Vai ficar em casa nas férias? Aproveite dicas para organizar aquela velha estante de livros | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Vai ficar em casa nas férias? Aproveite dicas para organizar aquela velha estante de livros

13 julho 2012


Se você é daqueles que adoram comprar livros, mas vive sem tempo de arrumar um cantinho especial para guardá-los, aproveite as férias e descubra como deixar o ambiente mais leve e bonito para receber as suas coleções.

A arquiteta Yeda Garcia acredita que o primeiro passo antes de começar a organização de qualquer espaço de leitura é fugir de caixas ou armários fechados. “Livros são objetos maravilhosos, não há por que escondê-los. Se você ama os livros, exponha-os orgulhosamente”, opina. A exceção, como explica a arquiteta Marcela Passamani, é quando as obras são raras e atingem estima de colecionador. “Se existe muito apreço pelas obras, é interessante guardá-las para não expô-las a poeiras e o que mais puder prejudicá-las”, diz.

Segundo Yeda, se existe um motivo em reunir objetos é porque se tem carinho por eles. Portanto, também é essencial pensar na localização. “As coleções merecem, por seu significado afetivo, um lugar de destaque na casa. São elementos que conferem personalidade ao ambiente”, observa.



Como opção para dar visibilidade às coleções, ainda vale a boa e velha estante. Para Marcela, engana-se quem pensa que estantes são comuns demais para decorar o espaço de leitura. De acordo com ela, a mobília nunca deixou de ser uma ótima sugestão para organizar a pilha de livros. “Colocar livros em estantes deixa o ambiente muito sofisticado, além do mais, estão na moda”, aponta. Ela acrescenta que a peça entrou no cenário do design e nunca vai deixar de ser “tendência” quando o quesito é decoração.

Porém, seja em estantes ou em prateleiras, a designer aconselha organizar as publicações pela altura de cada uma. “Se um livro estiver muito fora da altura dos outros, é interessante colocá-lo deitado. O ideal é brincar com a altura e a disposição dos livros”, sugere. O jogo de livros deitados também serve para capas muito coloridas e que chamem atenção demais entre as obras empilhadas.



Para fugir de estantes abarrotadas e, ainda, incrementar a decoração do espaço destinado aos livros, vale a criatividade. “Devemos mesclar objetos, fotografias, pequenos quadros ou gravuras nas estantes. O resultado estético será ótimo”, sugere Yeda. Marcela compartilha a ideia e acrescenta que porta-retratos, pequenas plantas, vasos e até mesmo velas também deixam o ambiente mais suave e charmoso.

Fonte: Lugar Certo / Foto: Divulgação

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório