Veja dicas para limpar a casa usando o mínimo de água | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

Veja dicas para limpar a casa usando o mínimo de água

09 abril 2015

limpeza---azulejo---pano---borrifador-1425404918149_615x300


Limpar a casa a seco é uma tarefa praticamente impossível, no entanto, com produtos e acessórios adequados, além de algumas mudanças de hábito, somos capaz de higienizar os cômodos usando pouquíssima água.


Cozinhas e banheiros: truques
Na faxina dos azulejos da cozinha use um limpador para remover a gordura ou, como sugere a 'personal organizer' Rafaela Oliveira, a solução de água e vinagre branco (250 ml de cada ingrediente) com adição de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Segundo a professora doutora do Instituto de Química da Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Araraquara, Regina Célia Galvão Frem, tal composto é eficaz, pois o vinagre (ou limão) reage com o bicarbonato e forma, além de água e gás carbônico, acetato de sódio. A mistura do acetato com a água promove a elevação do pH e, consequentemente, a eliminação de gorduras, limo e sujeiras resistentes. Ao ser aplicada, a solução caseira não requer enxague, mas deve ser removida com o auxílio de um pano enxuto, seguido por outro seco.


erros-de-higiene-no-banheiro-0


Para limpar o piso da cozinha borrife detergente neutro diluído em água ou um removedor de gordura e, na sequência, passe um pano ou o rodo de microfibra úmido. Se a superfície estiver muito suja, repita a operação. Para finalizar, seque o chão com um pano seco ou o rodinho "mágico".


limpeza-do-vaso-sanitario-1425405935166_300x420No banheiro, empregue também um borrifador para aplicar os limpadores na pia, nos azulejos e no vaso sanitário. Para higienizá-los basta uma solução de detergente neutro e água, com exceção da bacia sanitária, na qual um produto que contenha cloro deve ser administrado. Lembre-se de manter equipamentos exclusivos (esponja, pano, borrifador) para os banheiros, isso evita a contaminação cruzada por microrganismos.


No chão, use no borrifador uma mistura de desinfetante e água e espalhe-a com o auxílio do rodo "mágico". Se a superfície estiver muito suja, reaproveite a água do último enxague da lavadora de roupas e esfregue a superfície vigorosamente. Na área do box, nada de esbanjar água: borrife um produto desengordurante e esfregue com uma esponja. Na sequência, retire o excesso da substância com um pano úmido e finalize com outro seco.


Produtos de limpeza versus meio ambiente


Na tentativa de substituir ou minimizar o uso da água na limpeza da casa, os produtos de limpeza são aliados, no entanto, é importante ressaltar que esses itens, de modo geral, têm água em sua composição e empregam água na sua fabricação. Além disso, limpadores multiusos, cloro e outros materiais geram resíduos danosos ao meio ambiente, que podem contaminar o lençol freático e os mananciais. Desta forma, utilize-os sempre com parcimônia e dê preferência aos produtos biodegradáveis.


Fonte: UOL

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório