Vai visitar um imóvel à venda? Saiba como se preparar! | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Vai visitar um imóvel à venda? Saiba como se preparar!

26 maio 2018



Comprar um apartamento
 é uma decisão séria e que exige muita pesquisa e paciência até que o lugar ideal seja encontrado. Ao identificar um imóvel à venda, o primeiro passo é pesquisar a localização e verificar se ele atende seus requisitos, certo? Mas e depois? Como se preparar para uma visita a uma opção de lar?

No texto a seguir, você vai conferir alguns pontos importantes para ficar de olho durante as visitas ao imóvel que você pretende adquirir. Continue a leitura e tenha em mãos um guia para fazer um bom negócio!

Saiba o que verificar nas partes hidráulica e elétrica

Ligue todas as torneiras do apartamento e deixe a água sair por um minuto, analisando bem para verificar se não há qualquer tipo de vazamento. Dê descarga nos vasos, confira se a vazão de água é boa e repita a operação.

Na parte elétrica, é importante observar o funcionamento dos interruptores e lâmpadas, caso já estejam instalados no apartamento. Leve seu carregador de celular e teste o maior número de tomadas que conseguir para ver se está tudo em ordem. Em alguns imóveis da MRV, você encontra as modernas tomadas USB, que dispensam os milhares de adaptadores. Faça também o teste, mas avisamos: é muito prático e você não vai mais conseguir viver sem ter no seu apê!

Preste atenção na estrutura e conservação do prédio

Verificar esses detalhes também é importante para que você feche um negócio que seja satisfatório para você e para sua família. Se certifique de que o prédio está bem cuidado, de que o acabamento é de qualidade e de que o local tem as opções de lazer desejadas.

Também é válido conversar com o zelador e o síndico, buscando averiguar a frequência e a qualidade das manutenções. Além disso, procure saber se existe alguma reclamação constante dos moradores.

Pesquise sobre a segurança do bairro

Faça uma pesquisa para saber se o bairro onde o apartamento está localizado é seguro antes mesmo de ir conhece-lo. Durante sua visita, pergunte a vizinhos e em comércios próximos sobre o assunto, e vá até o local em diferentes horários do dia para conferir se você realmente se sente seguro ali.

Dentro do fator segurança, também entram pontos como a vida noturna nos finais de semana. Em determinadas regiões, o barulho intenso incomoda moradores durante a madrugada, por exemplo.

Analise a iluminação do imóvel

Esse é um aspecto muitas vezes esquecido, mas que faz muita diferença no dia a dia. Veja se o apartamento tem a luz que você gosta e que não vá atrapalhar a sua rotina. Por exemplo, apartamentos direcionados para a face norte têm incidência do sol pela manhã, já os apontados para face sul pegam o sol da tarde.

Verifique a quantidade de janelas e a iluminação natural que o imóvel possui. Isso é importante para ajudar a secar suas roupas e também para economizar energia.

Verifique as regras do condomínio

Outro ponto crucial são as regras do condomínio. Embora sejam minoria, muitos prédios não aceitam cachorros, enquanto outros não admitem apenas animais de grande porte etc.

Para não ter surpresas no futuro, investigue quais são essas regras e imagine como elas influenciariam no seu estilo de vida caso comprasse o apartamento em questão. Afinal, analisar um imóvel à venda é uma tarefa que demanda tempo e paciência. É preciso visitar o local mais de uma vez, estudar os detalhes e conferir se ele atende às necessidades e aos gostos da família. Por isso, antes de ir, faça uma lista com os tópicos acima para não se esquecer de nada e checar todos os itens corretamente.

E aí, gostou do artigo? Assine nossa newsletter para receber informações e novidades sobre o mercado imobiliário!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório