Dois mundos diferentes — o da infância e o da vida adulta — se encontram em um quarto de adolescente e lança o desafio: como decorar o quarto de alguém que ainda não é um adulto mas também não é uma criança?

Ter consciência das necessidades e gostos do adolescente é o primeiro passo para conseguir a decoração ideal para cada perfil. Esporte, poesia e viagem são passatempos que podem estar traduzidos na temática do quarto com a inclusão de cartazes, adesivos nas paredes ou móveis, no melhor do estilo Tumblr.

Quer saber mais? Confira a seguir as dicas essenciais de como montar um quarto de adolescente cheio de estilo e completamente versátil.  

Fique de olho nas tendências de cores 

quarto de adolescente 1

Depois de entendidas as preferências do adolescente, é hora de definir uma cor predominante para o ambiente. Quando se trata de paredes, em um primeiro momento pode vir à mente o tradicional azul para meninos e rosa para meninas. No entanto, considerando o quesito versatilidade, vale a pena ir além na cartela de cores para adicionar estilo e pessoalidade, sem deixar o ambiente muito datado. 

Afinal de contas, conforme seu filho cresce, é natural que a família deseje mudar a aparência do quarto. Essa proposta, então, contempla uma cartela de tons mais neutra que pode ser ressaltada com uma decoração personalizada e colorida em contraponto, em itens que sejam mais fáceis de ser substituídos ou alterados. Assim, como o charme estará nos detalhes, uma parede branca, cinza, bege ou amarelo-claro costuma ser coringa. 

Pense nos objetos de decoração 

quarto de adolescente 3

Quando as cores das paredes são discretas e versáteis, o melhor caminho é adotar um olhar estratégico sobre os objetos de decoração. Isso porque, se for preciso realizar mudanças, será muito mais simples deixar tudo conforme as preferências do adolescente. Então, converse com ele sobre a possibilidade de escolher um tema que possa direcionar todas as decisões em conjunto. 

Por exemplo, se seu filho é apaixonado por futebol, o quarto com algumas referências discretas sobre o assunto fica muito bacana. Não precisa colar pôsteres ou o escudo do time em todos os espaços. O ideal é deixar apenas alguns elementos temáticos, como uma luminária, a decoração da mesa de estudos ou alguns bancos espalhados. 

Busque a iluminação ideal 

quarto de adolescente 2

Para tornar o ambiente mais aconchegante, você precisa ter um cuidado especial com a iluminação. De nada adianta concentrar todos os esforços nas cores das paredes ou na decoração e deixar o conforto de lado, não é mesmo? Mas lembre que a iluminação também precisa ser funcional para que o adolescente consiga realizar suas tarefas diárias. 

Uma boa sugestão é a luz branca neutra, feita especialmente com a intenção de projetar um ambiente agradável aos olhos, sem comprometer a luminosidade necessária para algum trabalho ou leitura. Outro ponto que merece atenção é a necessidade de deixar a luz natural entrar o máximo possível.

Conheça os temas mais populares 

O quarto de adolescente precisa combinar com sua personalidade e fazer com que se sinta identificado com o tema. De fato, esse espaço representa uma etapa importante no desenvolvimento até a vida adulta e é uma excelente oportunidade para que o jovem se sinta escutado e respeitado, além de permitir que ele tenha um pequeno refúgio com a cara dele. Conheça alguns temas populares entre os jovens:

  • Geek: centrado na cultura nerd, envolve personagens de filmes, quadrinhos, desenhos animados e outras referências de entretenimento; 
  • Moderno: ligado aos avanços da tecnologia, esse tipo de quarto costuma ser bem clean e funcional; 
  • Industrial: quarto que prioriza os móveis em madeira e ferro, mas que pode incluir elementos estilosos na decoração. 
  • Gamer: para os amantes dos jogos eletrônicos, eles são inspirados neste universo, mas demandam uma infraestrutura favorável para a prática do hobby, como cadeira gamer e luzes de led.

Pronto! Agora você já sabe como decorar um quarto de adolescente de maneira simples. O diferencial está em ouvir o que seu filho deseja sobre o assunto. Assim, fica muito mais fácil encontrar opções que sejam atemporais e permitam modificações ao longo do tempo sem precisar mexer na estrutura do ambiente. 

Agora, seu seu filho ou filha é um influencer (ou aspirante!), melhor conferir essas 8 dicas para criar um paraíso digital em casa.