Conheça as vantagens de viver na cidade de Viana!

29 julho 2022

Família aproveitando o pôr do sol em parque na cidade de Viana no Espírito Santo

Conforme a nossa vida vai passando, o desejo por mudanças e por respirar novos ares pode se tornar cada vez mais forte.

Seja quando somos jovens e, finalmente, vamos sair da casa dos nossos pais, seja quando já somos mais velhos e desejamos morar em um novo lugar, tanto para ter novas experiências, quanto para obter uma melhor qualidade de vida.

Em todos os casos, é muito normal que comecemos a procurar por essas novas cidades, querendo conhecê-las, estudar seus custos, saber suas características e vantagens, para nos planejarmos.

Por isso, decidimos facilitar a sua vida, montando esse texto que trará todas essas informações e muito mais, apresentando tudo o que você precisa saber sobre a cidade de Viana! Interessou? Então, prepare-se e continue com a gente para conhecer essa cidade maravilhosa!

Localização

Saber a localização do município é fundamental para quem pretende conhecê-lo, mas é ainda mais importante para quem está pensando em passar a viver nele.

O município de Viana possui uma localização extremamente privilegiada, assim como o seu território e a sua geografia. 

Ele faz parte da Região Metropolitana de Vitória, a cidade de cerca de 80.000 habitantes fica a pouco mais de 10 km da capital do estado, levando cerca de 20 minutos de carro até lá. 

Além disso, a cidade também fica próxima a outra das principais cidades do estado, como Cariacica (14,5 km) e Guarapari (46,5 km), levando, em média, menos de 1 hora de carro para qualquer uma delas. 

História 

Conhecer a história do lugar onde você está pretendendo viver também é bem importante, não é mesmo? Assim, você pode entender melhor sobre os centros históricos da região ou o porquê da arquitetura local ter um determinado tipo de características.

Pensando no município de Viana, sua fundação ocorreu oficialmente no dia 23 de julho de 1862, após ser desmembrada da cidade de Vitória, da qual, até então, o município fazia parte.

Antes disso, a região que viria a ser conhecida como Viana já havia sido a responsável por iniciar o ciclo de imigração europeia para o Espírito Santo, em 1813.

Atraindo desde alemães até italianos, o grupo que talvez tenha tido uma das maiores contribuições foi o dos açorianos, que vieram com a missão de auxiliar na falta de mão de obra agrícola, além de povoar a região da primeira estrada que ligava a cidade de Vitória até Minas gerais.

Paulo Fernandes Viana veio acompanhado por outras 53 famílias açorianas para povoar a região que, futuramente, seria chamada de Viana.

Essas famílias receberam terrenos, casas, e ferramentas, e passaram a se instalar nas proximidades do Rio Jucu e seus afluentes, onde iniciaram também plantações de trigo e de arroz.

Por ser pioneiro na formação da cidade, Paulo Fernandes Viana foi homenageado, tendo a cidade renomeada com seu nome, saindo de Jabaeté para Viana.

Até hoje a influência europeia de todos esses imigrantes é notada em algumas construções mais antigas, além de outras contribuições culturais vindas dos índios, jesuítas e negros.

Características e curiosidades

Ao se mudar para uma nova cidade ou, até mesmo, apenas para um novo apartamento, muitos pontos e características devem ser levados em consideração.

Trazendo para o nosso caso, é bem importante sabermos um pouco mais sobre as características da cidade antes de batermos o martelo sobre a nossa ida para ela, não é mesmo?

Sendo uma cidade de cerca de 80.000 habitantes e com uma área de, mais ou menos, 310 km², Viana possui a terceira maior extensão territorial da Região Metropolitana de Vitória.

Além disso, como o segundo maior PIB da região e terceiro maior PIB per capita, a cidade possui uma forte indústria local, um bom setor agropecuário, além de serviços e comércios bem desenvolvidos.

Apesar disso, até 2006, a cidade não possuía uma demarcação oficial dos bairros, o que dificultava a coleta de dados e a criação de boas politicas públicas. Hoje, a cidade já possui uma lei com uma divisão oficial dos bairros, sendo 18 deles.

A cidade recebeu uma homenagem em 2021, quando passou um dia inteiro sendo a capital do estado, em comemoração ao seu aniversario de 159 anos.

Outra curiosidade sobre a cidade é que, também em 2021, ela acabou sendo usada como parte de um estudo sobre a eficiência das vacinas.

Em função disso, Viana foi a primeira cidade do estado a bater 100% da população vacinada com a primeira dose.

O que fazer em Viana

Talvez você esteja se perguntando se, no fim, por ser uma cidade pequena, há muito o que se fazer na cidade.

Afinal, há pessoas que não querem fazer um investimento de comprar um apartamento, por exemplo, em um lugar onde não terá muito lazer ou entretenimento por perto.

Para começo de conversa, a cidade possui inúmeros pontos turísticos, que podem ser bem interessantes, tanto para visitantes quanto para aqueles que estão olhando apartamentos na região.

Para os interessados em artes, por exemplo, a Galeria de Arte Casarão pode ser uma ótima ideia, tendo sido fundada no século XIX e recebido a visita até mesmo do imperador Dom Pedro II.

Para aqueles mais radicais ou que curtem uma maior aproximação e contato com a natureza, também há opções interessantes na cidade.

A Rampa do Urubu possui cerca de 260 metros de altura e é utilizada por inúmeros praticantes de voo livre, além de atrair muitas pessoas pelo seu contato com a natureza e belíssima vista panorâmica.

Além disso, a cidade possui um custo de vida bem abaixo daquele com que os moradores de capitais estão acostumados, o que, além de te ajudar a pegar um apartamento maior, também é muito útil para quem gosta de dar umas saidinhas e passear bastante.

Enfim, a cidade de Viana é pequena, com poucos habitantes, porém com uma economia de destaque na região.

Além disso, possui centros históricos bem preservados para quem desejar fazer um passeio, sem contar seus outros pontos turísticos e baixo custo de vida.

Gostou de conhecer mais sobre a cidade de Viana no Espírito Santo? Aproveite e conheça as opções de apartamentos que a MRV tem na cidade e mude de vida agora!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório