Conheça os 7 tipos de varal para apartamento pequeno

27 março 2020

6 comentários
Varal para apartamento pequeno na área privativa externa

Quem vive em apartamento pequeno sabe que ter um varal que não ocupe muito espaço, que não deixe o ambiente pesado e ao mesmo tempo não atrapalhe a realizar as rotinas da casa é um dos maiores desafios.

Muitas vezes, a lavanderia é integrada às outras áreas da casa como área privativa ou cozinha, exigindo maior planejamento ao escolher onde pendurar a roupa lavada.

Pensando em facilitar a vida de quem mora em apartamentos pequenos, realizamos uma pesquisa com nossos parceiros no Clube de Vantagens MRV o tipo de varal ideal para o seu apartamento. Continue lendo e descubra!

As vantagens de ter um varal em sua lavanderia

Ter um varal na área de serviço de seu apartamento é uma necessidade imediata. No entanto, muitas pessoas têm dificuldades em encontrar o modelo ideal para instalar em ambientes pequenos. Como nem sempre é possível possuir uma máquina que lava e seca em casa, o varal é muito vantajoso em vários aspectos.

O primeiro deles é o baixo custo de investimento, já que o próprio morador pode instalar.

Outra vantagem de se ter um varal de roupas em casa é a possibilidade de economizar com energia ao deixar as roupas secando naturalmente. Mesmo sabendo que este eletrodoméstico é econômico, ao não utilizá-lo para secar as roupas, você economiza energia elétrica. Tornando o processo ainda mais sustentável.

E por falar em economia, saiba que, ao optar pelo uso do varal, você evita que suas roupas se danifiquem durante o processo de secagem. Porque ao secar, dependendo do material da sua roupa, o processo pode causar desgaste e perda na elasticidade do tecido. Fazendo com que a roupa encolha.

Outro ponto positivo que uma pessoa pode ter com seu varal é que ele se torne invisível quando não estiver sendo usado. Pois, existem modelos variados de varal para apartamentos ficam discretos quando não estão sendo usados!

Conheça o tipo de varal ideal para o seu apartamento

Separamos os modelos mais utilizados em apartamentos pequenos para você se inspirar e poder escolher o que melhor se adapta às suas necessidades!

Varal de parede

De fácil instalação, este modelo de varal de parede é ideal para quem possui área privativa em seu apartamento ou uma lavanderia independente da cozinha. Este tipo de varal fixo é ideal para área externa e pode ser instalado em alturas variadas, acima ou abaixo da janela de seu apê, por exemplo.

Varal suspenso ou de teto

Também conhecido como varal de teto, ideal para quem deseja otimizar o espaço e deixar o ambiente organizado. Principalmente para quem não dispõe de muito espaço em sua lavanderia.

O ponto positivo deste modelo, é o fato dele estar fora de alcance, evitando que os moradores esbarrem e sujem as roupas limpas.

Varal retrátil em inox

Se você busca uma maneira mais prática de deixar o espaço da área de serviço ainda mais organizada, que tal investir em um varal retrátil de inox? Este modelo possui o melhor custo benefício em relação aos demais.

Além de ocupar pouco espaço, por utilizar corda única, após ser utilizado, você pode recolhê-lo para dentro do aparelho e deixar a lavanderia com espaço livre. Um modelo que economiza espaço, organiza o ambiente e é super prático de instalar e usar.

Varal Mágico

O varal mágico é especialmente indicado para quem mora em apartamento pequeno e precisa manter a área da lavanderia organizada e sem deixar à mostra o varal.

Com este modelo, é possível deixar a estrutura invisível, sendo facilmente ser integrado a parte de alguma estrutura. Por exemplo, no caso de paredes, as opções em cores neutras se fundem bem a ponto de disfarçar bem a presença da estrutura do varal no local.

Varal sanfonado

Outra opção de varal para apartamento é o sanfonado. Ao contrário do de parede, este modelo permite que após o uso, ele seja recolhido de um jeito que não ocupe espaço em sua área de serviço.

O varal sanfonado possibilita organizar da melhor forma o tipo de roupa a ser pendurada. Por exemplo, os tecidos mais grossos, você pode deixar o espaço maior entre as barras para pendurar e separar das roupas mais finas e menores.

Varal dobrável

Ao contrário de outros modelos que são instalados diretamente na parede, o varal dobrável não ocupa espaço quando não está sendo usado. Isto acontece porque seus braços retráteis permitem que ele seja colocado junto a parede, fazendo com que a armação não ocupe espaço após ser utilizado.

Varal de chão

Um dos modelos mais populares, o varal de chão tem como principal vantagem ser portátil. Portanto, você pode aproveitar os melhores espaços de sua casa para coloca-lo e deixar suas roupas secando. Ao terminar de usar, é só guardá-lo em um local onde não fique à mostra.

Outro ponto positivo sobre ele é não vai precisar perfurar teto ou paredes para instalá-lo. A única desvantagem deste item é pelo fato de estar próximo ao chão, pode ser que às vezes suas roupas se sujem, caso você tenha animais de estimação ou crianças em casa.

Cuidados ao instalar um varal em apartamentos da MRV

Mas antes de realizar a instalação em seu apartamento da MRV, seja ele de teto ou parede, é necessário tomar alguns cuidados. Por exemplo, nos apartamentos da MRV, não recomendamos a instalação do varal de teto, sendo que nesta parte do imóvel estão localizadas as instalações elétricas e hidráulicas.

Com relação aos demais modelos que necessitem de instalação por meio de perfuração na parede de seu apê, sugerimos que verifique antes a planta do seu imóvel para ter certeza de não perfurar nenhum cano ou mesmo as fiações elétricas.

Os demais modelos autoportantes podem ser instalados em qualquer lugar de sua casa. Fique atento apenas para escolher um local que tenha bastante luz solar ou seja bem arejado.

E aí, queremos saber de você: o que achou do nosso guia completo sobre varal para apartamento pequeno? Se você conhece algum modelo que não citamos ou tem alguma dica legal sobre o tema, compartilhe com a gente deixando o seu comentário. Vamos adorar saber um pouco mais sobre o assunto!

Comentários

Igor
Igor disse: 27 março 2020
Muito útil! É bem complicado entender qual o tipo de varal adequado para nosso lar, post esclarecedor.
MRV
MRV disse: 30 março 2020
Ei Igor, tudo bem?

Ficamos felizes em poder ajudar com a escolha do varal ideal para o seu apartamento. Não deixe de acompanhar o Blog da MRV, pois aqui temos muito conteúdo com dicas de decoração, organização, financeira e domésticas!
Alisson
Alisson disse: 27 março 2020
Top as informações... Agora escolhi... Vou instalar o de teto.
MRV
MRV disse: 30 março 2020
Olá Alisson, como vai?

Que bom que pudemos ajudar com nossas dicas para você conseguir instalar o seu varal. Não se esqueça, assim como esse post, temos muitos outros conteúdos com dicas que podem te ajudar no seu dia a dia, por isso, não deixe de acompanhar o Blog da MRV!
Bruno Cardoso Manoel
Bruno Cardoso Manoel disse: 21 abril 2020
Moro no condomínio Jardim Atlântico bloco 06 Apto 404 Bairro Industrial e gostaria de saber se consigo fazer 2 perfurações no teto da cozinha em frente a janela para fazer um varal de teto em forma de cano atravessando de forma horizontal pois assim secarei as roupas no cabide... Só estou perguntando aqui pois nem qem trabalhava como técnico soube responder e nem a planta tem explicação precisa qto a isso, obg
MRV
MRV disse: 22 abril 2020
Olá Bruno, tudo bem?

De acordo com a Assistência Técnica da MRV, a gente não recomenda que você realize perfurações no teto do seu apartamento. Pois, perfurar esta região pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Lembrando que qualquer tipo de reforma realizada em apartamentos recém adquiridos da MRV resultará na perda da garantia. No entanto, temos outras opções funcionais listadas aqui no blog para você utilizar em seu apê, já pensou em utilizar algumas delas?
De toda forma, em caso de duvidas, você deve previamente realizar uma consulta com a construtora que irá avaliar o projeto da reforma para validação correta, para que assim não cause nenhum dano ao seu imóvel!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório