Veja como e por que usar tijolinho na decoração

18 novembro 2019

Espaço decorado com papel de parede que imita tijolinho de barro

O mundo da decoração traz muitas possibilidades e materiais que podem ser explorados, dando um aspecto mais bonito e sofisticado para sua casa ou apartamento. Sempre saem tendências e ideias que podem ser seguidas em diversos estilos decorativos. Neste conteúdo, vamos falar sobre o uso de tijolinho na decoração.

Existem diversas opções a serem trabalhadas com os tijolinhos na decoração. Além do original, o mercado de revestimentos oferece cores novas, texturas ou outros materiais que podem ser aplicados e trazer estilos diferentes ao ambiente, seja ele rústico, industrial ou moderno.

Se você ainda não sabe como usar o tijolinho na sua decoração, continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre esse conceito, bem como quais são os variados tipos de materiais que podem ser adotados para tal finalidade. Vamos lá?

Quais materiais podem ser usados seguindo esse estilo?

Tijolo de barro original

O primeiro material a ser citado é aquele que originou essa ideia de uso na decoração: o tijolo de barro original. O item já era usado há muito tempo em construções antigas, que contêm paredes expostas feitas de tijolo de barro.

Se o material estiver bem conservado e instalado de maneira uniforme e organizada, pode ficar aparente, mas é necessário lixar, tirar o pó e aplicar uma impermeabilização com resina. Assim, ele ficará protegido contra manchas, fungos, umidade, sujeira e outros tipos de desgaste que vão surgindo com o tempo.

Agora, caso nenhuma das paredes da sua casa tenha originalmente tijolos expostos, você pode utilizar os papeis de parede que imitam a aparência do material. São papéis laminados ou 3D que trazem a estampa de tijolinhos em diversas cores em sua superfície. A instalação desse tipo de material é ainda mais fácil do que a dos demais.

O efeito visual é muito semelhante e consegue compor muito bem o espaço. O papel de parede é super fácil de encontrar e é uma boa saída para locais onde não é permitida nenhuma modificação estrutural no imóvel. Fora que o preço desse produto também é muito em conta, não impactando nos seus gastos.

Revestimentos como tijolinhos

Muitas pessoas não têm a sorte de encontrar tijolos em bom estado para serem utilizados no revestimento aparente. Então, se o seu caso for esse, você pode apostar em revestimentos cerâmicos que imitem os tijolos de barro, que é uma excelente solução, visto que o material traz a mesma estampa dos tijolinhos e são pisos comuns que a gente usa na construção.

Eles têm uma espessura bem inferior ao tijolo e não vão engrossar a superfície da parede, sendo necessário fazer ajustes nas esquadrias ou nos batentes, como já vimos. Assim, será possível conseguir o mesmo aspecto decorativo, mas sem perder nada do seu espaço.

Tijolinho branco ou caiado

Existe uma opção bem interessante para quem prefere ambientes claros e mais limpos, sem o aspecto rústico. Essa alternativa é o tijolinho branco, que traz para o espaço uma sensação maior de amplitude e leveza. Você consegue manter o formato e a textura de um tijolo, mas de maneira mais contemporânea.

Os tijolinhos originais podem ser pintados para atingir esse aspecto ou, então, é possível optar pelos revestimentos, que têm diversas cores e tonalidades além do branco.

Agora, mesmo que a pessoa queira um tijolo mais claro, que aparente o mesmo aspecto rústico, pode utilizar a cal para formar o tijolinho caiado. Sua aparência é de pintura inacabada, patinada e envelhecida. Sendo uma solução muito boa para quem ainda quer seguir um estilo de decoração mais industrial.

Onde utilizar o tijolinho na decoração?

Sala de estar

Na sala de estar, o uso do tijolo aparente pode destacar outros itens da decoração e do mobiliário. Você consegue criar uma sofisticada mistura de materiais com madeira, tijolo e cerâmica. Imagina tudo isso e uma televisão fixada na parede: ficaria lindo decorar dessa forma, não é mesmo?

A cor do tijolinho fica a seu critério, mas a recomendação é optar pela tonalidade que mais combine e harmonize com o restante do espaço. Uma sugestão é que ela siga o tom da madeira presente na sala, criando um efeito visual bem interessante.

Quarto

Nos quartos, também é permitido utilizar o tijolinho aparente — porém, o tijolo não precisa ser adotado como o aspecto de revestimento nesse caso. Ele pode passar a ideia de ser o material utilizado para a estrutura da parede.

O ambiente vai ficar bem mais aconchegante, trazendo uma percepção totalmente diferente ao quarto e indo bem além de um simples revestimento. O dormitório da sua casa vai ter uma aparência encantadora e, dependendo do restante dos móveis e da decoração, você vai conseguir um conceito bem mais rústico e sofisticado ao mesmo tempo.

Escritório

Seu escritório também pode ser composto por esse tipo de revestimento. Espaços com um pé direito mais elevado que contam com tijolinhos aparentes passam uma ideia de sofisticação, combinando com o conjunto de móveis de madeira que costumam fazer parte desse ambiente — como mesas, cadeiras, escrivaninhas, mesinha de centro, armários e estantes, entre outros.

Área externa

Na área externa da sua casa, você pode usar e abusar dessa opção, pois o tijolinho combina muito bem com tal tipo de espaço. Como ela sofre pelos agentes externos do ambiente, os tijolos são um tipo de revestimento mais resistente, que não aparenta muito a sujeira e também não precisa de uma manutenção constante.

O tijolinho aparente deixa qualquer área de churrasqueira, varanda ou garagem mais bonita. Então, trata-se de uma ótima solução para esse tipo de ambiente.

Por fim, vale destacar que você deve saber escolher muito bem os tijolinhos, uma vez que eles vão impactar no efeito que o item de decoração trará ao cômodo. Pense bastante nas tonalidades, na quantidade e no tamanho dos tijolos que serão usados, para que seu espaço fique todo harmonioso.

E aí? Gostou de aprender sobre como usar o tijolinho na decoração? Ficou interessado em ver mais assuntos como este? Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as possibilidades de usar o tijolinho em ambientes decorativos!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório