À primeira vista, a cidade de Maceió parece ser o Caribe brasileiro: uma das principais cidades do Nordeste, com uma costa litoral de aproximadamente 40 km. Para quem está pensando em morar na cidade, uma das que mais crescem no país, aqui estão oito motivos viver em Maceió se tornar uma realidade de vez!

motivos para viver em maceió 3

8 motivos para viver em Maceió

Além de um importante destino turístico, a capital alagoana tem muito mais a oferecer a quem decide chamá-la de lar. Bem-estar e qualidade de vida, sem dúvidas, são os principais trunfos. Confira!

1. Belas paisagens naturais

Como você já deve saber, Maceió é uma cidade repleta de incríveis recursos naturais. Inclusive, esse é um dos locais preferidos pelos brasileiros de outras regiões do Brasil para passar as férias. A beleza atrai até visitantes estrangeiros, tornando o lugar um dos mais valorizados do país.

São mais de 40 km de extensão de praias exuberantes e a segunda maior costa coralina do mundo, atrás apenas do Caribe, o que lhe rendeu o apelido de Caribe brasileiro. Quando o azul do mar de Alagoas reflete os recifes de coral, a água muda de tonalidade diversas vezes ao longo do dia, brindando os visitantes com um dos cenários mais lindos da natureza.

2. Opções de lazer

Mas engana-se quem pensa que as belezas naturais de Maceió se resumem apenas às praias. Há belíssimos parques na cidade, que enfeitam a região com muito verde e flores coloridas. Os parques são bem estruturados, com pistas de bike e de caminhada, o que favorece a prática de diferentes atividades de lazer e esportivas.

3. Cultura e gastronomia

Mesmo que Maceió seja mundialmente famosa pela natureza espetacular, na cidade também existe uma rica diversidade cultural. Quem mora ou visita a capital de Alagoas se encanta com o belíssimo trabalho artesanal dos nativos. Um dos destaques é a renda filé, arte tradicional das rendeiras maceioenses.

A capital também é conhecida pela arte folclórica, danças típicas e manifestações que mantêm a cultura nordestina. Um exemplo clássico é o reisado, o folclore regional que traduz, em seu estilo singular, a história da cidade. Na gastronomia, o Patrimônio Imaterial de Alagoas é o famoso sururu.

4. Sol o ano inteiro

Quem conhece Maceió e já comparou o clima de lá com o de outras capitais brasileiras, certamente ficou encantado com a estabilidade, pois o calor reina o ano inteiro. Por isso, você não precisa esperar o verão para curtir as belas praias da capital, já que o sol brilha até mesmo durante o inverno.

5. Povo acolhedor

Além de ser rica em atrações ligadas à natureza, arte, cultura e gastronomia, Maceió é uma cidade que proporciona uma energia muito positiva a quem a visita. Composto por uma mistura de etnias, o povo de Maceió é bastante alegre e acolhedor.  Quem visita a cidade é logo cativado por essa receptividade.

6. Mobilidade urbana

Depois da implantação de novos projetos de mobilidade e acessibilidade pelo Plano Diretor da capital alagoana, ficou mais fácil transitar pela cidade.

Atualmente, Maceió é uma das capitais brasileiras com melhor fluxo de trânsito, mesmo nos horários de pico. De carro, de ônibus ou com alternativas sustentáveis como bicicletas, é possível circular tranquilamente pela cidade.

7. Segurança

Tanto o governo do estado como o município de Maceió têm investido bastante em segurança. A capital conta com destacamentos policiais em diferentes pontos, o que facilita o monitoramento estratégico. Esse é um dos quesitos que estimulam o investimento em imóveis na região.

Embora seja uma capital moderna e bem desenvolvida, Maceió é uma cidade calma e que oferece segurança e tranquilidade para seus moradores. Isso porque o povo maceioense tem um ritmo menos acelerado. Com o clima agradável, a praticidade e a estrutura oferecida pelo lugar, a cidade se torna um verdadeiro convite ao sossego.

8. Localização

A capital de Alagoas está localizada em uma região espetacular do Nordeste. Ela fica entre os estados de Sergipe e Pernambuco, rodeada por belas praias, como as famosas Maragogi e Praia dos Franceses.

Uma extensa área de Mata Atlântica, que recobre o litoral, completa o cenário paradisíaco. Portanto, a cidade é perfeita para quem busca qualidade de vida e belezas naturais esplêndidas em um só lugar. No litoral ou fora dele, as paisagens da cidade são de tirar o fôlego. Além do mar azul, as águas cristalinas e a areia branquinha, o ar é puro e o ambiente é agradável.

A tranquilidade também se deve ao fato de a capital alagoana ser considerada relativamente pequena, já que a região metropolitana é composta pela área mais urbanizada e as vilas de pescadores. Isso torna a capital bem dinâmica, com uma ótima interação entre visitantes e nativos.

O que fazer em Maceió?

Viver em Maceió possibilita ter mais tranquilidade e qualidade de vida, com atrações para todos os públicos.

No Centro Histórico, por exemplo, há uma infinidade de casas coloniais com as fachadas bem preservadas. Aproveitando o passeio pelas ruas da cidade, você pode visitar a belíssima Catedral, construída no século XIX. Nas imediações, fica o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore.

Todas as praias são lindas, mas o cartão-postal mais famoso é a Praia de Ponta Verde. Tanto a areia branquinha quanto as águas transparentes são um convite à permanência na região.

À noite, há feiras de artesanatos com exposição da arte local, além da possibilidade de bons passeios pelo calçadão, que é repleto de palmeiras e quiosques com música animada e deliciosos petiscos.

Por fim, avalie a possibilidade de investir nessa região e viver em Maceió. Certamente, você e sua família terão mais bem-estar, comodidade e qualidade de vida por um custo-benefício interessante. Se você está decidido em viver esse sonho, confira as opções de imóveis da MRV em Maceió!

Tags