Saber como tirar gordura de armário é o segredo para manter a cozinha sempre limpa e agradável. Afinal, esse resíduo que se espalha por paredes, teto e móveis, além de incômodo, pode causar manchas.

O principal ponto que merece atenção é considerar o material do armário na hora de escolher o produto e a forma de fazer a limpeza. Isso impede que a solução escolhida cause ou agrave os danos ou torne o processo muito mais trabalhoso do que o necessário.

Quer saber mais? Vamos mostrar os problemas causados pela gordura na cozinha e como tirar a sujeira do armário. Acompanhe!

tirar gordura de armário 1

Danos causados pela gordura

A gordura que gruda na cozinha, especialmente no armário, é uma verdadeira dor de cabeça para quem vai fazer a limpeza. Além da dificuldade de removê-la, se torna importante considerar que ela também danifica a estrutura e o material do móvel.

Tudo varia de acordo com a composição de fabricação do armário, porém, o excesso de gordura grudada faz com que a cor fique amarelada e as peças se soltem com mais facilidade.

Vale ressaltar que, além da gordura, os móveis da cozinha já sofrem diariamente com a umidade causada por uma série de fatores. Portanto, quanto menos exposto à gordura o armário for, melhor será sua durabilidade e, é claro, sua aparência se manterá em dia por muito mais tempo.

O segredo está em optar por soluções de limpeza neutras que não danificam o móvel, por mais que a mancha seja profunda.

Rotina e prevenção

Os resíduos de óleo que se espalham por toda parte, incluindo paredes, teto, eletrodomésticos e o armário, podem causar danos, além de trazerem mau cheiro ao ambiente.

Por isso, a melhor solução é adotar uma frequência maior de limpeza neste cômodo do que em outros espaços da casa. Contudo, essa limpeza diária não precisa ser muito elaborada. Basta passar um pano úmido com gotas de detergente ou uma esponja de louça do lado macio. Esse cuidado já será suficiente para evitar que a gordura se acumule a ponto de precisar de uma faxina extremamente pesada.

Outra solução para evitar que a gordura se espalhe facilmente no dia a dia é apostar em uma coifa ou um depurador de ar. Adotar hábitos alimentares mais saudáveis, que dispensam o uso de frituras, ou utilizar a airfryer para fritar sem óleo também impactará positivamente na limpeza do cômodo.

Mas se por algum motivo a limpeza pesada for necessária, é importante tomar alguns cuidados especiais para que ela não se transforme em uma forma de danificar o móvel. Adequar o processo ao tipo de material é o primeiro passo. Veja a seguir as principais recomendações para cada tipo de armário.

MDF

MDF é um dos principais materiais usados em armários de cozinha. Trata-se de um painel de madeira reconstituída que costuma ser bastante resistente.

Caso o seu armário seja desse tipo, a atenção com a limpeza é necessária. Isso vale até mesmo para os móveis que possuem MDF em apenas algumas partes de sua composição.

Lembre-se de que o MDF não se mostra muito resistente à lavagem com água diretamente. Por isso,
tenha em mãos uma esponja não muito rígida ou um pano. Coloque algumas gotas de detergente e esfregue o local. A finalização pode ser feita com um pano com álcool para retirar as manchas deixadas pela gordura sem agredir o material.

O mais indicado, em uma situação como essa, é priorizar produtos que contenham álcool como ingrediente principal. Eles são suficientes para deixar o armário como novo a cada faxina.

Madeira de lei 

Em cozinhas mais tradicionais, a madeira de lei é uma marca registrada para um visual elegante e clássico ao mesmo tempo. No entanto, na hora de fazer a limpeza do armário, pode ser um pouquinho mais trabalhoso.

Quando o móvel fica muito engordurado e manchado, uma solução de simples preparo pode ser aplicada. Basta uma colher de álcool líquido combinado com gotas de detergente neutro ou de coco. Coloque a mistura dentro de um borrifador com água e espalhe por toda a superfície com gordura impregnada.

Use um pano macio, seco e limpo para esfregar. Em seguida, retire a solução com um pano úmido e finalize com um pouco de lustra móveis. 

MDP

O armário fabricado com esse tipo de material apresenta camadas aparentes de madeira e é mais leve do que o MDF. Entretanto, os móveis costumam suportar mais peso e também se tornam mais sensíveis à higienização. A limpeza mais indicada consiste em vinagre destilado, água morna e um borrifador.

Coloque o vinagre e a água em quantidades iguais dentro de um borrifador e espalhe por todo o armário. Uma camada fina da solução já é o bastante na hora de eliminar a gordura desse material. Deixe a solução agir por, aproximadamente, dez minutos.

Limpe, logo depois, com um pano macio para tirar o excesso da solução e a sujeira restante. Em áreas muito engorduradas, utilize uma esponja de louça no lado macio com delicadeza. Com a sujeira já amolecida pelo líquido, não será necessário usar muita força. 

Vidro

Muitos armários de cozinha possuem partes em vidro em suas portas ou gavetas. Dessa forma, a limpeza da gordura deve ser feita de forma diferenciada.

O importante é que a mancha não permaneça muito tempo no móvel para não precisar de esforço na remoção. Entretanto, diante de tantas opções de materiais, o vidro é o que apresenta remoção de sujeira de maneira mais simples: aplique uma esponja suave com uma grande quantidade de detergente e água. Deixe descansar um tempo para que o detergente faça o efeito de desgrudar a sujeira.

O cuidado, nesse caso, deve ser reforçado para que a solução ou a água não escorra para as outras partes do armário e acabe danificando-o.

O processo de finalização é feito com um pano limpo e álcool em pouca quantidade. No lugar do álcool, o uso do papel toalha também traz o mesmo efeito de limpeza reluzente. 

Ao compreender como tirar gordura de armário até aquela faxina caprichada fica mais simples e a sua cozinha agradável, aconchegante e bonita por muito mais tempo.