Vai receber os amigos? Acerte na escolha dos copos

03 fevereiro 2009

Existe um tipo certo de copo para cada bebida. Conheça cada modelo e acerte na escolha!

Copos esguios têm as medidas certas para se desfrutar dos long drinks – coquetéis com ou sem álcool, muita fruta e pedras de gelo. Para cervejas, a melhor opção é o tradicional modelo tulipa. (Dicas: para ressaltar o frescor da bebida, antes de servi-la, deixe água bem gelada no copo por alguns minutos. Depois de lavar, passe álcool para dar brilho).

As diversas opções de copos podem confundir os novos anfitriõesO modelo bojudo de até 200 ml e com uma boa abertura é usado para drinques com destilados – como uísque ou uma caipirinha de frutas cítricas. O copo serve ainda para sucos, refrigerantes, água e bebidas à base de sorvete. No entanto, ele fica em contato com o calor da mão e isso aquece mais rápido a bebida.

As taças compridas, para champanhe e prosecco, são chamadas de flûte (pronuncia-se fluti). Toda sua forma foi pensada para ressaltar e admirar sua perlagem – as bolinhas de gás que determinam a qualidade da safra. Para manter sua bebida por mais tempo gelada, segura-se pela base.

A taça de tamanho médio com um bojo arredondado e abertura acentuada permite a evolução completa dos aromas intensos e complexos da maioria dos vinhos. Já aquelas com bojo bem largo e base mais baixa são ideais para os espumantes aromáticos e doces.

Fonte: Portal Revista Casa Cláudia, consultada em 2 de fevereiro de 2009.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório