Veja como melhorar o alcance da Wi-Fi dentro de casa

29 fevereiro 2016

Você tem problemas com o alcance do Wi-Fi em seu apartamento? Existem cômodos em que o sinal fica bem fraquinho e lento? Problemas desse tipo se tornam cada vez mais comuns e muita gente não sabe o motivo! Mas saiba que é possível que você melhore o sinal da rede de internet sem fio de seu apartamento, basta que faça pequenas mudanças para melhorar a conexão em todos os cômodos!

Logicamente, quanto mais próximo do roteador você estiver com seu dispositivo, seja smartphone, tablet ou notebook, melhor ficará o sinal. A primeira dica, então, é em relação à localização do roteador em seu apartamento! Confira abaixo algumas ideias de como melhorar seu sinal de Wi-Fi.

Muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo

Outro motivo que pode deixar a rede mais lenta é o excesso de dispositivos funcionando ao mesmo tempo. O fato de celular, tablet, computador, estarem ligados ao mesmo tempo pode diminuir a qualidade da transmissão de dados. Vale lembrar que o notebook se conecta melhor do que smartphones e tablets a distâncias mais longas, pelo fato de sua bateria e antena serem bem mais fortes. Procure só conectar os dispositivos que estiverem sendo usados, o resto desligue para que o sinal fique melhor.

O melhor nesse caso seria instalar um repetidor de sinal de Wi-Fi, para que o sinal seja melhor distribuído e evitar possíveis travamentos na conexão. Ele se conecta ao roteador por meio de um cabo Ethernet e reenvia o sinal aos dispositivos que estão mais longe do roteador.

Rede compartilhada

O sinal de sua internet sem fio pode estar sendo usado por terceiros. Nunca deixe a rede aberta, proteja-se através de senha. Se já possui uma senha, troque-a por uma mais segura, escolha uma que combine letras e números e outros caracteres, pois são as mais difíceis de serem descobertas.

Atualização do software

Os softwares dos roteadores são atualizados pelos fabricantes com uma certa frequência. Vale a pena conferir essas atualizações para melhorar o desempenho de seu roteador. Se não souber seguir os passos orientados pelos fabricantes, o melhor a fazer é chamar um técnico para que ele verifique a necessidade de uma atualização e a faça adequadamente.

Roteador

Pode ser que, para melhorar o alcance do Wi-Fi, haja necessidade da troca do roteador. Os modelos mais novos do padrão 11n alcançam entre 150 Mbps e 300 Mbps, os antigos, do padrão 11g, chegam à velocidade de até 54 megabits por segundo.

Siga as sugestões e resolva seu problema com o alcance do Wi-Fi! Se você tiver alguma dúvida ou conhecer mais alguma boa dica para melhorar o sinal de sua internet sem fio, compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório