Se você pretende viajar por bastante tempo, é importante tomar algumas precauções, principalmente quando o assunto é a segurança da sua casa. Deixar sua propriedade vazia por muito tempo pode ser perigoso e trazer muitas dores de cabeça. Para te ajudar com esse problema, conversamos com o especialista em Segurança Privada da PLURI Segurança e Serviços, Gelson Passalongo. Confira!
Cuidados antes de viajar:
- De acordo com o especialista, o básico e primordial antes de viajar é verificar se as portas e janelas estão bem fechadas, não deixar as luzes acesas e acionar alarmes caso estejam instalados.
- “Também é muito importante tirar os aparelhos eletrônicos das tomadas,principalmente neste período do ano, propício a tempestades de verão”, aconselha Gelson.
- Escolha um vizinho de confiança ou alguma pessoa próxima para deixar uma cópia da chave com ela. “Ter uma pessoa para recolher as correspondências e olhar a residência com alguma periodicidade ajuda muito a prevenir assaltos”, afirma o especialista.
- Deixe um telefone de contato para os parentes ou amigos. Se morar em condomínios, avise a administração.
- Procure deixar as cortinas fechadas, para evitar olhares. Se puder, deixe alguns vidros abertos para arejar a casa.
- Pessoas mal intencionadas podem tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém em casa. Se possível, desligue!
- Lembre-se de fechar o registro de água, luz e gás, e esvaziar a geladeira, pois caso haja uma queda de energia, alimentos podem apodrecer e deixar mau cheiro pela casa.
- Se, ao voltar para casa, você sentir cheiro de gás em algum ambiente, tome cuidado! Não acenda ou apague luzes, não risque fósforos e abra imediatamente portas e janelas para arejar.
Erros mais comuns
Muitas pessoas acabam se esquecendo de pequenos detalhes que podem se tornar um grande problema a longo prazo, como deixar as luzes acesas. “Luzes acesas e correspondência espalhadas pela entrada chamam muito a atenção”, diz Gelson.
Fonte: Revista Casa Linda UOL