Usando o FGTS para financiar um imóvel: saiba como proceder

19 janeiro 2018

Imagem ilustrativa com uma mão segurando um montante de dinheiro e uma outra mão segurando uma miniatura de casa e uma chave.
Muitas pessoas que sonham em comprar a casa própria por meio de um financiamento esbarram em problemas financeiros, com dificuldades para juntar o valor necessário para a entrada.

Usar o FGTS para financiar um imóvel pode ser uma ótima saída. Com os recursos do fundo, você pode tornar o seu sonho realidade — desde que sejam cumpridas as regras de utilização.

Como proceder? Quais são os requisitos? Como o FGTS pode ser utilizado no financiamento? Continue a leitura deste post e descubra as respostas!

Requisitos para usar o FGTS para financiar um imóvel

Para que você possa usar o FGTS, é necessário preencher alguns requisitos obrigatórios:

  • ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS, ou seja, de carteira assinada. Vale destacar que não é preciso que o período seja consecutivo, tampouco em uma única empresa;
  • não ser titular de financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do território nacional;
  • trabalhar ou morar no município onde está localizado o imóvel;
  • não ser proprietário de residência no município ou região metropolitana onde pretende adquirir o imóvel.

O imóvel deve ser financiado pelo SFH, como ocorre no programa Minha Casa, Minha Vida, e estar abaixo do teto do valor de avaliação, reajustado periodicamente. Além disso, deve ser residencial urbano e destinado à moradia do comprador.

Um detalhe importante em relação ao imóvel escolhido é que ele não pode ter sido objeto de utilização do FGTS nos três anos anteriores.

Formas de usar o FGTS no financiamento

A liberação do FGTS é solicitada pelo próprio comprador por meio de um documento. A instituição financeira faz a comunicação à Caixa, que deposita o valor diretamente na conta do vendedor. O comprador não chega a lidar com o dinheiro, o que evita sua utilização para outras finalidades.

Confira as possibilidades de uso do FGTS no financiamento:

Dar entrada no imóvel

A forma mais comum de usar o FGTS para financiar um imóvel é no momento da compra. Os recursos da conta vinculada ajudam a reduzir o total financiado, o que diminui a dívida e o valor das prestações e permite a aquisição de um imóvel avaliado por um valor maior.

Pagar parte do valor das parcelas

O FGTS pode ser usado para diminuir o valor da prestação do financiamento. É possível pagar até 80% das 12 parcelas subsequentes, o que pode trazer um alívio considerável no orçamento. O procedimento pode ser repetido a cada dois anos, desde que as prestações estejam em dia.

Liquidar ou amortizar o saldo devedor

Durante o financiamento, você pode também utilizar os recursos do FGTS para liquidar a dívida ou, pelo menos, amortizar o saldo devedor. Aliás, essa pode ser uma alternativa decisiva para terminar o financiamento mais rapidamente. Não há limite de vezes para usar o FGTS para esse fim, desde que seja respeitado o intervalo de dois anos.

Agora que você já sabe como usar o FGTS para financiar um imóvel, é hora de se organizar e realizar o seu sonho. Pesquise com calma, avalie as condições e você certamente vai encontrar uma opção que atenda perfeitamente às suas necessidades.

Gostou do artigo? Aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e confira nossas novidades em primeira mão. Estamos no Facebook, no Google +, no Twitter, no YouTube, no Flickr e no Instagram!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório