa ser algo difícil e complicado. Se você tem tudo planejado, com bons materiais e com algumas dicas valiosas, dá para tornar a tarefa bem mais fácil!

Por questões de higiene, é fundamental manter esse cômodo sempre o mais limpo possível, e a melhor forma de conseguir isso é com organização! Uma rotina de limpeza, a atenção especial em alguns pontos e até mesmo a manutenção do banheiro são necessários para deixá-lo perfeito.

Que tal uma ajudinha? Neste post, vamos mostrar como você pode manter seu banheiro sempre cheiroso, limpinho e bonito! Saiba como fazer a melhor limpeza possível a seguir!

O que considerar ao definir uma rotina de limpeza

Dá para se organizar e manter uma rotina legal de limpeza, mas para isso você precisa combinar duas coisas: organização e bons hábitos. A mudança começa por dentro, e dá para conseguir colocar tudo em ordem!

Comece definindo sua rotina com a faxina inclusa dentro dela, isso torna tudo mais fácil se você mora sozinho. Agora, se esse não é o caso, todo mundo pode ajudar! Basta pedir para que eles também organizem suas agendas.

Os bons hábitos também são fundamentais para manter tudo limpo e conservado. Quando o assunto é banheiro, esse detalhe faz ainda mais diferença! Realmente esse é um local da casa que precisa de uma atenção especial e, naturalmente, de uma rotina de limpeza e manutenção pensada com maior urgência.

Para quem tem pouco tempo para cuidar da casa ou está começando a se virar sozinho e manter tudo limpo, pode ser um desafio, o que é muito normal. Cada casa tem sua própria rotina, seus hábitos e sua realidade, por isso é preciso pensar nessa limpeza de acordo com a necessidade da família.

A seguir, daremos algumas dicas de como realizar a limpeza de seu banheiro de um jeito tão profissional que você terá orgulho do próprio trabalho. Confira a seguir!

Avalie a frequência de uso

Quanto mais um banheiro é usado, mais ele estará sujo. Fácil de entender isso, não? Esse é um ponto importante e que vai ajudar a entender quantas vezes por semana você deve se preocupar em lavar o cômodo. Hoje, com as rotinas cada vez mais corridas, é comum que em algumas famílias as pessoas passem quase o dia todo fora de casa.

Com o banheiro sendo menos usado, ou seja, a tendência é que ele fique menos sujo. Do contrário, se há sempre alguém em casa, consequentemente ele estará em uso frequente.

Cabe a cada família ou morador observar esses detalhes para entender o quanto o banheiro estará sujo e em quanto tempo ele precisará de uma limpeza mais leve ou uma faxina completa. De acordo com isso, sempre considere:

  • em uma casa com poucas pessoas, a faxina completa no banheiro pode ser a cada 15 dia,s principalmente se os moradores passam a maior parte do tempo fora;
  • durante esse intervalo, uma limpeza mais superficial pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana;
  • já nas casas mais cheias, em que o uso do banheiro é frequente, o ideal é fazer a faxina completa ao menos 1 vez por semana;
  • nesses casos, aquela limpeza superficial por 3 vezes na semana para manter tudo em ordem já ajuda bastante.

Observe a conservação

Tudo também depende do nível de conservação e de cuidados que as pessoas da casa conseguem manter. Se a galera não liga muito para isso, aí não tem jeito: o banheiro vai sujar bastante e rapidamente. A consequência é a necessidade de limpar mais vezes e, além disso, a faxina não vai durar muito tempo.

Assim, é necessário conscientizar todo mundo sobre os cuidados, afinal, se cada um fizer sua parte, fica mais fácil. Um banheiro mais conservado não vai precisar de tantas faxinas. Isso significa mais tempo livre para todo mundo!

Quanto à conservação, o importante mesmo é ficar de olho diariamente em como está a conservação em alguns pontos importantes: pia, vaso sanitário, box e pisos são os principais. Se eles estiverem apresentando sinais de sujeira, está claro que é hora de se programar e fazer a limpeza de banheiro o mais rápido possível.

Manter o banheiro limpo também interfere em algumas estruturas e na conservação delas. Peças em metal, por exemplo, podem perder o brilho e até mesmo enferrujar. Vidros também podem manchar se não forem limpados regularmente com o uso de produtos específicos.

Além dessas peças, os azulejos e a pintura de algumas partes do banheiro podem perder a cor. O acúmulo de sujeira desgasta mais rapidamente esses locais, deixando o banheiro com um ambiente não muito legal.

Divida as tarefas

“O combinado não sai caro!” O famoso ditado popular serve para mostrar bem a ideia da necessidade de dividir as tarefas domésticas. Se todo mundo ajuda e participa, a faxina acaba mais rápido e todo mundo pode curtir como quiser o seu tempo.

A limpeza de banheiro pode ser rápida e simplificada se mais de uma pessoa ajudar. Toda casa que se mantém limpa é fruto de esforços, já que é sempre difícil manter tudo em ordem, mesmo trabalhando fora o dia todo.

Agora, se você mora sozinho, aí não tem jeito! Por isso, é ainda mais importante manter bons hábitos, ter cuidado com a manutenção da limpeza e se organizar melhor.

Pense na higiene e no bem-estar

Bateu preguiça e você não está conseguindo manter uma rotina de limpeza de banheiro? Bem, a primeira coisa que é necessário considerar é que não se trata apenas de uma questão estética. Um local limpo também é certeza de manter bactérias sempre longe.

Sendo assim, pense no seu bem-estar e valorize uma casa limpa, em que você pode usar da melhor forma!

Os produtos e acessórios indispensáveis que se deve ter

Você sabia que com os produtos de limpeza e com os itens certos dá para tornar a faxina mais fácil, rápida e até prazerosa? No caso de uma limpeza de banheiro, são coisinhas mais básicas, como os produtos, panos e as boas escovas para esfregar bem. Descubra a seguir o que não pode faltar para deixar tudo em ordem!

Desinfetante

Esse é o carro-chefe quando o assunto é banheiro! O desinfetante é fundamental para um trabalho mais profundo e que, principalmente, seja focado em remover todas as bactérias e sujeiras do local. Você encontra uma infinidade de alternativas, por isso, escolha a que tem o melhor custo-benefício.

O desinfetante será aplicado no vaso sanitário, que é geralmente o local mais sujo do banheiro e que precisa desse cuidado maior em realmente ser desinfetado. Nessa hora, esfregue, mas sempre com cuidado para não arranhar o local. Evite espontas muito rígidas ou outros itens, como a lã de aço. Lembre-se que não é questão de força, mas sim jeito e o produto de limpeza certo. As pias e cubas também podem ser limpas com o uso do desinfetante, se você preferir.

Escova de vaso sanitário

A escova de vaso sanitário é um item comum em todo banheiro e que deve estar á disposição dos moradores sempre que for necessário. O ideal é que se faça a higienização da privada sempre após ela ser utilizada. Assim, é possível conservá-la em melhores condições por mais tempo.

Na faxina a escova também terá papel importante. Ela é ideal para esfregar o vaso sanitário após a aplicação do sabão de limpeza, já que tem cerdas flexíveis e que entram em áreas mais difíceis. Você pode usá-la como um complemento após a esponja.

Cloro

O cloro é um poderoso produto que também tem ação desinfetante, principalmente para eliminar o acúmulo de bactérias que podem causa bolor e mofo, por exemplo. Hoje, já é possível encontrar limpadores em gel, esses mais fáceis de aplicar em qualquer área.

O ideal é usar o cloro no vaso sanitário, no caso antes do desinfetante, nas pias, no chão do box e do banheiro, além dos ralos e deixar agir por alguns minutinhos antes de enxaguar essa área. Essas regiões costumam ter bastante acúmulo de sujeira, então é necessário usar o cloro como solução mais profunda.

Escova

A escova é uma ferramenta indispensável, afinal, é ela que vai garantir aquela limpeza que deixa tudo brilhando! Se possível, tenha duas: uma de cerdas grossas e rígidas, para áreas como pisos e rejuntes, e uma com cerdas mais flexíveis, para limpar cantos, vaso sanitário, descarga e pia.

Esponja

Uma limpeza mais superficial e menos agressiva também é importante, como nos azulejos, caso eles não estejam tão sujos. A esponja é fundamental para esses locais, assim como para esfregar a parte externa do vaso sanitário, armários e outros locais.

Panos

Assim como a esponja e a escova, os panos são básicos e indispensáveis. Para secar e para limpar, é sempre importante ter pelo menos 4 à disposição. Isso evita que você tenha que torcê-los a todo momento e ainda esperar secar, o que atrasa o trabalho.

O roteiro ideal para fazer a limpeza

Não sabe por onde começar? Uma boa limpeza de banheiro deve seguir um roteiro que ajuda a otimizar o tempo e deixar o trabalho rápido e, principalmente, eficaz. Assim você consegue limpar tudo com inteligência, conservando ao máximo o bom trabalho que você fará!

Elaboramos um roteiro bem prático, pensando em uma ordem e que valorize seu esforço, deixando tudo bem limpo. No entanto, se precisar, você pode adaptar de acordo com as suas necessidades e também com a estrutura do seu banheiro. Em um passo a passo, seria assim:

  • tire todos os objetos do banheiro, como lixeira, panos e toalhas;
  • limpe primeiramente os azulejos e o box, seguido do piso;
  • começando os detalhes, limpe o vaso sanitário (é preciso ter escovas e esponjas exclusivas para higienizar esse local);
  • limpe a pia e a cuba;
  • lave objetos da pia, como o porta-escovas de dentes;
  • limpe as válvulas e torneiras, como as do box, do vaso e da pia/cuba;
  • limpe os ralos;
  • limpe os armários, bancadas e prateleiras;
  • por fim, limpe o piso e volte com toalhas e objetos após tudo estiver seco.

Os pontos mais importantes na limpeza de banheiro

Agora que você já viu nossas dicas para fazer uma limpeza com inteligência, que tal falarmos mais sobre os pontos em que você deve ter mais atenção? Na hora de higienizar, o banheiro é talvez o lugar em que os cuidados precisam ser mais rigorosos na casa, por isso boas técnicas são fundamentais.

A seguir, veja quais pontos merecem atenção especial e saiba quais são as práticas mais recomendadas para deixar tudo limpo, desinfetado e cheiroso!

Pias e cubas

Essa é uma região importante, já que sempre utilizamos antes da refeição ou quando necessário usamos para lavar as mãos. Todas as bactérias de um longo dia na rua vão por ralo abaixo, mas antes passam em toda a área das pias e cubas. Sendo assim, todo cuidado é pouco!

Um bom desinfetante é fundamental e, na maioria das vezes, só ele basta para deixar essa região limpa e cheirosa. Se você mantém uma regularidade de limpeza, certamente a pia ou cuba não estará tão suja assim. Nesse caso, basta usar uma esponja ou uma escova de cerdas macias.

Vaso sanitário

Por motivos óbvios, o vaso sanitário é parte mais complicada dessa limpeza de banheiro! Ele requer bastante dedicação e muito cuidado, e você pode começar com o cloro. O melhor produto é o em gel, que é mais fácil de ser espalhado e se faz bastante fácil nessa limpeza do vaso.

Use a escova apropriada para a região e limpe além das áreas visíveis aos olhos. Todos os cantos precisam ser desinfetados para evitar o acúmulo de bactérias, que pode até mesmo resultar em lodo, também por causa da umidade.

Preferencialmente, use luvas nesse trabalho, por questões higiênicas e por conta do ressecamento que os produtos químicos causam à pele.

Box

As sujeira que a gente carrega da rua para dentro de casa, acaba ficando acumulada dentro do box, seja no azulejo, no blindex ou na superfície que envolve a área dochuveiro. Por isso, também é necessário dar uma atenção especial à limpeza dessa região. Assim como no vaso sanitário, o cloro e o desinfetante são os produtos indispensáveis.

O piso vai precisar de um pouco mais de dedicação na hora de esfregar, então use uma escova com cerdas mais rígidas. Só observe se esse piso é mais delicado, nesse caso, use algo mais macio. Se necessário, esfregue os cantos com uma de cerdas mais flexíveis. A esponja também pode ser utilizada nessa parte, mas tudo depende de quanto está sujo. Observe bem e limpe de acordo com a sua análise, ok?

Pisos e azulejos

Os pisos e azulejos também acumulam bastante bactéria e sujeiras, já que o banheiro é um local bastante íntimo e é feito para que possamos nos higienizar. O ideal é fazer uma limpeza completa, sempre com o foco de manter tudo visualmente limpo e desinfetado.

Além disso, se trata também da conservação do piso e do azulejo por mais tempo. A gordura natural do nosso corpo tende a ficar acumulada neles, ou seja, manter tudo sempre limpo ajuda a conservar o banheiro.

Nos azulejos é preciso ter atenção se há manchas e como está o nível de sujeira.É comum que eles estejam empoeirados, nesse caso a limpeza é bem simples e superficial. Já os pisos estão sempre mais sujos, além de haver os rejuntes. O ideal é fazer uma limpeza geral no chão também usando desinfetante ou até mesmo o cloro, usando um pano.

Espelhos

O espelho também precisa ser limpo, já que sempre há respingos de água, além da sujeira normal causada pela poeira. É preciso apenas ter mais cuidado para evitar arranhões ou até mesmo rachaduras. O ideal é usar um pano úmido e esfregar suavemente.

Um limpa-vidros pode ser uma boa opção, caso o espelho esteja um pouco sujo. Procure por um produto de boa procedência, de marcas renomadas. Isso evita qualquer acidente que resulte em manchas no vidro.

Os detalhes que devem chamar atenção na rotina de limpeza e manutenção

O banheiro tem algumas particularidades em relação a manter tudo limpo e cheiroso. Você consegue isso com algumas dicas especiais e que fazem toda diferença. A seguir, confira alguns dos problemas enfrentados nesse cômodo e saiba como resolver da melhor maneira possível!

Rejunte do piso

Dá para manter o rejunte do piso bem limpo! Os métodos mais tradicionais geralmente não servem, como esfregar com escovas ou simplesmente passar um pano com produto de limpeza. Nessas horas é preciso recorrer a alguns segredos e dicas!

Hoje, já existe no mercado alguns produtos que são voltados para resolver esse problema. Afinal, as marcas estão sempre atentas aos problemas que os consumidores enfrentam. Geralmente, esses produtos têm cloro em sua composição, aí basta usar um pouco de força e paciência para esfregar. A escova de cerdas rígidas é essencial no trabalho.

Agora, se você quer saber o pulo do gato, lá vai: vinagre! Por mais que pareça estranho, ele é muito eficiente para realizar a limpeza dos rejuntes de azulejos e de pisos. Cuidado apenas para não exagerar no uso e deixar o banheiro com cheiro do tempero!

Manchas no azulejo e no vaso sanitário

Aqui não tem mistério: a boa e velha água sanitária é forte na hora de tirar manchas na limpeza de banheiro! Para azulejos ou vaso sanitário, o produto cumpre com o papel, desde que você esfregue bem e direcionadamente nas regiões em que estão as manchas.

Já é possível encontrar também diferentes tipos de água sanitária, inclusive com essa proposta de fórmulas especiais para remover manchas. Se elas couberem no seu bolso, ótimo! Do contrário, o produto tradicional também resolve o problema.

Se você tiver a disponibilidade, o ideal seria aplicar a água sanitária sobre as manchas na parte da noite, deixando que ela faça seu efeito por toda a madrugada. Assim, basta enxaguar pela manhã!

Manter o banheiro sempre cheiroso

Outra questão importante é conseguir manter o banheiro sempre cheiroso. Depois de limpar, com certeza ele ficará um tempinho assim, justamente por conta dos produtos utilizados. O problema é manter isso no dia a dia. É possível conseguir se você seguir estas dicas:

  • usar um aromatizador que faz disparos regulares;
  • manter o banheiro sempre arejado e com circulação de ar;
  • evitar deixar toalhas molhadas secando no local;
  • sempre usar desinfetante após usar o vaso sanitário;
  • coloque uma recipiente com bicarbonato de sódio em algum canto, já que ele absorve maus odores.

O que é necessário para manter a limpeza de banheiro

Tão importante quanto conseguir a limpeza de banheiro perfeita é mantê-la por mais tempo. Afinal, tanto trabalho precisa ser conservado, o que depende de algumas boas práticas e hábitos de higiene simples. A seguir, veja de que maneira você pode ajudar a manter o banheiro em ordem por mais tempo!

Evite entrar com sapatos

Andar com sapatos dentro de casa nunca é uma boa ideia, mas nem todo mundo pensa assim. Agora, se há um local em que não é recomendável é o banheiro! A questão é que, acidentalmente, pode ser que haja alguma parte do piso molhada. Isso é bastante normal e é difícil evitar que aconteça.

Pisar com sapatos na água pode fazer lama, o que é quase dizer "adeus" ao seu banheiro limpo e conservado! Se o piso for branco, aí fica ainda pior. Por isso, educadamente, sempre oriente os convidados a não entrarem no banheiro calçados, e faça o mesmo com as pessoas que moram com você.

Conscientize todos da casa

Falando em comunicar todo mundo, uma casa limpa depende do esforço de todos que moram nela. O banheiro é um local íntimo, mas compartilhado dentro de uma residência. Isso exige que todos tenham boas práticas e façam sua parte na hora de usá-lo.

É simples, se todo mundo se preocupa em manter o local limpo, a tendência é que se se mantenha assim por mais tempo. Converse com as crianças, caso tenha filhos, e com seu companheiro (a). Deixar tudo claro é bem melhor do que se chatear ao ver que o banheiro já está sujo novamente.

Implemente bons hábitos

A limpeza de banheiro perfeita é necessária, mas mais do que isso é necessário ter hábitos que mantenham o local sempre conservado. Afinal, estamos falando de um cômodo da sua casa, e é sempre bom morar em um local em que todo mundo se preocupa com a limpeza.

Bons hábitos são simples e, se cada um tiver sua responsabilidade, o uso do banheiro será feito sempre da melhor forma. A consequência disso é simples e muito positiva: o local sujará com menor facilidade, ou seja, o banheiro vai passar mais tempo limpo e ótimo para o uso!

Faça limpezas superficiais

Aquela faxina mais pesada para a limpeza de banheiro não precisa ser feita sempre. Se você tiver a preocupação em sempre limpar pontos específicos, o natural é que o cômodo esteja conservado, como um todo.

Passar um pano úmido no azulejo, usar desinfetante sempre ao usar o vaso e passar uma esponja com sabão na pia já resolvem bastante, algo que pode ser feito 1 vez a cada 2 dias. Essas práticas mantêm o local limpo por mais tempo.

Preocupe-se em manter a higiene do local, mas faça isso com responsabilidade e pensando no planeta: sempre que fizer a faxina, verifique se há desperdícios! A economia de água é importante e vai além de apenas uma residência.

Viu como não tem mistério fazer uma limpeza de banheiro perfeita? Com bons hábitos, com uma organização eficaz e disposição é possível manter tudo cheiroso e confortável!

Quer receber mais dicas como essas direto no seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

 

Comentários

Denise
Denise disse: 14 outubro 2019
Estou adorando essas explicações, uma maneira rápida e prática de resolver a higienização do local.
MRV
MRV disse: 14 outubro 2019
Olá Denise!

Ficamos felizes em saber que você gosta e acompanha nossos conteúdos. Preparamos cada dicas práticas para facilitar a vida das pessoas no dia a dia!
Para ficar por dentro desta e muitas outras novidades, não deixe de acompanhar o Blog da MRV e as nossas redes sociais para saber de tudo em primeira mão!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório